F1, Sebastian Vettel: “Serei esquecido rapidamente, e por mim tudo bem”

Por a 7 Março 2021 09:45

Sebastian Vettel é daquelas personalidades que nunca se importou muito com o culto da imagem, por exemplo, em total antítese do que faz Lewis Hamilton. Redes sociais para o alemão, teve que ser quase à ‘força’, e mesmo assim, não foi fácil. Bastava ir acompanhando os números ao longo dos anos.

Mas isso não foi, não é nem nunca será um problema para si, pois sempre viveu muito bem com isso, e assim continuará. Em declarações recentes ao Motorsport.com, disse acreditar que será “esquecido muito rapidamente” quando sair de F1, e vive “bem com isso”.

Se nos lembrarmos bem, existem apenas três pilotos, Lewis Hamilton, Michael Schumacher e Juan Manuel Fangio, que ganharam mais títulos mundiais de pilotos do que Vettel, que é o quarto na lista dos mais triunfadores, ao lado de um ‘monstro’ como Alain Prost. Muitos podem dizer que os títulos foram ganhos numa época de domínio, tal como Lewis Hamilton, ao contrário dos pilotos no passado, mas a verdade é que Vettel devia ser bem mais admirado pelo que fez, e ainda está a fazer, na Fórmula 1, e não o é. Mas como se diz na gíria, é para o lado que o alemão dorme melhor…

Talvez seja Lawrence Stroll, com o seu projeto Aston Martin F1, que venha dar um forte abanão à disciplina, e se acreditamos que este ano isso será difícil, porque não 2022, e porque não Vettel ser novamente campeão? Vettel é um extraordinário piloto a quem as coisas não correram bem, na fase final, na Ferrari. Mas quem acreditar que perdeu muitas capacidades, desengane-se. Um piloto da categoria de Vettel ‘renasce’ num instante: “Não me interessa o que as pessoas pensam O nosso mundo olha sempre em frente, o que é positivo, mas não se pode ficar parado no passado, caso contrário ainda estaríamos aqui a falar de Juan Manuel Fangio como o Deus de todos os pilotos. Acho que ele era um grande, um piloto muito especial. Mas se hoje perguntarmos a um jovem de 15 anos quem foi Juan Manuel Fangio, penso que não poderiam dar uma resposta. No final isto não é errado, no sentido em que o tempo passa e voltará a passar. Tenho a certeza de que quando me despedir da Fórmula 1, serei esquecido muito rapidamente e por mim tudo bem, penso que é isso mesmo. Esta é também a razão pela qual não estou muito preocupado em ter de provar algo às pessoas e concentro-me apenas em quem tenho à minha frente e em mim próprio. Não quero parecer egoísta ou arrogante, mas no fim sou eu e a equipa. Há pessoas que me apoiam e que me têm dado muito nos últimos 10 anos, estando ao meu lado independentemente do último resultado. A F1 anda cada vez mais depressa, não só em termos de velocidade na pista, mas também nas avaliações que agora se baseiam nos dois últimos anos.

Pode-se sair do nada e ser julgado como herói após algumas boas corridas ou, como no meu caso, ter mais de 50 vitórias e ser julgado como mediano. São assim as coisas hoje”, disse.

E tem toda a razão, pois não há presente nem futuro, sem conhecer o passado…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
14 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
race_on
race_on
3 anos atrás

Simplesmente fantástico !!

josemj
josemj
3 anos atrás

Depressão já na pré temporada? Talvez já antevendo os resultados. Um piloto que para vencer, precisa necessariamente ter o melhor carro e largar na frente. Se tiver que duelar por posição invariavelmente comete erros. Ele consegue dar uma dimensão exata de quão superiores eram aqueles carros da Red Bull com motor Renault antes da era hibrida. Como pessoa pode ser um ótimo sujeito, mas como piloto, não tem calibre para o número de títulos que possui. Deveria agradecer Adrian Newey e a Red Bull, todos os dias pelo presente que recebeu.

831ABO
831ABO
Reply to  josemj
3 anos atrás

Mude de cassete. Essa gravação já cansa.

MP67
MP67
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Na falta de argumento melhor serve a a célebre cassete mas o Newey merecia os 4 campeonatos.

can-am
can-am
3 anos atrás

O problema é que na F1 actual ,higienizada, pão sem sal, ao sabor dos medievalismos retrogrados de hoje,os pilotos não têm nem os deixam ter personalidade. O Vettell, é, pelos números, um dos grandes de sempre. Tivesse ele estado numa Mercedes e não numa Ferrari, onde acabou por queimar bastante a sua imagem, provavelmente teria um palmarés igual ou superioor ao do Hamilton.Quiçá.
A vida é feita de escolhas,turning points.Ele viu-se e foi visto como o sucessor do Schumacher, e quis seguir as mesmas pisadas dele.Só que a História nunca se repete, embora muitos ainda continuem a julgar que sim.

Last edited 3 anos atrás by Speedway
hellrun
hellrun
Reply to  can-am
3 anos atrás

Quais é que são os “medievalismos retrogrados” de hoje em dia ? Os pilotos não têm personalidade? Há quem tenha e quem nao tenha. Até já ouvi aqui criticar pilotos com personalidade, porque “não se deviam meter” em determinados assuntos. Gostei desta entrevista do Vettel. Mas acho que se ele tem estado na Mercedes, tinha ganho alguns titulos, mas tinha perdido outrso contra (por exemplo) um Rosberg. Quiçá.

joaofff
joaofff
3 anos atrás

Concordo. Precisas de te retirar. O cheiro a alcatrão que todas as tenporadas levavas após a chegada da lenda Lewis, deixou te pior que a covid. Aguentem, ai aguentam, aguentam…

netomark2882021_gmail_com
netomark2882021_gmail_com
Reply to  joaofff
3 anos atrás

Ui ui. A lenda que tu falas só começou a ganhar títulos por causa que a Mercedes construiu os melhores carros da F1. Se não fosse a Mercedes ele ainda estava com o sortudo campeonato que ele ganhou na última curva em 2008.

GetInThe8Lewis
Reply to  netomark2882021_gmail_com
3 anos atrás

2008? Sozinho um ano inteiro contra 2 ferraris? O melhor campeonato ganho nos ultimos 12 anos…e de longe o mais bonito da carreira dele

Last edited 3 anos atrás by GetInThe8Lewis
Cágado1
3 anos atrás

Como é que se pode afirmar isto, como uma verdade inquestionável: “Um piloto da categoria de Vettel ‘renasce’ num instante”? Todos os grandes desportistas têm uma altura em que deixam de ser competitivos. Ninguém sabe se o marasmo em que o Vettel está há 2 anos e meio é por ter chegado essa altura, ou é apenas uma fase pior. Podemos conjecturar, ter a nossa opinião, mas não certezas. Será um dos pontos a observar com interesse nesta temporada de 2021. Quanto às palavras do Vettel, são muito mais sábias e ficam-lhe muito bem. Tiro-lhe o meu chapéu. Que diferença… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Que grande Gentleman™, ao contrário do campeão do Twitter, Vettel não persegue as câmaras nem os microfones para se fazer de vítima. Sem dúvida um grande campeão.

Last edited 3 anos atrás by Frenando_Afondo™
917/30
3 anos atrás

Eu com 15 anos sabia quem era o Fangio e todos os outros… Claro que Vettel não vai ser esquecido rápidamente. Um piloto com os resultados dele ja ficou na história, muito embora, apesar de ter melhores números, não o considero ao nível de um Lauda, Piquet ou Prost por exemplo.

MP67
MP67
3 anos atrás

Bom piloto mas não pertence ao clube dos 20 melhores que passaram pela F1. Podem dizer o que quiserem, sem o Newey o Vettel nunca seria campeão.

c_s_amaral
c_s_amaral
3 anos atrás

Salvo algumas raras exceções a maior parte dos campeonatos foram ganhos por quem tinha os melhores carros e este facto tem sido mas evidente nos últimos anos porque a fiabilidade aumentou muito.
Noutros tempos até os melhores carros avariavam muito mais.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado