F1, Testes Hungaroring: Sebastian Vettel manteve-se a referência

Por a 2 Agosto 2017 17:24

A marca conseguida por Sebastian Vettel na sessão matinal manteve-se como a referência dos dois dias de testes que decorreram em Hungaroring, numa jornada onde Robert Kubica continuou a impressionar no seu regresso, conseguindo completar a distância equivalente a duas corridas.

Lando Norris bem tentou superar a marca conseguida por Vettel de manhã – 1m17,124s – mas não conseguiu, apesar das melhorias de tempo feitas na fase final do dia rodando com pneus super macios montados no McLaren Honda. O jovem britânico efetuou como melhor uma volta em 1m17,385s, sendo mais rápido que Fernando Alonso na terceira qualificação para o Grande Prémio da Hungria.

Räikkonen ficou perto de dar à Ferrari outra ‘dobradinha’ na pista magiar, pois ficou a sete décimas de Vettel, utilizando os mesmos pneus super macios para efetuar a terceira marca do dia. Isto enquanto Kubica totalizou 142 voltas no Renault conseguindo também efetuar a sua melhor marca – 1m18,572s utilizando pneus ultra macios. O polaco conseguiu superar Carlos Sainz Jr, que dividiu a condução com Daniil Kvyat, com o russo a causar uma bandeira vermelha ao ficar parado em pista pouco depois de ter realizado o seu melhor tempo.

George Russell teve mais um dia de grande trabalho no Mercedes, e depois de ter testado o halo logrou terminar a jornada com um tempo entre os dois pilotos que rodaram com o Force India, Lucas Auer e Nikita Mazepin. Já Pierre Gasly efetuou uma centena de voltas no Red Bull, completando o top dez, à frente de Luca Ghiotto, no Williams, Santino Ferrucci, no Haas, e Nobuharu Matsushita, no Sauber. Isto num dia que foi encurtado em dez minutos, por via de várias bandeiras vermelhas.

Tempos do segundo dia

1. Sebastian Vettel (Ferrari) 1:17,124 – 40 voltas

2. Lando Norris (McLaren-Honda) 1:17,385 – 91 voltas

3. Kimi Räikkonen (Ferrari) 1:17,842 – 60 voltas

4. Robert Kubica (Renault) 1:18,572 – 142 voltas

5. Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) 1:18,850 – 68

6. Daniil Kvyat (Toro Rosso) 1: 19,116 – 54

7. Lucas Auer (Force India-Mercedes) 1:19,242 – 49 voltas

8. George Russell (Mercedes) 1:19,391 – 90 voltas

9. Nikita Mazepin (Force India-Mercedes) 1:19,692 – 48 voltas

10. Pierre Gasly (Red Bull-Renault) 1:20,337 – 107 voltas

11. Luca Ghiotto (Williams-Mercedes) 1:20,414 – 161 voltas

12. Santino Ferrucci (Haas-Ferrari) 1:20,994 – 116 voltas

13. Nobuharu Matsushita (Saber-Ferrari) 1:21,998 – 121 voltas

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Cágado1
6 anos atrás

Absolutamente impressionante o Lando Norris.

Pity
Pity
Reply to  Cágado1
6 anos atrás

E ainda por cima é giro 🙂

Cágado1
Reply to  Pity
6 anos atrás

Nesse aspecto as minhas opções são distintas. Prefiro a Susie Wolff 😉

Pity
Pity
Reply to  Cágado1
6 anos atrás

Obviamente 🙂

MVM
MVM
6 anos atrás

O desempenho do Lando Norris neste teste só é surpresa para quem pensa que os pilotos chegam à F1 caídos do céu aos trambolhões. Ele é o melhor e mais promissor da actual geração de jovens pilotos – Max Verstappen incluído.
Quanto ao Kubica, portou-se bem mas ainda lhe faltam muitos décimos de segundo para substituir o Palmer. Se tivesse chegado ao segundo 17, seria titular já no GP da Bélgica.

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  MVM
6 anos atrás

Ele respondeu que não conseguiu simular uma “Qualificação” no fim devido às bandeiras vermelhas, mas que isso não era o mais importante.
— Entretanto, há quem diga que onde ele perdia tempo inicialmente era na chicane. Percebe-se.

F1_4ever
6 anos atrás

O Kubica sendo a primeira vez que guia um carro de 2017 fez 1:18,572 enquanto o Palmer na qualificação para o GP da Hungria fez 1:18.415 tendo já muito conhecimento deste carro, ou seja o Kubica ficou apenas a 1 décimo do tempo dele.
Por isso só tenho a dizer: Bye, Bye Palmer….

Fernando Cruz
Fernando Cruz
6 anos atrás

Não foi nesta pista que Kubica foi batido pelo estreante Petrov, quando aqui correu pela última vez? Agora ficou a pouco mais de 1 décimo do tempo do Palmer no GP da Hungria… mas pode já fazer melhor do que o inglês se o colocarem no FP1 em Spa, ou não? Parece-me que deviam colocar o Kubica nos FP1 até final da época e dar-lhe um fim de semana completo ainda este ano…

MVM
MVM
Reply to  Fernando Cruz
6 anos atrás

Lembre-se que o Kubica fez o melhor tempo com pneus ultrasoft, enquanto o Palmer se qualificou com os supersoft. Teoricamente, o Kubica podia ter feito melhor: o Lando Norris, com os ultrasoft, bateu o tempo da qualificação do Alonso.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  MVM
6 anos atrás

O Lando Norris deve ser muito especial, mas a comparação que interessa é com o Palmer. Convém também não esquecer que em 2010 com a Renault o Kubica foi naturalmente muito superior ao colega de equipa da altura e só foi batido em duas ocasiões: em Abu Dhabi (na qualificação) e em Hungaroring (na qualificação e na corrida). Portanto tudo indica que esta era a pista menos favorável para o polaco causar uma grande impressão (tendo em conta o seu desempenho antes do acidente, no auge da carreira). Por isso acredito que pode recuperar todos esses décimos de segundo já… Ler mais »

MVM
MVM
Reply to  Fernando Cruz
6 anos atrás

O Lando Norris É muito especial. Se o mencionei foi por ser um bom exemplo do que era possível fazer com pneus ultrasofts neste teste. Gostava de ter tantas certezas como o meu caro quanto ao Kubica, mas não tenho. Tudo o que tenho é comparações que não me deixam razões para me sentir optimista. Com os ultrasofts não fez melhor do que o Jolyon Palmer tinha feito na qualificação com supersofts e ficou muito atrás dos tempos do Hülkenberg. Se o Robert tivesse entrado no segundo 17, teria esperança e até já o via tomar o lugar do Palmer… Ler mais »

F1_4ever
6 anos atrás

Viram as fotos dos testes no site GP Update? Quando o Kubica ia a sair para a pista a placa com a foto e o nome do Nico Hulkenberg que estava por cima da porta da boxe caiu e ainda bateu na asa traseira do carro do Kubica.

F1_4ever
6 anos atrás

Agora é que vi o video do que aconteceu para o painel cair, fica aqui o link, foi falta de hábito á maior largura destes carros de 2017:
http://www.autoportal.iol.pt/desporto/formula-1/video-kubica-fez-estragos-ainda-antes-de-entrar-em-pista/

rodríguezbrm
rodríguezbrm
6 anos atrás

Só uma correcção: o Norris fez esse tempo com os US. O que não deixa de ser impressionante. E recordar que em Maio rodou no Aut. de Portimão.

MVM
MVM
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

Sim, com um carro de 2011. Apesar de ter sido em Portugal, não tivemos notícias deste teste.

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  MVM
6 anos atrás

Eu na altura alertei aqui no site que estavam em Portimão.

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

O MVM desculpe, só mais tarde é que me apercebi que já tinha feito a referencia aos US do Norris.
— Quem está hoje no 2º dia de testes da Pirelli em Barcelona é a Ferrari. Ontem parou às 4h por falta de peças, hoje voltaram ao trabalho, 1200 kms para cumprir, tiveram que chamar o Leclerc para completar esse programa, 4 GP em um dia era demais.

noteam
noteam
6 anos atrás

Os tempos são o que menos importa neste tipo de testes, se assim não fosse nunca teríamos um Mclaren em 2º (isto independentemente do Norris ser um talento). No caso do Kubica muito concretamente, o próprio desde logo referiu que a performance era o menos importante neste teste, cumprir os planos delineados pela equipa e tentar fornecer o máximo de informação possível aos seus engenheiros era prioridade. Nesse sentido, foi um óptimo dia para o polaco e para a Renault já que fizeram 142 voltas! Pelo que deu a perceber, terminou os testes sem qualquer limitação física e isso são… Ler mais »

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  noteam
6 anos atrás

O Kubica não pode desfrutar dos Ultrasoft, com pouca carga de combustível e com a T-Wing, caso contrário teria tirado pelo menos 5 ou 6 décimos baixando do 1″18 que o levaria aos tempos do Kimi. Há pilotos mais rápidos ( acho que já havia antes) mas há que ter em conta essa circunstancia.

Pity
Pity
6 anos atrás

Em resposta aos colegas que debateram a prestação do Kubica, eis as declarações do piloto ao Gpupdate:
http://www.gpupdate.net/en/f1-news/356694/kubica-to-stay-very-very-realistic-after-test/

MVM
MVM
Reply to  Pity
6 anos atrás

Obrigado pelo contributo. Já tinha lido as mesmas palavras no motorsport.com e fiquei, na altura, com a impressão que o próprio RK não estava muito optimista quanto ao seu regresso à F1. É evidente que este regresso seria um dos acontecimentos mais importantes para a F1 dos últimos tempos, mas o teste deixou muitas dúvidas quanto à rapidez pura do Kubica.

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  MVM
6 anos atrás

Um piloto sempre interessante de ouvir:

https://www.youtube.com/watch?v=2ex89L–OZU

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