F1: Max Verstappen é o mais rápido… no pitlane!

Por a 19 Abril 2019 12:54

Como sabemos, numa corrida de Fórmula 1, desde que se apagam os semáforos vermelhos, tudo conta para o resultado final, inclusive o tempo que os monolugares passam no pitlane e aí o mais rápido até aqui tem sido… Max Verstappen.

Analisando a rapidez no pitlane, em cada corrida, a Red Bull colocou os seus dois pilotos na frente no GP da Austrália, com Lewis Hamilton a perder, só aí, 0.4s para Verstappen. Os Ferrari nem sequer surgem nos seis primeiros.

No Bahrein, voltou a ser Max Verstappen o mais rápido no pitlane, com 24.1s, desta feita com Lando Norris (McLaren) empatado. Hamilton perdeu 0.1s, o mesmo que perdeu Vettel, com Leclerc a perder 0.2s para Verstappen. Curiosamente, quando é para andar mais devagar, a Williams, por intermédio de Kubica, terminou em sexto, a 0.2s de Verstappen.

Na China, foi a vez de Valtteri Bottas ser o mais rápido no pitlane, com 0.2s de avanço para Vettel. Pierre Gasly esteve bem, perdeu 0.2s o mesmo que Verstappen, que pela primeira vez não foi o mais rápido a entrar e a sair da via do pitlane. Os pilotos da McLaren também estiveram bem, mas ainda assim perderam ambos 0.4s para Bottas.

Este é um dado que não é muito visto, mas a verdade é que por vezes pode ser a diferença entre ter ido às boxes atrás de um piloto, e quando este faz a mesma operação surgir em pista na frente deles.

O que é o ‘Undercut’ e o ‘Overcut’ na F1?

‘Undercutting’ e ‘overcutting’ são estratégias pelas quais as equipas de F1 tentam colocar o seu piloto à frente de um ou mais dos seus rivais.

Digamos que o piloto A está à frente do piloto B por cerca de 1-2 segundos, ambos se aproximando do momento em que têm de ir à boxe. Neste cenário:

Undercutting – o piloto B vai às boxes primeiro, e tenta fazer algumas voltas rápidas antes do piloto A também rumar às boxes. O piloto B tem agora a vantagem de pneus mais frescos, enquanto o piloto A tem a posição de pista. Contra-estratégias:

a) O piloto força o andamento até ao limite e faça a próxima volta, não deixando que o seu rival desfrute da sua vantagem de pista.

Este é o curso de ação preferido, já que os novos pneus, mais frescos, não atingem o desempenho máximo imediatamente, de modo que o piloto B tem uma hipótese bem pequena de ganhar 1-2 segundos em apenas uma volta.

b) Mantendo-se na pista por mais algumas voltas, tentando construir uma margem, a fim de ir às boxes um pouco mais tarde do que o seu rival, e com isso ter pneus mais frescos no final/nova troca para um composto mais macio. Isto é arriscado e só é usado quando a equipa e o piloto sabem que ainda há ‘vida’ nesse conjunto de pneus usados.

Overcutting – o piloto B deixa o piloto A ir às boxes em primeiro lugar e permanece em pista por mais algumas voltas na tentativa de construir uma margem.

O piloto B tem a vantagem da posição na pista, uma pista livre à frente (ar puro) e pode ir até o limite (já que descarta o conjunto atual de pneus, de qualquer maneira), mas o piloto A tem pneus mais frescos. Esta abordagem é raramente utilizada na era atual, mas foi o método preferido quando o reabastecimento durante a corrida era permitido e os carros ficavam mais leves no final do seu stint.

Hoje em dia, isso é normalmente tentado apenas se as dois pilotos estão com diferentes compostos de pneus.

A única maneira de contrariar um ‘overcut’ é o piloto A igualar o ritmo com o piloto B e gerir a diferença tão bem de modo a que possa recuperar a posição quando o piloto B parar, ou na pior das hipóteses estará logo atrás dele e tentará uma ultrapassagem imediatamente (enquanto os pneus do piloto B ainda estão frios).

Ambas as estratégias podem correr muito mal por uma série de razões (Safety Car, mudança repentina de condições, mudanças lentas nas ), mas é um risco que as equipas estão normalmente dispostas a correr e, quando perfeitamente executadas, podem dar a volta a uma corrida.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado