F1, Testes de Barcelona: Quem ‘ganhou’ a pré-época?
A pré-época de testes de Fórmula 1 terminou com os dois pilotos da Ferrari a realizarem os melhores tempos, a McLaren e Fernando Alonso surgem no pódio da tabela de tempos e o melhor dos Mercedes surge apenas no oitavo lugar.
Os melhores cinco registos foram todos feitos com pneus híper macios, mas como é hábito em testes, estar a falar de tempo por volta é quase uma inutilidade. Dá para perceber se o carro é rápido, mas não vale a pena tirar conclusões, porque ninguém explica porque o melhor Mercedes só surge em oitavo, apesar do composto de pneus menos performantes, ‘explicar’ parte…
Vamos a factos. Sebastian Vettel fez o melhor tempo, na frente de Kimi Raikkonen e os dois Ferrari registaram 929 voltas nos oito dias de testes. A Mercedes não teve pilotos em destaque nas tabelas de tempos, mas foi a equipa que mais rodou, por longe margem, registando 1040 voltas, quase mais dois Grandes Prémios que a Ferrari. Pelo menos fiável é de certeza.
O terceiro melhor registo foi de Fernando Alonso mas a McLaren-Renault foi de longe a equipa que menos rodou, fazendo menos 441 voltas que a Mercedes.
A Red Bull Racing ficou colocada a seguir na tabela de tempos com Daniel Ricciardo a registar o quarto crono, dois décimos atrás do McLaren. A equipa rodou 783, menos 257 que a Mercedes…
A seguir a Renault. Carlos Sainz ficou a 0.910s de Vettel, a Renault realizou 795 voltas, menos 245 que a Mercedes…
E por aí fora. Como se vê na tabela abaixo, estes são números factuais, e toda e qualquer conclusão que se queira tirar a mais relativamente a quem ganhou a ‘pré-época’, é só uma questão de olhar para os números da forma como lhe der mais jeito…
Por exemplo a McLaren, tem o terceiro melhor tempo, mas está na cauda em número de voltas. Até podiam ter realizado só uma, e feito o melhor tempo…
A Toro Rosso-Honda tem o sétimo melhor registo e é a terceira melhor equipa em número de voltas.
O motor Mercedes foi o que teve a média mais alta de voltas, 607, contra as 547 da Ferrari. A Honda realizou 498 e a Renault, a média das três equipa é 478 voltas.
Tendo em conta que ter o mesmo motor não significa ter a mesma fiabilidade, registe-se o facto da Mercedes e da Ferrari, equipas ‘oficiais’ serem as que mais rodaram com os seus motores, mas no caso da Renault, foi a Red Bull que mais andou.
Passando para as equipas, é curioso que as cinco primeiras que mais rodaram, fizeram-no na exata mesma ordem com que terminaram o campeonato de 2017.
Número de voltas nos oito dias de testes:
1º Mercedes 1040
2º Ferrari 929 -111
3º Toro Rosso 822 -218
4º Williams 819 -221
5º Renault 795 -245
6º Sauber 786 -254
7º Red Bull 783 -257
8º Force India 711 -329
9º Haas 695 -345
10º McLaren 599 -441
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Conclusão, o que se pode concluir é que não se pode concluir nada. Conclui-se portanto que só depois de concluído o primeiro GP é que se poderá concluir alguma coisa. Concluo o meu texto com a seguinte conclusão: está tudo em modo thriller.
Concluo.
Temos filosofo!
Eu. “Amandem-me” a taça faxavor.
O Roscoe não deixa ninguém pegar na taça, se alguém se aproximar vai ser mordido.
Parece que a Ferrari tem um carro muito rápido e está ao nível da Mercedes que escondeu um pouco o jogo. Tal como no ano passado, o piloto fará a diferença.
A RedBull também parece estar mais perto das duas primeiras do que no ano passado.
Em relação à McLaren, apesar de haver por ai um palerma que já andou a fazer o funeral da equipa, parece que este tempo obtido pelo Alonso, afinal, deixa boas indicações… Cumprimentos
Perfeitamente de acordo. Cumprimentos.
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