F1: Título de Construtores em perigo para a Red Bull?

Por a 27 Maio 2024 14:37

A Ferrari aproximou-se fortemente da Red Bull no Mundial de Construtores? Pode a Red Bull ser batida? A resposta é sim, mas não vai ser fácil, até porque mesmo com a Red Bull mais ‘coxa’, a McLaren e a Ferrari irão sempre ‘roubar’ pontos uma à outra…

Ao cabo da oitava corrida do ano na Fórmula 1 a Red Bull já sofreu mais derrotas do que nos dois anos anteriores juntos o que é um claro sinal que as coisas este não serão tão fáceis quanto foram em 2022 e 2023.

Nas últimas três corridas (Miami, Imola e Mónaco), a Red Bull enfrentou dificuldades, e, ao mesmo tempo, a Ferrari e McLaren estão a aproximar-se, o que logicamente complica às coisas à Red Bull, pois se antes tinha latitude para cometer erros, agora é evidente que essa margem decresceu muito.

A Ferrari está claramente de novo a crescer, talvez sejam já efeitos da entrada de Fred Vasseur, e mesmo que a luta pelo título de piloto possa ser uma miragem, já o de Construtores a ‘cantiga’ é bem diferente.

Ferrari e McLaren podem claramente competir entre si e, ao mesmo tempo, desafiar Red Bull no campeonato de construtores. Não só a Red Bull não tem a vantagem em todos os circuitos que já teve como Sergio Pérez entrou, de novo, numa espiral negativa.

Seja como for, que ninguém espere que o que se passou no GP do Mónaco sirva de exemplo para o que aí vem, e este fim de semana tem de ser entendido como uma exceção. Certamente, Max Verstappen e a Red Bull vão continuar a vencer corridas, mas deverão ter muito mais luta do que foi habitual em 2022 e 2023, parecendo claro que a Ferrari e McLaren devem continuar a ‘roubar’ pontos à Red Bull.

Portanto, a conclusão é simples: existe uma verdadeira batalha no campeonato de construtores.

A Red Bull deve continuar a ter vantagem em pistas convencionais, mas já sem tanta margem de segurança para a Ferrari e McLaren. Se até aqui, em 2022 e 2023 os erros da equipa, eram mascarados por um andamento tão superior que a equipa se podia de dar ao luxo de escolher a estratégia que quisesse, pois esta resultava sempre, mas agora já não é assim: a Red Bull terá que trabalhar bastante mais pelas suas vitórias, que vão continuar a suceder, e estará também mais vulnerável especialmente se Sergio Pérez não ajudar como fez o ano passado na segunda metade do campeonato…

FOTO Phillipe Nanchino/MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
NOTEAM2.0
NOTEAM2.0
1 mês atrás

Não quero dizer que a RB deixou de ser a favorita, mas terá de trabalhar arduamente para agarrar o campeonato, porque neste momento a Ferrari e a Mclaren já fazem jogo igual e até superior em alguns traçados, não demorará e estão a fazer frente em todos eles. Desde o início da temporada, talvez a Mclaren tenha sido aquela que mais “upgrades” introduziu no seu monolugar, particularmente no fim de semana da corrida de Miami. A Red Bull e Ferrari parecem ter uma estratégia algo diferente, até agora mais conservadores nesse capítulo, mas ambas já apresentaram algumas novidades. A conclusão… Ler mais »

2020
2020
Reply to  NOTEAM2.0
1 mês atrás

Isso mesmo…

patrick-london
patrick-london
1 mês atrás

Se a Red Bull continuar a “cortar as pernas” ao Pérez fica mais difícil revalidar o título.A Red Bull com maior ou menor dificuldade ganhará o mundial de construtores assim como o de pilotos.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
1 mês atrás

Acho que o mundial de construtores está mesmo em risco se o Perez não ajudar.
Já o de pilotos não sei. Só me pronuncio depois do Canadá. Os três últimos GP foram atípicos. No Canadá com aquela longa reta e o acelerador quase sempre a fundo, vai dar para ver o que a Ferrari e McLaren realmente têm. Se ali não tiverem, não será muito diferente na Bélgica, Uk, Países Baixos, Itália, Áustria , Espanha e mais alguns, apesar de acreditar numa progressiva e natural aproximação à Red Bull

Patucho10
Patucho10
Reply to  Daniel Sousa
1 mês atrás

Não concordo pois Bélgica, UK , Países Baixos, Austria e Espanha são GPs totalmente diferentes. Canadá e Monza são GPs de alta velocidade sem grandes zonas mistas como por exemplo Bélgica embora tenha grandes rectas. UK é um GP de curvas de alta velocidade, ponto muito forte da McLaren. Países Baixos acredito em Ferrari muito forte . Austria foi onde começou a Grande evolução da McLaren e começaram logo com um bom ritmo de corrida por parte do Lando que tinha o carro 50% atualizado, então acho que vamos ter muitas lutas nesta pista com Red Bull, McLaren e Ferrari… Ler mais »

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Patucho10
1 mês atrás

Compreendo o que diz mas se reparar todos os circuitos que referi são alguns em que se passam muitos segundos de pé no fundo a abrir as goelas aos motores. Em que aí acredito que a Red Bull não da hipótese. A excepção de Espanha que é mais misto.
Vamos ver

Patucho10
Patucho10
Reply to  Daniel Sousa
1 mês atrás

Ok, entendo, mas acho mais importante a Red Bull conseguir superar o problema dos correctores porque no Canadá abusam muito mesmo dos correctores. Se eles não conseguirem resolver o problema duvido que consigam acompanhar a McLaren e Ferrari.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Patucho10
1 mês atrás

Sim. Pode ser um problema,
A ver vamos!

Leandro Marques
Leandro Marques
1 mês atrás

Os efeitos da penalizacao em túnel de vento teriam sempre de se fazer sentir (aliado ao facto de terem também menos tempo devido a terem ficado em primeiro nos construtores). Ao não poderem testar tanto como os outros, mais a convergência natural da maturidade do regulamento, levam a uma lógica e previsível aproximação. Mas não deixa de ser curioso verificar que as equipas que se aproximaram já fizeram atualizações algo profundas e a Red Bull só fez ligeiras melhorias (o que também poderíamos considerar normal por quem está no topo entrar mais em planalto nas melhorias do que somente melhorar… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Leandro Marques
1 mês atrás

Pelo que tenho ouvido a diversas pessoas do meio (não me refiro à Sporttv), a Red Bull sempre teve problemas nas pistas em que é preciso abusar dos correctores, só que a vantagem era tão grande para as outras equipas, que não se notava. Agora, que têm duas adversárias à perna, essa deficiência vem ao de cima.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Leandro Marques
1 mês atrás

Faz sentido mas a verdade é há um ano atrás já andavam a projectar e a testar o carro de 2024, tamanha vantagem que tiveram em 2023. Por isso não me faz sentido isso do túnel de vento. Aliás, até se deram ao luxo de mudar o carro profundamente para espanto de toda a gente.
Simplesmente os outros apanharam-nos, nesse tal planalto.
Mas mais ainda, não é de excluir que as aparentes grandes guerras internas afetem a equipa.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
1 mês atrás

Se continuar a correr só com um carro não vai muito longe. Assinem já com o Sainz, não é justo um piloto como o Sainz ficar fora da F1 ou ser forçado a ir para as piores equipas da F1.

Patucho10
Patucho10
Reply to  F1 FOR FUN
1 mês atrás

Mas se entrar nas piores equipas do pelotão vai ser líder de equipa, na Red Bull vai substituir o Perez e passar a ser o CarlosShield

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado