Fórmula 1: Alonso-Alpine-Piastri, uma história complicada com final imprevisível

Por a 3 Agosto 2022 09:43

Quando Sebastian Vettel anunciou a o final da sua carreira no final da época e poucos dias depois a Aston Martin anunciou a contratação de Fernando Alonso para 2023, escrevemos que o mercado de pilotos iria “mexer” e que era o início da “silly season”. Não se sabia qual era o nível de “silly” em que se tornariam os próximos dias. 

Ficando sem o seu piloto de referência, a Alpine confirmou rapidamente Oscar Piastri como piloto principal ao lado de Esteban Ocon na próxima temporada…só que afinal o jovem australiano parece ter outros planos para a sua carreira e nas redes sociais desmentiu um acordo com a equipa francesa. 

Após Vettel anunciar a reforma, Alonso terá discutido com a Aston Martin e chegado a acordo, apanhando a Alpine de surpresa e os franceses terão confirmado um piloto, que recordamos era piloto da sua academia e é o piloto de reserva e desenvolvimento esta época, que estará, ao que parece, em negociações ou até já terá chegado a acordo com outra equipa do paddock. Se tudo isto for verdade, a Alpine fica mal na fotografia. Ainda para mais, há relatos que a recente entrevista de Laurent Rossi, CEO da marca francesa pode ter algo a ver com a saída de Alonso. Segundo algumas fontes, o facto da equipa oferecer apenas um ano de contrato ao piloto espanhol e Rossi ter afirmado que Alonso podia entrar no projeto do campeonato do mundo de resistência da Alpine num futuro próximo, em 2024, quase empurrando-o para fora da Fórmula 1, foram a gota de água.

Depois temos o caso de Oscar Piastri, que pode também ter dado um “tiro no pé” ou pode vir a substituir o seu compatriota Daniel Ricciardo na McLaren. Obviamente, confirmar um piloto sem o seu acordo é algo quase impensável, mas Piastri ao negar neste momento ser piloto da Alpine em 2023 deverá ter fechado aquela porta se as negociações com a McLaren, que podem apenas ser um rumor, falharem. Alguns órgãos de comunicação social, como o Motorsport-Total.com avançam que o jovem pode substituir Ricciardo na próxima época, mas se isso falhar, pode ter vedado o seu acesso à F1. 

Neste caso que envolveu Alonso e Piastri, a Alpine não saiu incólume. A sua decisão sem ter informado Piastri e o facto de ter perdido o seu piloto de referência, abalou a equipa e não a deixa com uma boa imagem. De facto, já começou a “silly season”.

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Pitão
Pitão
1 ano atrás

Penso que o Piastri já terá tudo certo para 2023, caso contrário seria muito arriscado vir a publico tão apressadamente desmentir a Alpine e dizer com todas as letras que para o ano não será piloto Alpine.
Agora, será Mclaren ou será que o Hamilton tb já comunicou ao Wolf que vai sair, e este já segurou o Piastri?

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado