F1: São várias as opções para substituir Lewis Hamilton na Mercedes em 2025

Por a 3 Fevereiro 2024 13:53

A sensacional mudança anunciada, que levará Lewis Hamilton a deixar a Mercedes no final da temporada de 2024 e mudar-se para a Ferrari, passou a ser o foco principal das notícias sobre a Fórmula 1 e dando início à especulação em torno do mercado de pilotos. As atenções voltam-se para quem pode ser o substituto adequado ao britânico na equipa de Brackley em 2025. 

Ofuscando o lançamento da Haas ou a decisão da Formula One Management sobre a Andretti – parece que a saída de Günther Steiner foi um acontecimento de um passado longínquo, por coincidência, foi ele quem disse no final do ano passado que acreditava que o mercado de pilotos iria começar a mexer muito cedo em 2024 – a saída de Hamilton da Mercedes abre novas possibilidades no mercado de pilotos, até porque Carlos Sainz ficará livre para procurar uma nova equipa. 

São vários os pilotos já apontados como opção para a equipa de Toto Wolff, começando com o piloto espanhol que perderá o lugar na Ferrari. Com duas vitórias na carreira na Fórmula 1, Sainz tem sido apontado ao projeto da Audi, ficando agora livre de poder rumar à Sauber em 2025 para se manter na estrutura no ano da entrada oficial da marca alemã na F1. No entanto, o jornalista Lawrence Barreto, do F1.com, dá conta de algumas conversas entre Wolff e quem gere a carreira de Sainz nos últimos anos. Estando agora a porta de saída aberta da Ferrari, poderá ser mais fácil ao austríaco aliciar o piloto espanhol. 

Outro nome muito falado, apesar de haver rumores sobre um possível regresso à Red Bull também em 2025 e outros que o dão como próximo da Sauber, é Alexander Albon. O tailandês, atualmente piloto da Williams depois de ter sido reserva da Red Bull, tendo saído da F1 durante um ano quando foi despromovido da Red Bull para a Toro Rosso, é um piloto talentoso, mas o facto de ter sido companheiro de equipa e com melhores resultados do que Nicholas Latifi e Logan Sargeant na equipa britânica, é visto por alguns como um elemento que ainda tem de provar que pode atingir o nível para estar de novo numa equipa que luta por vitórias em corrida e títulos. 

Muito falado para acompanhar George Russell na Mercedes, tem sido Fernando Alonso. No entanto, o nome do piloto espanhol surge quase sempre neste tipo de mudanças no mercado. O seu contrato com a Aston Martin termina no final do corrente ano, ainda tem muita velocidade e experiência, mas seu alto salário e personalidade forte podem ser um desafio. Não é que a Mercedes não tenha capacidade financeira para pagar a Alonso, mas George Russell aufere, pelos cálculos da Forbes de 2023, muito menos do que os 34 milhões de dólares do espanhol na Aston Martin. O ambiente não deveria ser o melhor na Mercedes, com o sucessor de Lewis Hamilton, como chamou Toto Wolff a Russell, a ganhar menos do que o bicampeão do mundo Alonso. 

Também a hipótese do regresso de Sebastian Vettel à F1 para pilotar pela Mercedes parece pouco exequível. Além do facto de Wolff ter dito que considera a saída do alemão definitiva, Vettel tem outros projetos de voltar à competição dois anos depois de ter saído parece muito pouco provável. 

Esteban Ocon teve ligações à Mercedes, antes de  rumar à Renault/Alpine. Tem contrato com a equipa até o final de 2024 e a sua relação próxima com Toto Wolff pode permitir um salto na sua carreira, mas mostrou que realmente ser um valor seguro na F1 como foi anunciado numa altura precoce da sua carreira. 

Dos atuais pilotos da grelha, não podemos esquecer que Valtteri Bottas pode fazer o caminho inverso ao que fez no final de 2021. No entanto, o piloto finlandês já deu conta de estar mentalmente melhor na Sauber do que o período que passou na Mercedes. Quererá voltar a sentir a pressão das vitórias? 

Outras opções surgem com nomes menos conhecidos, uma vez que se tratam de jovens pilotos do programa da equipa. Frederik Vesti tem feito uma carreira alicerçado em bons resultados nas fórmulas juniores e tendo agora 22 anos de idade, pode ser visto como possibilidade para aprender ao lado de George Russell. Entre os jovens, há ainda que destacar o mais jovem Andrea Kimi Antonelli, que é tido como um piloto com grande potencial. Seria uma progressão natural para este Kimi assumir o posto de Hamilton, mas a equipa pode hesitar em colocá-lo numa posição de tanta pressão tão cedo em sua carreira, o mesmo se pode afirmar de Vesti. Seria mais razoável tentar trazer Albon para ser companheiro de Russell e colocar um destes jovens na equipa cliente Williams. 

Falta Mick Schumacher, que mantém a função de piloto de reserva da Mercedes apesar de vir a competir pela Alpine no Campeonato do Mundo de Resistência. O piloto alemão ficou sem espaço na F1 quando a Haas optou pelo regressado Nico Hülkenberg e tem ainda a esperança de voltar à grelha da disciplina de monolugares. Disse várias vezes o mesmo, inclusive ao AutoSport quando testou em Portimão. Pode ser a hora de Mick Schumacher com a saída de Hamilton.

Se quiser dar a sua opinião sobre este tema, pode votar na sondagem AutoSport, AQUI.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
3 meses atrás

No lugar da Mercedes, não tinha pressa. Acho o Russell um bocado inconsistente para lhes dar segurança, podem precisar de outro piloto rodado. A médio prazo apostava no Antonelli, depois de o fazer rodar na Williams, se fizer uma boa F2. Se o Russell se mostrar mais sólido este ano, apostaria por 2 no Pérez ou Ricciardo. Se o Russell mantiver o padrão e Alons tb, era nele que apostava. Se o Antonelli não provar, ia buscar o Piastri à McLaren – isto, claro, se não conseguirem roubar o Norris, que estaria sempre no topo da lista. Têm tempo para… Ler mais »

Last edited 3 meses atrás by Cágado1
Pity
Pity
Reply to  Cágado1
3 meses atrás

Concordo. Acho que vão ver como decorre a primeira parte da época aos candidatáveis antes de decidirem.

dannyricfanclub
dannyricfanclub
3 meses atrás

Contratarem o Andrea Kimi Antonelli seria um golpe de génio, mas duvido que aconteça. Provavelmente vão querer um piloto experiente. O Lando Norris seria uma hipótese, mas neste momento a McLaren parece ter mais potencial que a Mercedes.
Felizmente na redacção do AS há alguém com bom senso: o PAM não mencionou o «Danny Ric» nem o Hulk…

Cágado1
Reply to  dannyricfanclub
3 meses atrás

Não achas que fazias melhor em ficar recatado sobre assunto uns dias, a ver se o pessoal se esquece que tu disseste que a mudança era só um boato, 1h antes de ser confirmada?…😉
Votos de melhor pontaria para a próxima!

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  Cágado1
3 meses atrás

Acho que perdeu uma bela oportunidade de estar calado, ou quietinho com os dedinhos. Você passou o tempo todo a enganar-se sobre o valor de certos pilotos, como – assim de memória – o Antonio Giovinazzi. Apesar do seu passado como agente desportivo, percebe muito pouco disto e só dá valor a pilotos popularuchos mas de valor muito relativo, como o Danny Ric e o Hulk. Por isso, quem devia ficar recatado era o meu caro (que, por sinal, também não tinha muitas certezas aquando da notícia que comentei…!).

Cágado1
Reply to  dannyricfanclub
3 meses atrás

Hihihi ficaste tocado, vê lá se aprendes. 🤣🤣🤣 Claro que eu não tinha a certeza, ninguém podia ter. Mas lês muito mal, o meu post analisava precisamente os sinais que podiam corroborar ou não a notícia. Nestas coisas a minha postura é esperar para ver. A grande diferença entre nós é que eu não sou um homem de certezas, adapto-me ao que vai sendo a evolução e não tenho problema nenhum em errar – como terei errado com o Giovinazzi. Quando algo demonstra que estou errado, a 1.ª coisa que faço é admiti-lo. Tu, por oposição, és um homem cheio… Ler mais »

canam
canam
3 meses atrás

A AMG tem vivido todos estes anos de sucessos sob o guarda chuva desportivo/politico/ mediatico do Hamilton.A equipa vivia muito em função dele.
Isso agora irá terminar, mas desengane-se quem julga que eles agora vão secundariza-lo pelo facto dele sair. Isso é não conhecer o clima : ninguém quer ter problemas de qualquer tipo com ele.
A equipa corre o sério risco de decair e bastante em todos os aspectos.

Scb
Scb
3 meses atrás

Tem muitos mas não é grande escolha. A maior parte dos nomes falados são só número: Mick, Ocon, Bottas. Norris deverá renovar pela McLaren senão seria minha escolha n 1. Albon seria o seguinte. Caso falhe este há Sainz. A não ser que digam todos não à Mercedes (se esta disser estiver mal em 2024 podem preferir outras opções). Quanto a jovens pilotos, não se devem estrear numa equipa de topo muito menos para substituir um 7 vezes campeão do mundo. Isso é matar o gajo logo à partida. Até o Max começou pela Toro Rosso, Leclerc pela Sauber e… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Scb
3 meses atrás

Onde é que se estreou o Hamilton? A McLaren, na altura, não era uma equipa de ponta?

leandro.marques
Reply to  Pity
3 meses atrás

Diferente. Muito diferente. Nesse ano saíram kimi, Montoya e de lá Rosa. Entrou um fenômeno como Alonso com títulos na mão e resolveram dar uma hipótese a um miúdo da sua academia. Factos diferentes de agora em que sai um piloto que tem 7 títulos e só lhes resta um russel que não tem demonstrado o que diziam ele ser. Sim, foi campeão da F2, mas também o foi Mick e é reserva desta equipa e tem de andar a fazer endurance para se manter ativo enquanto o terceiro e o sexto classificado do ano de Mick campeão ainda por… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  leandro.marques
3 meses atrás

Montoya e de la Rosa, grandes campeões 🙂
Alonso fenómeno? Muito bom piloto, sim, mas fenómeno é exagero.
Quanto ao Mick, não sendo um piloto extraordinário, é melhor do que mostrou naquela grande equipa chamada Haas.
Para terminar, Russell é muito bom piloto, já o demonstrou várias vezes.

leandro.marques
Reply to  Pity
3 meses atrás

Exato, de jeito só tinham Kimi. Daí ao apostarem num bi campeão, acabadinho de derrotar por duas vezes aquele que – talvez – ainda seja o maior nome de sempre da F1, poderiam apostar de forma mais confortável num estreante com tudo para provar. Algo diferente de agora visto que se fizessem essa aposta do outro lado da garagem não está um nome forte e/ou consagrado. Fenômeno sim, ainda hoje em dia o prova. Mick é muito melhor piloto do que a haas lhe permitiu demonstrar, concordo. Não concordo que seja um bom piloto o britânico mais jovem da mercedes.… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado