Ferrari continua com a maior ‘fatia’ das receitas da F1

Por a 9 Maio 2017 10:17

A Ferrari vai ser a equipa de F1 que mais ganhos vai ter em 2017, apesar de ter terminado na terceira posição do Campeonato do Mundo de Construtores na época anterior. A ‘Scuderia’ de Maranello não ganha um título de marcas há quase uma década, mas de acordo com um relatório agora divulgado ela é a formação que mais dinheiro recebe da Formula One Management, a empresa que gere os direitos comerciais da Fórmula 1.

A FOM estima as receitas que vai pagar a cada a equipa no começo da época, baseada no dinheiro que recebe dos direitos de televisão, publicidade e outras coisas. Acredita-se que os seus lucros ascendam a 1,83 biliões de dólares, com 1,38 biliões de receitas, 68 % das quais são distribuídos pelas 10 equipas do campeonato, utilizando uma fórmula complexa criada há muitos anos por Bernie Ecclestone. Há muito anos que a Ferrari beneficia de um pagamento especial que lhe permite receber as receitas antes de qualquer outra equipa, graças ao seu lugar histórico neste desporto.

Calcula-se que este ano a ‘Scuderia’ de Maranello consiga receber qualquer coisa como 180 milhões de dólares da FOM. A Mercedes, que venceu os últimos três campeonatos irá receber 171 milhões. Em contraste, a Haas que está só na sua segunda época de F1, receba apenas 19 milhões de dólares. As quantidades de dinheiro pagas às equipas têm sido sempre um tema escondido por Ecclestone, mas face as estes números a FOM não faz comentários nem revela detalhes. Acredita-se que os novos donos da F1, a Liberty Media, quer alterar esta proporcionalidade de verbas distribuídas às equipas, provavelmente reduzindo aquilo que se paga atualmente à Ferrari.

Os números agora relevados pelo Autosport britânico

Ferrari – $180m

Mercedes – $171m

Red Bull Racing – $161m

McLaren – $97m

Williams – $79m

Force India – $72m

Toro Rosso – $59m

Renault – $52m

Sauber – $49m

Haas – $19m

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
17 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
MVM
MVM
7 anos atrás

Os valores recebidos pela Ferrari não são escandalosamente superiores aos da Mercedes e da Red Bull. O que me choca é a desproporção daí para baixo. Ddevia haver uma distribuição mais equitativa, de maneira a procurar um maior equilíbrio entre as equipas. Da maneira como as coisas estão feitas, e a continuar a ser assim, nunca veremos equipas a disputar seja o que for com as três mais prósperas. O que pode ser muito bom quando se é adepto de uma destas últimas, mas a competição sai algo distorcida.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  MVM
7 anos atrás

Concordo, mas se virmos que a Ferrari não passou do terceiro lugar e mesmo assim ganha mais que a campeã… Algo está muito errado nesta equação. Quer dizer, a Ferrari nem precisa de ficar em segundo para ganhar mais 9 milhões que a equipa campeã.

Sem falar no que referiu em relação às pequenas equipas.

V8_scars
V8_scars
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Então e a McLaren? Consegue arrecadar quase 100 milhões apesar dos poucos pontos da época passada enquanto a Williams Force India foram muito superiores em pista e recebem bem menos?

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  V8_scars
7 anos atrás

Mas aí é que está, quando digo que está errado digo que é para todos que recebem mais apenas por estatuto (deveria ter referido isso acima, é verdade). Deveria ser baseado nos resultados e não por serem mais antigas que outras.

Daí o dever de redistribuir melhor os lucros, não só para premiar quem faz um bom trabalho e ganha campeonatos com isso, como para ajudar as equipas pequenas a ficar melhor e assim haver mais competitividade.

can-am
can-am
7 anos atrás

Este deve ser o único desporto do mundo onde um dos participantes joga sempre com o árbitro comprado…e é legal !!! Escandalosamente vergonhoso..e desde há muitos anos.
Para quem tem olhos na cara e não engole a papinha que lhe dão sem pensar um bocado.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  can-am
7 anos atrás

O único não é, de certeza. Nas futeboladas é cada “gamanço” que nem é melhor falar! Mas voltando à F1, a McLaren não faz um cu e recebe mais que algumas equipas que ficaram à frente dela nas ultimas 2 épocas? Isto não têm jeito nenhum. Acabe-se com os bónus históricos e etc. e dêem valores semelhantes as equipas, vou voltar ao futebol: Veja-se as receitas televisivas da Premier League. Em 2015 o 1º classificado recebeu 98 milhões e o ultimo recebeu 68 milhões. E lá ninguém se queixa de falta de dinheiro! Se houvesse melhor distribuição não andavam equipas… Ler mais »

RedDevil
RedDevil
Reply to  can-am
7 anos atrás

O sr. Can-Am anda a pensar demais… certamente esforça-se demasiado e sobreaquece o processador, já deve ter algum circuito queimado…

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
7 anos atrás

Por mim acabavam com este estatuto nojento da Ferrari. Se não querem regras justas que vão para o caraças. Nos automóveis de estrada é o que se vê, Ferraris cada vez mais lentos, a levarem no pêlo de Lambos e McLs e os jornalistas todos comprados a conduzirem Ferraris adulterados pela marca!

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  sr-dr-hhister
7 anos atrás

Porque só acabar com o estatuto da Ferrari? Só recebe mais 9 milhões que os flechas lá de Estugarda.
Mas se acabarem com os estatutos históricos de todos assim tudo bem.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

De todos, claro. Só que a Ferrari sempre foi a mais beneficiada, tanto a nível de capital, como politicamente.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

“Só” recebe mais 9 milhões, a diferença é que os flechas lá de estugarda são campeões e trabalharam para isso e mesmo assim recebem menos que uma equipa que não passou do terceiro lugar.

crashhbbandicoot
crashhbbandicoot
Reply to  sr-dr-hhister
7 anos atrás
crashhbbandicoot
crashhbbandicoot
Reply to  crashhbbandicoot
7 anos atrás

E sim, também eu acho que o dinheiro deveria ser repartido equitativamente entre todas as equipas.

RedDevil
RedDevil
Reply to  sr-dr-hhister
7 anos atrás

LOL… sr. dr., o “estatuto nojento” da Ferrari vê-se nas bancadas de qualquer grande prémio…
Essa anedota que o sr. dr. contou dos Ferraris de estrada requereu grande dose de imaginação, para não dizer que foi um pouco de demência que a concebeu…

rodríguezbrm
rodríguezbrm
7 anos atrás

E a Williams recebe 10 milhões por ser uma escuderia histórica, a Red Bull 35 milhões por ter sido a 1.ª a assinar o “Pacto da Concórdia”, etc., etc., acaba por se saber quase tudo. Quanto vale a Ferrari? Se saísse da F1 e entrasse na fórmula elétrica ou voltasse em força á Endurance aí é que tínhamos logo resposta.

( Off topic: O Fiorio “acordou” e disse logo que quer ir para casa)

MVM
MVM
Reply to  rodríguezbrm
7 anos atrás

Mais escandaloso, quando se fala de privilégios históricos, é a McLaren, que só faz figuras tristes desde 2013, ser a 4.ª mais bem remunerada, à frente de uma Force India que fez bem melhor. Mas pronto, agora que a Ferrari é competitiva e tem um piloto a lutar pelo título, vamos lá fazer da Ferrari o Emmanuel Goldstein da Fórmula 1. Os critérios de atribuição são casuísticos e erráticos, parecendo retalhos de uma manta muito mal tecida. Pior ainda, parecem ser estabelecidos em função dos lobbies. São injustos, agravam a desigualdade entre equipas pequenas e grandes e obstam ao surgimento… Ler mais »

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  MVM
7 anos atrás

Parece que esses critérios estarão em vigor até fim de 2020, termo do prazo do tal Pacto da Concórdia.
— Do Fiorio, são sinais encorajadores, vamos lá ver como evolui. Mas agora é quase todos os dias terríveis notícias do ciclismo; é o caso do Froome que foi hoje derrubado – de forma intencional, parece – por um automobilista, escapando ileso, felizmente. Isto depois da morte do italiano e de 2 ciclistas amadores em Valencia.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado