F1, Toto Wolff: “compreendemos os erros e podemos explicá-los…”

Por a 13 Novembro 2023 15:47

A Mercedes aprendeu algumas lições com o que lhes sucedeu no Brasil, com Lewis Hamilton a terminar no oitavo lugar e George Russell a abandonar, isto numa pista em que tinha vencido em 2022. Se há algo que mostra bem o ‘descalabro’ da Mercedes, este é um bom exemplo.

É óbvio que mesmo sendo a mesma pista, as condições desta são suficientes para fazer mudar muita coisa, é assim a F1 hoje em dia, em que um pormenor que parece pequeno, pode fazer uma diferença enorme, mas o mais preocupante na Mercedes é quão perdida anda.

Ambos os pilotos tiveram dificuldades com o equilíbrio do carro e com a degradação significativa dos pneus logo na corrida sprint, portanto já esperavam o que lhes sucedeu na corrida principal, mas o que ali sucedeu permitiu-lhes depois perceber mais algumas coisas e a primeira que aprenderam é que os pneus funcionam numa janela muito ‘estreita’ e fora dela é o caos…

Por outro lado, a degradação dos pneus também foi muito maior do que esperavam.

Pelos vistos, o que afetou menos, mas também foi um fator, foi a altura ao solo.

Resquícios dos que sucedeu em Austin com a desclassificação, no Brasil ‘levantaram’ demasiado o carro. Onde os engenheiros da Mercedes estão a “bater com a cabeça na parede” é no excesso de degradação dos pneus. Uma coisa que não era habitual e agora acontece, mas pelos vistos já têm ideia do que correu mal: “Depois de desempenhos promissores nos Estados Unidos e no México, não estivemos ao nosso melhor nível no Brasil. Temos trabalhado arduamente para identificar o caminho errado que tomámos com a configuração. Já o fizemos. Compreendemos os nossos erros e podemos explicar a nossa perda de desempenho no terreno. Isso é importante, pois estamos a tentar garantir o segundo lugar no Campeonato de Construtores.

Paralelamente, temos estado a preparar-nos para o desafio de correr num local que é um completo desconhecido. Preparámo-nos o melhor que pudemos, utilizando a informação limitada que temos, e há algumas características únicas que podemos antecipar. O horário é diferente do de outras corridas. Vamos correr à noite, onde a temperatura ambiente e a temperatura da pista serão provavelmente de apenas um dígito. Além disso, o traçado da pista é invulgar, com muitas curvas lentas mas longas retas. Vai ser um grande desafio para todos nós.

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