F1, testes: Red Bull e Mercedes dividem protagonismo

Por a 21 Maio 2018 15:11

Porque há necessidade de acertar algumas coisas nos pneus, foram realizados dois dias de testes no Circuito Barcelona Catalunha, com a RedBull e a Mercedes a mostrarem serviço ao encimarem as tabelas de tempos no primeiro e no segundo dia, respetivamente, com Max Verstappen e Valteri Bottas.

O primeiro dia de testes de Barcelona contou com treze pilotos em pista e promoveu o regresso à Fórmula 1 de Antonio Giovinazzi, enquanto vários jovens estiveram ao volante de carros da Wiliams, McLaren, Toro Rosso e Force India. A equipa de Grove estreou ao volante do Williams o jovem Oliver Rowland, a formação de Zak Brown destacou o prodígio Lando Norris e, também, Oliver Turvey, enquanto a equipa de Faenza colocou em pista Sean Galael. Quanto à Force India, elegeu George Russell e Nicholas Lathifi para estarem ao volante do seu monolugar. Além destes, estiveram em pista no primeiro dia, Max Verstappen (RedBull), Carlos Sainz Jr. (Renault), Sebastien Vettel (Ferrari), Romain Grosjean (Haas), Lewis Hamilton (Mercedes) e Stoffel Vandoorne (McLaren).

O primeiro dia decorreu sem grandes problemas, exceto a bandeira vermelha que Giovinazzi fez sair (e que durou 10 minutos), com os pilotos a cumprirem valioso tempo em pista. O maior número de voltas pertenceu a Lewis Hamilton que efetuou 151 voltas ao traçado de Motmeló. Mas a maioria ficou bem acima da centena de voltas, exceção feita a Stoffel Vandoorne, Lando Norris, Sean Galael e Oliver Turvey.

O mais rápido foi Max Verstappen (1m17,528s), seguido de Carlos Sainz a apenas 0,034s. Para encimarem a tabela de tempos, ambos recorreram aos pneus hipermacios, seguidos de Sebatien Vettel, igualmente com os hipermacios, ficando a 0,.131 segundos do holandês.

A grande surpresa foi a excelente prestação do canadiano Nicholas Latifi, quinto classificado no final do primeiro dia, com a melhor das 107 voltas que cumpriu ao volante do Force India ser cronometrada em 1m18,530s. Foi, claramente, o melhor dos jovens neste primeiro dia. Conseguiu, mesmo, ficar na frente do campeão do Mundo.

Já o estreante Oliver Rowland, conseguiu ser o terceiro piloto entre aqueles que não são pilotos do Mundial de F1, atrás de Latifi e de Giovinazzi, com um Williams. O jovem piloto cumpriu 121 voltas, registando como melhor tempo 1m20,009s. Na cauda da tabela de tempos ficaram Lando Norris, George Russel, Sean Galael e Oliver Turvey.

Neste primeiro dia foram utilizados os pneus Hipermacios, Ultramacios, Supermacios e Macios. Recordamos que os Hipermacios vão ser usados pela primeira vez no Mónaco, tendo os Macios sido usados apenas para controlo.

Segundo dia dominado pela Mercedes

O segundo dia de testes em Barcelona acabou por ser dominado por Valteri Bottas que conseguiu na melhor das 139 voltas que cumpriu o tempo de 1m16,904s. Voltaram a estar em pista 13 pilotos, mas com um plantel bem diferente. Na Mercedes esteve Bottas, na Ferrari foi a vez de Antonio Giovinazzi (no dia anterior estivera com a Sauber), Kevin Magnussen tomou o lugar de Grosjean na Haas, Charles Leclerc ocupou

o seu lugar no Sauber e Robert Kubica na Williams. Repetiram Lando Norris e Stoffel Vandoorne (McLaren), Sean Galael (Toro Rosso), e Nicholas Latifi (Force India). Estrearam-se Nikita Mazepin (Force India), Jack Aitken (Renault) e Jake Daniels (RedBull).

Como referimos, o mais veloz foi Valteri Bottas, seguido a apenas 0,068s por Antonio Giovinazzi (Ferrari) e de Lando Norris (McLaren) a 1,135s. O piloto da McLaren não chegou á centena de voltas, o italiano quase chegou ás 150. Depois de surpreender no primeiro dia, Nicolas Latifi acabou a empunhar a lanterna vermelha com 1m21,412s.

Durante este segundo dia, alguns piões para os pilotos menos experientes, a maioria deles na complicada curva 12, sendo que Lando Norris acabou por mesmo por fazer sair uma bandeira vermelha devido a um problema mecânico.

Mas não foi o único, já que Kevin Magnussen fez sair a bandeira vermelha duas vezes ao parar na pista com alguns problemas técnicos. A Williams continua o seu calvário e o experiente Kubica não conseguiu sair do final da lista de tempos.

As novidades técnicas

Os dois dias de testes em Barcelona foram aproveitados para apresentar muitas novidades. A Renault, por exemplo, continuou a trabalhar no fluxo dos escapes na asa traseira, modificando as saídas das válvulas “wastgate”. A Sauber utilizou câmaras de infravermelhos apontadas aos pneus dianteiros para compreender como funcionam os pneus e a forma destes ganharem ou perderem temperatura. A RedBull andou a experimentar novos difusores traseiros e a Mercedes cumpriu trabalho para a FIA ao testar as novas luzes traseiras montadas nos painéis laterais da asa traseira, passando a existir três luzes na parte de trás dos monolugares. Uma ideia que pode ser colocada em prática rapidamente. Na Toro Rosso, além de uma asa traseira com o perfil em colher, a equipa de Faenza testou vários “T-Wing”, alguns deles com bastante detalhe. Na Mercedes surgiram alguns geradores de turbilhão (vortex) colocadas em cima dos pontões laterais, numa busca de reduzir o arrasto e melhorar o fluxo de ar para a traseira. Além disso, a equipa voltou a testar a “chaminé” no topo do capô motor, pensando já nas provas com mais temperatura ambiente, num claro sinal de que os problemas de arrefecimento ainda existem.

Os “jovens” presentes em Barcelona.

Com 25 anis, o britânico Oliver Rowland (Williams) não é, propriamente, um jovem, mas sim um piloto já com ampla experiência em monolugares, depois de se ter ilustrado no karting com dois títulos Mundiais CIL/FIA em 2008 e 2010. Venceu em 2015 a Fórmula Renault 3.5 e foi terceiro em 2017 na Fórmula 2. Nascido no dia 10 de agosto de 1992, Rowland estreou-se, em Barcelona, na F1.

Já o canadiano Nicholas Latiffi (Toro Rosso), um jovem com 22 anos, foi piloto de testes da Renault o ano passado, estando a competir na Fórmula 2 (segue em 9º após seis corridas). Cumpriu esse campeonato em 2017 (foi 5º com uma vitória e 9 pódios) tendo passado pela GP2 em 2016. Passou pela F3 italiana, começou no karting, mas nunca foi campeão em nenhuma disciplina tendo 7 vitória em 223 corridas já realizadas.

Nascido em Londres há 22 anos, Jack Aitken (Renault) foi segundo na GP3 Serie em 2017, mas ganhou a Fórmula Renault 2.0 Eurocup e a F.Renault 2.0 Alps e, ainda, a Cooper Tires Winterfest – Pro Mazda, em 2015. Tem 21 vitórias em 157 corridas.

Com apenas 19 anos, o russo Nikita Mazepin (Force India) está a disputar a GP3 Series – ocupa o segundo lugar após duas corridas e já com uma vitória – tendo sido piloto de testes da Force India em 2016 e 2017 mantendo esse estatuto em 2018. “Nasceu” no karting e está a bater á porta de uma oportunidade na F1.

O mais velho dos “jovens” já está um bocadinho “fora de prazo”. Mas o piloto que venceu a categoria LMP2 nas 24 Horas de Le Mans em 2014, foi segundo na F3 Britânica e na F.BMW em 2008 e 2006, respetivamente. Falamos de Oliver Turvey, piloto que dominou no karting e tinha uma carreira de sucesso á sua frente. Esteve nos GT japoneses e na Fórmula E, onde continua em 2018.

Ao volante do RedBull esteve Jake Dennis, um jovem britânico com 22 anos, multicampeão de karting nas ilhas britânicas e Campeão do Mundo de Karting Sub 18 em 2010 (tinha 14 anos). Ganhou a F.Renault 2.0 NEC em 2012 e foi terceiro na F3 Europeia em 2015. Está a competir no ADAC GT Masters com um Audi R8 LMS e em 2017 esteve no Blancpain GT Series (foi 9º) e em 2016 passou pela F3 Europeia. Foi quarto GP3 em 2016 e esteve em Spa Francorchamps com um LMP2 em 2016.

Além deles estiveram presentes Lando Norris (McLaren), George Russell (Mercedes) e Sean Galael (Toro Rosso).

Tempos registados em Barcelona

1º dia

1º Max Verstappen (RedBull) 1m17,528s 148 voltas

2º Carlos Sainz Jr (Renault) 1m17,462s 119 voltas

3º Sebastien Vettel (Ferrari) 1m17,659s 136 voltas

4º Romain Grosjean (Haas) 1m18,449s 129 voltas

5º Nicolas Latifi (Force India) 1m18,530s 107 voltas

6º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m18,543s 151 voltas

7º Stoffel Vandoorne (McLaren) 1m18,981s 85 voltas

8º Antonio Giovinazzi (Sauber) 1m19,693s 135 voltas

9º Oliver Rowland (Williams) 1m20,009s 121 voltas

10º Lando Norris (McLaren) 1m20,997s 76 voltas

11º George Russell (Force India) 1m21,478s 123 voltas

12º Sean Galael (Toro Rosso) 1m21,935s 50 voltas

13º Oliver Turvey (McLaren) 1m23,070s 58 voltas

2º dia

1º Valteri Bottas (Mercedes) 1m16,904s 139 voltas

2º Antonio Giovinazzi (Ferrari) 1m16,972s 148 voltas

3º Lando Norris (McLaren) 1m18,039s 90 voltas

4º Kevin Magnussen (Haas) 1m18,274s 75 voltas

5º Nikita Mazepin (Force India) 1m18,344s 112 voltas

6º Jack Aitken (Renault) 1m18,942s 120 voltas

7º Charles Leclerc (Sauber) 1m18,993s 139 voltas

8º Robert Kubica (Williams) 1m19,253s 123 voltas

9º Pierre Gasly (Toro Rosso) 1m19,410s 39 voltas

10º Stoffel Vandoorne (McLaren) 1m19,914s 96 voltas

11º Jake Dennis (RedBull) 1m20,763s 75 voltas

12º Sean Galael (Toro Rosso) 1m20,763s 83 voltas

13º Nicholas Latifi (Force India) 1m21,412s 121 voltas

José Manuel Costa

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