F1: Toto Wolff e Christian Horner em ‘guerra de números’…

Por a 22 Maio 2024 16:40

Toto Wolff, chefe da equipa Mercedes de Fórmula 1, rebateu as alegações de Christian Horner de que a Red Bull Powertrains conseguiu ‘roubar’ mais de 200 funcionários da Mercedes HPP. Wolff diz que o número real é apenas de 19 engenheiros.

Este ‘bate boca’ ocorre no âmbito da preparação para as mudanças para o novo regulamento de 2026 da Fórmula 1, que irá aumentar, ainda mais, a competitividade no mercado de especialistas em motores. Wolff confia que a equipa de Brixworth da Mercedes – onde se ‘fazem’ as unidades motrizes – continuará a ser referência no setor, destacando o seu histórico de excelência desde 2014.

Não foi obviamente por acaso que a Red Bull Powertrains ‘pescou’ na Mercedes, mas pelos vistos Christian Horner ‘esticou-se’ um bocado quanto ao número dos engenheiros que seduziu, ao dizer que foram mais de 200: “Não sei quantas pessoas nós ou a RB contratamos da McLaren este ano. Da Mercedes HPP trouxemos 220 pessoas para a Red Bull Powertrains”, disse Horner.

Toto Wolff nega: “ele precisa de trabalhar na matemática. Foram 19 engenheiros”, disse Wolff em Imola.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
26 dias atrás

A verdade estará a meio caminho entre os dois números.

Scirocco
Scirocco
26 dias atrás

Uma discussão perfeitamente estupida e infantil. Em abono da verdade esta só existe devido aos insistentes comentários de Toto W. sobre querer contratar Max a todo o custo. Sendo uma clara prerrogativa de um director de equipa de tentar contratar o melhor piloto que possa, a maneira como o têm feito é bastante desagradável. Mas se pensarmos um pouco e dada sua (Toto) prestação nos ultimos 3 anos em termos de resultados, é natural que tente distrair os incautos com fumaça, para não se falar da sua responsabilidade no actual estado de coisas na Mercedes.

LG MTB
LG MTB
26 dias atrás

Este Horner às vezes calado fazia uma grande serenata!! Até pode ter ido buscar um bom número de engenheiros, mas tenho sérias dúvidas que seja 220, ou se não a MB HPP teria ficado reduzida a pouco menos de metade ou coisa assim e perdido muito nessa área, pelo que se vê o problema da MB hoje certamente não é o motor, dizer que ele está a exagerar acho que é pouco. Estou mais inclinado para que seja o número que o Toto diz ou algo por aí, do que os número do Horner. Na próxima discussão o Horner deve… Ler mais »

Scb
Scb
Reply to  LG MTB
26 dias atrás

O Christian Horner disse 220 pessoas. Podem ser 19 engenheiros mais 201 pessoas entre cozinheiros, empregadas de limpeza, estafetas, pessoal para fotocópias (e fotografias), cafés, assistentes para mensagens de whatsapp…

Pity
Pity
Reply to  Scb
26 dias atrás

Loooooooooooooooooooooool

Jose Marques
Jose Marques
26 dias atrás

A quantidade é irrelevante. O que interessa é a qualidade.
Fato é que 2026 seja talvez um dos anos em que teremos maior diversidade de fabricantes de UPs. Mercedes (3 equipas), Honda (2 equipa), RB PT (2 equipas), Renault (1 equipa), Ferrari (2 equipas), Audi (1 equipa).

Phil1971
Phil1971
Reply to  Jose Marques
26 dias atrás

Creio que em 2026 a Honda apenas terá uma equipe e haverá mais uma motorização que será a da Red Bull. Mas a Honda bem poderia fazer uma parceria com a williams

Leandro Marques
Leandro Marques
Reply to  Phil1971
26 dias atrás

Ele indicou 11 equipas, deverá estar a referir-se à Andretti.

Jose Marques
Jose Marques
Reply to  Leandro Marques
26 dias atrás

Por acaso foi erro de digitação, mas faz todo o sentido a Andretti se associar à Honda, até a GM entrar em cena.
Bem visto Leandro Marques.

Last edited 26 dias atrás by Jose Marques
917/30
26 dias atrás

Conversa da treta…

Leandro Marques
Leandro Marques
26 dias atrás

Notícia que vale tostões aos amantes do desporto automóvel. Poderá valer milhões aos leitores habituais da caras, nova gente, etc. De qualquer forma, é do senso comum que algo dito, em público, pelo diretor financeiro da equipa subsidiada pela patronas tem pouca credibilidade por ferir, de forma constante, a verdade. Pelos números apresentados em relatórios de contas passados, a ser verdade que saíram 220 funcionários, corresponderá a um valor situado na ordem dos 17% do total desse departamento. Com o investimento a nível humano que é necessário para arrancar com um departamento de fabrico de motores de F1 não me… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Leandro Marques
26 dias atrás

Claro… claro…. o Horner não mente. O Wolff é que é um mentiroso.
Quem é o director financeiro, e que equipa é “subsidiada”?

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado