Fórmula 1: 5 Histórias do Paddock

Por a 31 Agosto 2023 11:59

Com o regresso da Fórmula 1, voltaram também as conversas de paddock, despontando diversos rumores, levando à ebulição do mercado de pilotos.

Zhou fora da Alfa?

Guanuy Zhou poderá estar de saída da Sauber no final da temporada, abrindo um lugar que poderá ter diversos candidatos.

O chinês tem vindo a realizar uma boa temporada, batendo diversas vezes o bem mais experiente Valtteri Bottas, mas nem por isso estará em condições de desde já assegurar a sua continuidade na formação helvética, uma vez que não conseguiu atrair patrocinadores chineses para a equipa.

Para a próxima temporada a Sauber, já sem o apoio da Alfa Romeo, pretende um piloto que lhe possa reforçar a sua capacidade financeira e Zhou não está em condições de o fazer.

Na corrida ao lugar que se poderá abrir na formação que será conhecida como Audi em 2026 estarão Théo Pourchaire e Felipe Drugovich.

O francês faz parte da Sauber Academy e tem alguns apoios financeiros e, muito embora não tenha concretizado o que se esperava dele depois de uma boa primeira temporada na Fórmula 2, é um candidato a substituir o chinês.

O brasileiro, depois de ter conquistado o título da antecâmara da Fórmula 1, é este ano o terceiro piloto da Aston Martin, pagando para isso mais de três milhões de euros, o que demonstra que tem capacidade financeira para assegurar um volante na Sauber, para além de ser um piloto com potencial.

Williams para Zhou?

Apesar de poder estar de saída da Sauber, Guanyu Zhou poderá manter-se na Fórmula 1, uma vez que poderá abrir uma vaga na Williams.

Logan Sargeant ainda não mostrou o suficiente para que possa garantir o seu lugar para a próxima temporada e, muito embora os responsáveis queiram mantê-lo por mais uma época, se o americano não melhorar nesta segunda metade de época, poderá sair.

Caso Sargeant não continue na Williams, Zhou poderá ser uma opção para a formação de Grove, dado que é um piloto experiente e já mostrou rapidez, não tendo sido batido claramente por Valtteri Bottas.

A Williams tem o seu orçamento assegurado, não precisando de um reforço financeiro garantido por um dos seus pilotos.

No entanto, o chinês não está sozinho na corrida, uma vez que Mick Schumacher, actualmente piloto de testes da Mercedes, vê o lugar de Sargeant como uma possibilidade de regressar à Fórmula 1 enquanto piloto titular.

Sergio Pérez sai?

Sergio Pérez tem estado debaixo de fogo devido à sua falta de performance relativamente a Max Verstappen. Enquanto o neerlandês venceu todas as corridas desde Baku, o mexicano apenas por duas vez em nove Grandes Prémios conseguiu terminar em segundo, tendo vindo a cometer diversos erros, sobretudo em qualificação.

Este ano a situação não é grave, uma vez que a Red Bull, em princípio, conseguirá conquistar o título de construtores apenas com os pontos de Verstappen, mas no próximo ano, se as suas perseguidoras melhorarem, poderá ter de ter um segundo piloto mais eficaz.

Uma vez mais, em Zandvoort surgiram rumores quanto à possibilidade de Pérez não terminar o seu presente contrato, que se conclui em 2024, obrigando a Christian Horner e Helmut Marko a declarar uma vez mais que o mexicano está seguro para a próxima temporada.

No entanto, a necessidade de voltar a frisar a permanência evidencia que talvez existam algumas movimentações nos bastidores para avaliar possibilidades para o lugar do mexicano.

Daniel Ricciardo onde regressa ?

Daniel Ricciardo teve a infelicidade de sofrer uma lesão, quando embateu nas barreiras de protecção da terceira curva de Zandvoort com o intuito de evitar Oscar Piastri, tendo sido substituído por Liam Lawson na AlphaTauri.

O australiano teve um ruptura do metacarpo da mão esquerda, o que o impediu de tomar parte na prova neerlandesa e não o deixará participar no Grande Prémio da Itália, que se realiza no próximo fim-de-semana.

Ricciardo foi alvo de uma intervenção cirúrgica em Barcelona liderada pelo cirurgião Xavier Mir, habituado a tratar pilotos de motociclismo, tendo também sido o responsável pela recuperação de Lance Stroll no início do ano.

A data apontada para o regresso do australiano é o Grande Prémio de Singapura que se realiza a 17 de Setembro, mas a exigência física da prova de Marina Bay pode levar a que o australiano possa voltar ao seu monolugar apenas no Grande Prémio do Japão, que disputa uma semana depois.

O futuro de Lance Stroll

No paddock de Zandvoort correu o rumor de que Lance Stroll poderia deixar a Fórmula 1 para se dedicar ao ténis. O boato teve por base um comentário de um comentador da Sky F1, no início de Agosto, que foi ganhando forças nos dias que antecederam ao Grande Prémio dos Países Baixos, até que o canadiano foi obrigado a negar qualquer rumor de que estaria a perseguir uma carreira no ténis.

No entanto, na prova neerlandesa surgiram alguns comentários que davam conta de que a Aston Martin estaria a avaliar as suas opções para 2024, indagando a situação contratual de Charles Leclerc e Lando Norris, pelo menos.

Fernando Alonso está seguro para a próxima temporada, o que evidencia que a incógnita está do lado de Stroll. O canadiano, que está já na sua sétima temporada na Fórmula 1, tem tido uma época difícil, sendo completamente dominado pelo seu novo colega de equipa, tendo ainda deixado a Aston Martin na situação de poder não conseguir melhor que o quarto posto no Campeonato de Construtores, muito embora Fernando Alonso esteja no terceiro lugar no Campeonato de Pilotos, apenas atrás dos dois homens da Red Bull.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado