F1: Vietname ‘fecha as portas’ ao Grande Prémio

Por a 8 Janeiro 2021 12:00

Parece que as chances da Fórmula 1 correr no Vietname estão fechadas, com o governo de Hanoi, na altura liderado por Nguyen Duc Chung, submergido num escândalo de corrupção.

Nguyen Duc Chung foi condenado a cinco anos de prisão a 10 de dezembro de 2020, tendo admitindo a sua culpa por roubar documentos de estado e feito falsos documentos para ganhos pessoais. Mas, apesar disso, a ‘novela’ de Hanoi e da Fórmula 1 ainda não acabou.

Com o Grande Prémio do Vietname ligado diretamente a este caso de corrupção, o Vietname deve apresentar queixa contra o antigo presidente e os contratos que assinou para a construções e promoções. Um desses acordos foi com o VinGroup, promotor do Grande Prémio do Vietname. As autoridades suspeitam que Chung tenha recebido dinheiro com este acordo.

Assim, a má experiência parece estar a demover o governo daquele país de receber a Fórmula 1. As estruturas provisórias que tinham sido colocadas para 2020 já foram retiradas e a vida no distrito de My Dinh voltou ao normal.

Também a comunicação social do país reduziu a secção da Fórmula 1, procurando falar o mínimo sobre o desporto, um sinal de que o governo pode não querer que a população se lembre de que houve uma possibilidade de Grande Prémio. Assim, o Vietname parece juntar-se à lista de países que planearam um Grande Prémio, mas que nunca o chegaram a receber. Uma pequena secção do estádio, o edifício das boxes e a bancada principal (já construídos) podem ficar assim para atração turística apenas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Jp
Jp
3 anos atrás

Olha que pena! Logo num país com tanta tradição nodesporto automóvel…

Lisboa
Reply to  Jp
3 anos atrás

O que para si define tradição automóvel? Ter campeões do mundo de F1? Ter construtores de F1? Vender muitos carros no mercado interno? O quê afinal?

A sério, o que define como tradição?

É que se for ter campeões e equipas de F1, então a modalidade só ia a meia dúzia de países e Portugal, CLARAMENTE, não seria um desses.

galileufigarogmail-com
galileufigarogmail-com
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Mas quem é que disse que Portugal era um país de tradição na F1? Mas esses critérios não incluem o público com a ferverosa paixão pelo desporto automóvel? É que assim também nos ralis não temos tradição nem troços e provas memoráveis.

Cágado1
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Se fosse por nacionalidade dos campeões a F1 ia a 15 países – já dava para a temporada de 2021 e ainda sobravam 3 países.
Acima de tudo, como diz o colega galileufigaro, quem pensa em tradição automobilística, esquece os organizadores e espectadores ou modalidades como os ralis, está a ver de forma bastante curtinha. É giro por exemplo pensar que nesses ‘vastos’ critérios, circuitos como SPA e provas como o Safari ou Monte Carlo, não fariam parte da tradição automóvel.

Jp
Jp
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

É claro que me refiro á paixão dos adeptos, das pistas miticas e verdadeiras, cheias de gente que ama e vive o que está a ver!
Acha que é isso que ia acontecer no Vietname?…

Lisboa
Reply to  Jp
3 anos atrás

A paixão cria-se, leva tempo, leva anos e muitas vezes é preciso algo que inicie essa paixão. Veja os nossos irmãos ibéricos, hoje em dia grande amantes de F1, mas até termos um Alonso vencedor e campeão, os adeptos espanhóis eram mais apaixonados por ralis e motociclismo. Será que os Vietnamitas são apaixonados por corridas automóveis? Claro que não, até à poucas décadas, havia poucos carros por lá, mas hoje em dia, onde 70% da população tem menos de 35 anos, é fácil criar una paixão. Agora, se não houver investimento e vontade de lá ir, então a “paixão” só… Ler mais »

Jorge
Jorge
3 anos atrás

Tendo em conta o aborto que o circuito ia ser, é uma ótima noticia.
Melhor só o AIA ficar com o lugar vago.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado