Fórmula 1: Apenas um diretor de corrida, apela George Russell

Por a 9 Julho 2022 18:32

A falta de consistência nas decisões da direção de corrida nas últimas provas da Fórmula 1 tem levado a novas discussões sobre o rumo escolhido pela FIA após toda a polémica da época passada, que resultou agora na multa de 25.000 Euros a Sebastian Vettel, suspensa até à última corrida do ano. 

Para um dos diretores da Associação de Pilotos de Grandes Prémios (GPDA), posição semelhante à de Vettel, George Russell apelou hoje ao regresso de apenas um diretor de corrida na Fórmula 1, permitindo mais consistência nas decisões.

“Penso que é muito difícil para a FIA, muito difícil para os pilotos, tem havido muitas decisões ou manobras na ‘fronteira’, quer se trate de defender ou de limites da pista num cenário de corrida como no fim de semana passado em Silverstone”, disse Russell, citado pela publicação The Race. “Não queremos criticar penalizações à esquerda, à direita e ao centro, mas tem de haver algures um elemento de coerência, penso que temos de olhar para a raiz dos problemas”. 

O piloto da Mercedes foi mais longe e apelou à reorganização da direção de corrida e do colégio de comissários da FIA. “Concordo que precisamos de ter um diretor de corrida, precisamos de ter mais consistência com os comissários. Chegamos ao evento seguinte e muitas vezes os comissários do evento anterior não estão presentes, pelo que não há responsabilização nem explicações das decisões. Fazemos perguntas e é difícil obter uma resposta direta porque – eu não diria a culpa – mas a culpa é atribuída a outra pessoa que não está presente. É complicado, cada um tem as suas próprias interpretações”.

Reforçando a ideia que o trabalho de comissários e diretor de prova não é fácil, Russell admitiu que os pilotos só precisam de sentir coerência nas decisões tomadas.

“Toda a gente está a aprender, estamos a aprender como os novos diretores de corrida reagem, eles estão a aprender o que nós, como pilotos, queremos e precisamos”, continuou Russell. “Não os invejo, não é de forma alguma um trabalho fácil, mas acho que só queremos coerência. Ontem [sexta-feira] foi apenas uma reunião em que falámos de temas específicos, mas ao longo do ano, vários pilotos comentaram isso. Quando se tinha um diretor de corrida, as coisas eram consistentes”.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado