Fórmula 1: Carros de 2022 meio segundo mais lentos, segundo última previsão da FIA

Por a 22 Outubro 2021 12:48

As primeiras previsões sobre o desempenho dos monolugares de 2022, eram catastróficas em termos de perda de tempo para a atual geração. Surgiram rumores que davam conta que a diferença podia ser, em média, 5 segundos por volta, mas segundo Pat Symonds, um dos responsáveis pelo projeto, serão cerca de meio segundo mais lentos.

Em agosto, o diretor técnico da Alfa Romeo, Jan Monchaux explicou à publicação alemã Auto Motor und Sport que que os monolugares de 2022 poderiam ser 3 segundos mais lentos do que os atuais. “Com o primeiro layout, incluindo o peso adicional, (a diferença) foi de cinco a seis segundos mais lento. Há que compensar os 40 quilos primeiro. O novo combustível pode custar potência aos motores. Temos de esperar e ver o que os fabricantes de motores dizem acerca disso. É difícil estimar quanta diferença se pode recuperar com a aerodinâmica. Acho que serão três segundos mais lentos. Mas o campeão mundial, provavelmente, vai encurtar para um segundo e meio a dois. Essa é a minha avaliação. Limite orçamental ou não: as grandes equipas têm boas pessoas e métodos para atingir os seus objetivos mais rapidamente do que as pequenas.”

Para Pat Symonds, no início da época os carros serão mais lentos, mas pode acontecer chegarem ao final do ano e terem a mesma performance que os atuais. “Podemos prever que os carros novos no início da temporada serão, em média, apenas meio segundo por volta mais lentos do que os atuais. E podem igualar o andamento no final da temporada. Eu digo ‘podem’, porque nós não sabemos qual o ritmo de desenvolvimento permitido por esses regulamentos “, afirmou o engenheiro à publicação Auto Motor und Sport. 

Symonds justifica a sua previsão com base no trabalho no túnel de vento, esperando-se velocidades mais altas, principalmente em curvas de média a alta velocidade, aproveitando para isso o efeito Venturi que aumenta com a velocidade. Outro fator importante para o desempenho do carro, são os novos pneus da Pirelli. Existe a percepção que os novos pneus têm um rendimento melhor que o esperado, após a realização de testes com o fornecedor e várias equipas do pelotão

A previsão é surpreendente, porque os carros terão mais 38 quilogramas que os deste ano.

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1 Comentário
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Não me chateies
Não me chateies
2 anos atrás

Bem se viu os benefícios do efeito solo no Porsche 919 evo, parecia que colava ao chão nas curvas.

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