F1: Reescrevendo os regulamentos com o KERS e o regresso aos pneus ‘slick’

Por a 16 Fevereiro 2017 11:08

 

A época 2017 será possivelmente aquela que maior revolução técnica traz à Fórmula 1 nos últimos 20 anos.

Um regulamento que para alguns vai buscar conceitos do passado mas que tem presente o facto de agora estarmos diante de uma nova realidade – a dos sistemas híbridos e das unidades de potência.

No final da década passada a F1, em 2009, as coisas eram algo diferentes. Havia um ênfase numa redução de carga aerodinâmica, tornando as ultrapassagens muito mais difíceis. Isto mesmo antes de surgir a polémica do difusor duplo.

A segunda área explorada pelas equipas foram os pneus, com os ‘slick’ a regressarem após uma ausência de 11 anos, pondo fim ao domínio dos pneus de sulcos, que coincidiu com o facto da Bridgestone ter passado na altura a ser o fornecedor da F1. O desafio foi também lidar com pneus dianteiros mais estreitos, mudando consideravelmente a relação de aderência, colocando tónico maior na distribuição do peso e no equilíbrio aerodinâmico.

Também houve mudança nos motores, com uma regra pensada em termos de redução de custos, que restringia os pilotos a oito propulsores por época num ano com 18 provas, e todos eles com um regime máximo de 18.000 rpm.

Mas a grande novidade foi mesmo a introdução do KERS – sistema cinético de recuperação de energia – que acabou por ser relevante para a indústria automóvel.

Esperava-se que o KERS ajudasse a incrementar o número de ultrapassagens, mas em vez disso o que o sistema fez foi ajudar os pilotos que defendiam a posição.

Inicialmente a tecnologia era algo complexa e ainda pouco compreendida, levando a que várias equipas não corressem com o KERS na primeira corrida da nova era na Austrália. O ganho de performance era marginal quando comparado com um potencialmente aumento de peso e necessidade de arrefecimento. Mas por alturas do GP da Hungria já se ganhava (Lewis Hamilton) com o sistema integrado no carro.

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4 Comentários
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mariojscosta
mariojscosta
7 anos atrás

Boas vou fazer uma pergunta que me está a deixar um pouco inquieto já há alguma novidade sobre se no ano de 2017 vamos ter F1 na televisão em Portugal?

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  mariojscosta
7 anos atrás

Na RTL está garantido como sempre.

mariojscosta
mariojscosta
Reply to  Não me chateies
7 anos atrás

Aqui por casa esse canal não existe porque não está disponível nos pacotes de satélite

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  mariojscosta
7 anos atrás

A Eurosport no ano passado só deu novidades a faltar 1 ou 2 semanas para o GP da Austrália, pode ser que este ano seja o mesmo.
Uma coisa é certa: A Eurosport têm os direitos de transmissão até 2018. Ou dá a F1 em canal não-pago (na Eurosport 1 ou Eurosport 2, para não ser sempre snooker, esqui ou ténis) ou aluga os direitos de transmissão a quem puder pagar o prejuízo que tiveram.

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