F1: E se Vettel bateu de propósito em Sepang?

Por a 5 Outubro 2017 11:36

Emergiu ontem uma questão levantada pela revista alemã Auto Motor und Sport, que levanta uma nova possibilidade que pode explicar a razão do estranho acidente de Sebastian Vettel e Lance Stroll na volta de desaceleração do GP da Malásia de F1, quando ambos colidiram. Os Comissários Desportivos entenderam não penalizar qualquer dos pilotos, pois pelos vídeos visionados pareceu uma distração mútua, mas a revista alemã levanta uma outra hipótese.

Alegadamente, Vettel teria provocado propositadamente a colisão porque a Ferrari teria feito mal as contas ao combustível colocado no monolugar do alemão, tentando que o carro estivesse o mais leve possível durante a corrida e que Vettel pudesse tirar partido desse facto. A Chuva ou um safety car seriam suficientes para que o combustível fosse suficiente para chegar ao final da corrida e para que existisse a amostra de combustível regulamentar e é nesse ponto que a auto Motor und Sport pega, referindo que Vettel não teria combustível suficiente para essa análise da FIA, e se não tivesse, seria desclassificado.

Ora, entre ser desclassificado (foi quarto em pista) e o carro ficar parado em pista na sequência de um acidente, a decisão seria fácil de tomar e é isso que os alemães alegam que Vettel e a Ferrari fizeram. Se é verdade ou não, quem sabe. Os único factos que podem dar alguma pista passam pela mensagem rádio do engenheiro de Vettel a dizer que o alemão tinha que atacar naquela altura. Pensou-se que seria pelo facto dos pneus perderem competitividade a partir dali, e na verdade Vettel abrandou bastante o seu ritmo, terminando a 15s de Ricciardo. Escassez de combustível ou problema de pneus?

O choque foi violento, alguém arriscaria o ‘tal’ dano que resultasse em penalização, como se ficou a pensar, relativamente à caixa de velocidades? As perguntas são mais do que as respostas. O que terá acontecido, ou que todos vimos, ou algo mais?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
MVM
MVM
6 anos atrás

Já li muita maluquice no que à F1 diz respeito, mas esta devia dar internamento compulsivo. E não era só o jornalista da Auto Motor und Sport.
O Vettel e a Ferrari põem muita gente a bater mal da cabeça.

*RPMS*™
Reply to  MVM
6 anos atrás

Estava a ver se o MalVeiras vinha novamente ofender os jornalistas do AS mas parece que o puxão de orelhas publico deu resultado.
Faltava agora alguém do Auto Motor und Sport dar-lhe uma reprimenda publica como deram aqui no AS, mas esses nem sabem que o MalVeiras existe e ignoram que anda por aqui um palerma a falar mal deles…
Cumprimentos

Pity
Pity
6 anos atrás

Essa não! Impossível? Claro que não, depois do Singapuragate, tudo é possível, mas NÃO ACREDITO numa coisa dessas. O curioso é a teoria partir de uma publicação alemã.

dumberdog
dumberdog
Reply to  Pity
6 anos atrás

Algum jornalista fanático da Mercedes.
Cumps

jaguar-r1
jaguar-r1
6 anos atrás

Que o acidente foi estranho foi.
Agora dizer que foi propositado já é mais difícil, a não ser que haja provas não me parece de bom senso vir com isto.

Se o Vettel era capaz disto? Aí pessoalmente acredito que sim.

Em relação ao combustível deverá ser verdade pois ele ficou para trás nas últimas voltas.

Pity
Pity
Reply to  jaguar-r1
6 anos atrás

O ficar para trás, também podia ser pneus. Atacou tanto, durante tantas voltas, que os pneus perderam eficácia.

jaguar-r1
jaguar-r1
Reply to  Pity
6 anos atrás

Sim, também pode ter sido por causa dos pneus.

dumberdog
dumberdog
Reply to  jaguar-r1
6 anos atrás

Acredito mais no desgaste dos pneus.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Batateiros.

chicanalysis
6 anos atrás

Claro que não bateu de propósito, e a prová-lo está o facto de a Ferrari já lhe ter feito um upgrade no carro para evitar idênticas situações no futuro.
comment image

dumberdog
dumberdog
Reply to  chicanalysis
6 anos atrás

Até dá para se ver ao espelho LOL

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
6 anos atrás

Eu até dizia que estava tudo maluco, não conhecesse tão bem a Ferrari. E não é que o Vettel deixe a honra intrometer-se nas corridas.

Estas suposições dão cabo da F1. Há sempre a possibilidade exígua da Ferrari não ser sempre corrupta mas entretanto é a face do desporto que sofre.

ernie
ernie
6 anos atrás

A mim só me falta ver um urso do circo de Moscovo a guiar um F1.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado