F1: Tensão na relação McLaren e Honda?

Por a 2 Março 2017 10:56

A história surgiu no jornal espanhol AS, e refere que a McLaren estará a avaliar a possibilidade de se ‘divorciar’ da Honda. E com efeitos imediatos. Como já se percebeu a preparação para a nova época de F1 já teve demasiados contratempos, em tão pouco tempo, e está a fazer regressar os ‘fantasmas’ de 2015, em que as coisas foram más demais para ser verdade. Só que, com dois anos de experiência em cima, pensava-se que as coisas tivessem melhorado muito, e na verdade o crescimento de 2016 foi progressivo e evidente. Contudo, neste momento, o pior cenário está de novo em evidência e o facto da Honda ter optado por fazer do zero uma nova unidade motriz pode não estar a ajudar. E a partir daqui, das duas, uma, ou o conceito é bom e uma vez que ultrapassados os problemas – que na verdade são naturais em tudo o que é totalmente novo – são ultrapassados, ou se ‘isto’ for para continuar a parceria não aguenta novo ano como o de 2015. Contudo, parece-nos que a informação publicada pelo AS, que refere um ‘divórcio’ iminente, é extemporânea. A menos de um mês do começo do campeonato, mudar de motor é pouco menos que impossível. Por isso, há que manter a cabeça fria nesta altura para os lados de Woking, mas não nos admirávamos que se as coisas continuarem no mesmo pé em que estão agora, alguma coisa irá acontecer lá mais para a frente.

Como é lógico, a McLaren já veio a público descartar a possibilidade de divórcio com a Honda, ao mesmo tempo que os japoneses se desculpam pelas falhas. Foi o próprio Éric Boullier, diretor de corridas da McLaren, garante que isso não vai acontecer: “Como qualquer casamento, existem altos e baixos, não há plano nenhum para abandonar a Honda…”

Para já, Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne estão limitados a séries curtas de voltas. Por acaso, hoje, com a pista molhada, até estão a andar bem, mas isso percebe-se, pois com a água não é necessário puxar tanto pelo motor…

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MVM
MVM
7 anos atrás

Quem está a andar hoje é o Stoffel Vandoorne e está neste momento em penúltimo com 18 voltas. É evidente que não vai haver ruptura do contrato nesta altura, mas o facto é que a Honda, ao voltar à estaca zero, deitou pela janela fora a experiência acumulada nos últimos dois anos (o que, convenhamos, também não é uma grande perda…) e é bem possível que esta seja mais uma época de aprendizagem, como a de 2015. Mas também é preciso ter em mente que a McLaren não faz um bom carro desde 2012. Não me parece que a história… Ler mais »

mdcc220
mdcc220
Reply to  MVM
7 anos atrás

Vejo 2 grandes problemas nesta relação para 2017: 1) Fabricar um motor totalmente novo. Mesmo que o outro não fosse grande espingarda, permitiu á equipa no final da última época rodar consistentemente entre os 8 mais rápidos nas corridas. Certamente haveria algo de bom para aproveitar para o motor deste ano. 2) O conceito de aprendizagem é relativo. A aprender estamos sempre. O estagnar é que é preocupante. E nesta relação, o que se tem visto, é que ao mínimo problema, estagna-se! Param tudo, deitam ao lixo e fazem de novo. Ou seja, na “aprendizagem” não se aprende nada porque… Ler mais »

tasladentro
tasladentro
Reply to  mdcc220
7 anos atrás

Realmente é mesmo muito caricato. Parece que quando se está a seguir o rumo certo, já não faz sentido, ou seja voltam a criar um novo motor, novos componentes, etc… e no primeiro teste a serio que não deveriam falhar, tudo falha. Tudo, pois não deverá ter sido só uma fuga de óleo.

Pity
Pity
7 anos atrás

Eu gostava de saber como é que alguém se divorcia “com” outra. Se calhar, quando casa, casa “de” alguém 🙂 Isto deve ser do convívio com os estagiários…. Cuidado JLA, que a doença é contagiosa 🙂

can-am
can-am
7 anos atrás

É uma tristeza. Como aqui sempre disse,esta parceria tem os dias contados.
Os japoneses nos últimos 20 anos perderam totalmente o pé na F1 e só têm dado barraca ( Toyota e Honda). O futuro da Mclaren joga-separa os lados da Germania ( BMW e Audi).

magiclonso
magiclonso
7 anos atrás

A situação já é má, e com estes rumores ainda pior! Mas de facto, a Honda está a passar uma péssima imagem. 2015, estou como outro, ninguém podia esperar grandes coisas da Honda, mas passados dois anos, e não são capazes de fazer uma unidade de potencia ao menos fiável? O que aprenderam durante estes dois anos? Ao fim deste tempo, a Honda, tem a obrigação de fazer um motor de raiz no mínimo bom, e ao fim de 4 dias de teste, ninguém sabe o que aquele carro vale! Abc

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Se o divórcio acontecer, vejo a Mclaren a optar pelo motor Renault até encontrarem uma solução só para si (que seria a vantagem de trabalhar com a Honda). Porque não estou a ver a Ferrari a ceder os motores a uma rival como a Mclaren e a Mercedes não deve querer voltar a trabalhar com a Mclaren.

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