F1: Red Bull mais rápida numa volta, Mercedes em stints longos

Por a 17 Março 2021 18:38

A Red Bull está mais rápido numa só volta, a Mercedes tem vantagem nos stints mais longos. A Ferrari surpreende pela negativa na performance pura…

Agora que se pode olhar com mais atenção para os dados resultantes dos testes de Fórmula 1, que decorreram no passado fim de semana no Bahrein, conclui-se que nos stints longos é a Mercedes que, apesar dos problemas que teve, está na frente, e logo com quase quatro décimos de avanço para a Red Bull. Isto significa algo muito simples. Se estes dados fossem diretamente proporcionais, já existiam uma ordem para a primeira corrida do ano, mas como muito bem sabemos, há sempre muitos fatores a influir no resultado das corridas, a começar logo pela qualificação, e nesse particular é a Red Bull que está na frente da Mercedes.

Portanto, a Mercedes pode ter vantagem nos stints longos, mas se os Red Bull, em teoria, os mantiverem atrás após a partida, não será evidente que a Mercedes materializasse a vantagem nos sints longos. Seja como for, o que analisamos aqui são os dados que existem e estes ‘dizem’ que a Mercedes tem uma forte palavra a dizer na primeira corrida.

Para lá da Mercedes, a Red Bull está em segundo nesse particular, a Aston Martin, apesar dos problemas, deixou claro que em ritmo de corrida está bem (teoricamente a 0.73s da Mercedes). Segue-se a McLaren em quarto, na frente da Alpine, com a Ferrari a surgir exatamente na mesma posição em que terminou 2020, em sexto. Pior que isso, enquanto Aston Martin, McLaren e Alpine, ‘cabem’ em 0.160s, a Ferrari está 0.69s atrás da Alpine.

Segue-se a Alpha Tauri, Alfa Romeo, Williams e Haas, que este ano parece condenada ao último lugar.

Isto são os stints longos, porque em modo ‘qualificação’, é a Red Bull que está na frente, 0.56s melhor que a Mercedes, que tem a McLaren ‘à perna’. Um pouco mais atrás a Aston Martin e a Alpine e algo surpreendentemente a Alpha Tauri e a Alfa Romeo na frente da Ferrari.

Também a Haas está na frente da Williams.

Estas conclusões e as tabelas que vê abaixo foram tiradas pela equipa da F1.com, sendo que agora entram todas as incógnitas e eventualmente algum trabalho que as equipas possam fazer nestes 12 dias que medeiam entre o fim dos testes e o arranque do GP do Bahrein de F1. É perfeitamente possível que algumas coisas sejam corrigidas, pelo que a ordem pode mudar. A qualificação ditará sem grandes dúvidas a rapidez numa volta e durante a corrida vai começar-se a perceber tudo o resto.

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jem
jem
3 anos atrás

Duas notícias sobre o mesmo numa hora?

make
make
3 anos atrás

Duas notícias sobre o mesmo assunto na mesma hora. A vossa necessidade de mostrar que a Mercedes não está assim tão atrás é qualquer coisa de fantástico.

garantia4
garantia4
Reply to  make
3 anos atrás

lolol O toto não diria melhor. É que se a mercedes “não está assim tão atrás”, significa que no mínimo o adversário está à sua frente. Como se nesta F1-farsa os adversários tivessem liberdade para aproximar-se e discutir os campeonatos com eles.
make, é o inverso, à imprensa interessaria – o escopo da sua existência é naturalmente o lucro – e não pouco, que esta não fosse a formula mercedes pelo 8º ano seguido, o wrestling cansa.

Kampux
Kampux
3 anos atrás

Estes gráficos tem tanto de verdade/realidade, como as dificuldades da Mercedes!
Em 3 dias de teste o trabalho feito pelas as equipas foi mais diversificado e a possibilidade de comparar torna-se mais complicada.
Qual foi a base para chegar a estes valores? Pois por exemplo quem viu o teste ao vivo disse que na volta que Sainz fez o melhor tempo houve sítios onde era possível verificar que não ia no máximo.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Realmente pelos gráficos dá para ver a surpresa pela negativa da Alpine/Renault. Mesmo motor sem mudanças de regulamentos, reestruturação de equipa eliminando pesos-mortos, bem mais experiência no carro e motor e mesmo assim parece que estagnaram.

Ainda por cima com a chegada de um piloto muito experiente como o Alonso esperava-se que melhorassem a performance, não o contrário…

letsme
3 anos atrás

Estes dados valem o que valem. Faltou dizer que o mesmo estudo apontou que o Perez foi mais rápido que o Max.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
3 anos atrás

Interessante mas pouco representativo pois as afinações para cada circuito podem e vão baralhar estas assumpções. Para além de que ninguém sabe os níveis de gasolina.

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