F1 – Tim Goss: “Em 2017 algumas curvas deixarão de o ser”

Por a 9 Janeiro 2017 15:27

A próxima época do Mundial de F1 será marcada por uma profunda alteração nos regulamentos, que prometem dar algumas dores de cabeça a pilotos, equipas e sobretudo aos departamentos técnicos. Enquanto não chegam os primeiros testes, os diretores técnicos vão avançando como algumas informações sobre o que poderá ser o futuro.

No entender do responsável técnico da McLaren, Tim Goss, acredita que um dos “efeitos de esta mudança será que algumas curvas não serão denominadas de curvas. Os engenheiros definem uma curva como um ponto da pista em que o piloto tem de levar o pé e apenas pilotar o carros, mas agora se o piloto está a curvar e a pisar o acelerador a fundo essa curva será considerada como uma recta. Os novos carros serão mais rápidos”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Ao seja, quem passa a Raidillon sem levantar o pé está a passar numa recta?
Enquanto a algumas curvas que deixaram de ser, já não é novidade para ninguém. Na maior parte dos circuitos do Tilke, nomeadamente os mais recentes, não existem curvas. Existem rectas, muitas rectas que se cruzam entre si e fazem uma “curva” defeituosa.

anotheruser
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

O que o Goss disse não pode ser interpretado à letra. Ele explica o que diz: é na perspectiva de um engenheiro. Nesse sentido, sim,a sequência Eau Rouge-Raidillon é uma recta, mas que tem uma “pequenina” particularidade: a saída de ambas está sempre escondida e a trajectória pisa os correctores todos, mas numa certa e exacta medida (perguntem ao Magnussen, ele já sabe). É um exercício de coragem fazê-las a fundo, sem compromisso, sem cedências, acelerando desde La Source até à abordagem de Les combes. Há quem diga que se consegue fazer de olhos fechados, tão inúteis que são os… Ler mais »

MVM
MVM
7 anos atrás

“o piloto tem de levar o pé e apenas pilotar o carros”… e é logo o redactor do AS que escreve o melhor português a permitir que uma frase como esta seja publicada. No melhor pano…
Por outro lado, passei este tempo todo a pensar que Eau Rouge e Signes eram curvas, e afinal vem este Goss dizer-me que não, que são rectas. Já não percebo nada de F1. Ora bolas.

can-am
can-am
7 anos atrás

Logicamente que carros com 2 m de largo, sapatos largos e difusores maiores vão ter uma aerodinâmica muito mais limpa, e agarrarão muito mais ao chão. O ponto fraco nesta equação é a qualidade do calçado que a Pirelli fizer, ou melhor que a FIA mandou a Pirelli fazer. Não devem ser muito resistentes e serem para o durinho, porque se fossem como as misturas moles dos anos 80 e 90,então aos 4 /5 seg ganhos na aerodinâmica iam-se juntar para aí mais 3 ganhos nas borrachas. Daí que a coisa deverá andar pelos 5 seg mais,porque os pneus,apesar de… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  can-am
7 anos atrás

Em 2011 criaram o DRS porque diziam que havia poucas ultrapassagens, mas haver poucas ultrapassagens faz parte do ADN da F1. Antes havia pouca quantidade e muita qualidade, agora é o contrário, à excepção do Verstappen que é um dos poucos que ultrapassa onde tiver de ultrapassar, muitas das ultrapassagens numa zona sem DRS.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado