F1: Red Bull entende que também há culpa da Mercedes

Por a 12 Agosto 2020 16:48

Já se sabe que na Fórmula 1 as equipas rivais não perdem qualquer hipótese de dar uma ‘bicada’ nas adversárias, e com toda esta situação da Racing Point, a Red Bull aproveita para se ‘atirar’… à Mercedes. Christian Horner diz que a Mercedes pode também ter culpas no cartório quanto a todo este caso, que está prestes a seguir para o Tribunal de Apelo da FIA.

Não houve qualquer sanção para a Mercedes, ou mesmo alguma indicação que a equipa de Brackley fez alguma coisa de errado, mas o caso vai ‘subir’ para o Tribunal de Apelo da FIA, depois da Renault e Ferrari confirmarem os seus recursos, enquanto McLaren e Williams, decidiram não avançar, algo que é natural, pois uma tem, e a outra vai ter: motores Mercedes.

Já a Red Bull está particularmente interessada na questão porque pode ‘enervar’ a Mercedes, ou mesmo tirar daí benefícios desportivos, e por outro lado, se a decisão se mantiver como está pode fazer o mesmo com a AlphaTauri e passar a ter outra equipa sob a sua alçada a lutar bem mais à frente e poder obter uam melhor classificação, o que, como sabemos, significa dinheiro.

Seja como for, Horner acha que tendo fornecido os ficheiros de CAD à Racing Point, e Mercedes pode ter culpas no cartório: “Tudo isto é interessante, e o que queremos é clarificar as coisas, saber o que é ou não permitido. Estamos numa posição única, a Red Bull possui duas equipas a 100% e até aqui sempre cumprimos o regulamento à risca. Portanto, para nós a questão vai muito para lá das condutas de travão. Tem a ver com o que é ou não permitido. Olhando para a Mercedes as coisas são muito simples: há uma equipa culpada por ter recebido ficheiros, portanto há outra que também quebrou os regulamentos. É algo para a FIA ver”, disse Christian horner.

Subscribe
Notify of
28 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Getintherelewis!!!
Getintherelewis!!!
1 mês atrás

Bem entao….parabens a redbull pelo campeonato e ao verstappen pelo titulo brilhante !!

mario
mario
1 mês atrás

Quando se copia a propriedade intelectual de alguém, esse alguém pode e deve processar o ladrão. A Mercedes ainda por cima em vez de se queixar ainda vem defender o ladrão, só prova que são cúmplices, daí que defenda que sejam punidas as duas equipas.

RedDevil
RedDevil
1 mês atrás
Reply to  Mário AJP

“Quando se copia a propriedade intelectual de alguém, esse alguém pode e deve processar o ladrão. A Mercedes ainda por cima em vez de se queixar ainda vem defender o ladrão” … isto só prova que não é “um roubo”…
Se eu te der algo, ninguém te pode acusar de me teres roubado… é isso que vocês estão a fazer, estão a querer classificar como “roubo” uma “dádiva”…
Se a “dávida” é legal, é outra coisa, agora “roubo” não é…

mario
mario
1 mês atrás
Reply to  RedDevil

Não foram apenas os brakeducts a ser copiados todo o carro foi copiado, e a parte ofendida não apresentou queixa, antes pelo contrário fica calada ou ainda defende o ofensor. Se a Ferrari apresentar amanhã um Mercedes vermelho, de certeza que vão queixar-se, mas do cor de rosa ainda os defendem.

RedDevil
RedDevil
1 mês atrás
Reply to  Mário AJP

Dou pouco valor a cópias…
E acho que a Mercedes só deixou (ou ajudou) a copiar coisas com “baixo valor”…
A Mercedes não deve ter facultado os pormenores que fazem a diferença.
A “coceira” toda que esta situação originou está mais relacionada com o facto de uma “cópia” ser tão competitiva como os restantes “oficiais”…

gearless02
gearless02
1 mês atrás
Reply to  RedDevil

Certo, mas para isso existe a definição de corrupção activa, no seu exemplo quem dá, e, corrupção passiva, no seu exemplo, quem recebe… ambas são puníveis, pelas leis Portuguesa e Europeia.

RedDevil
RedDevil
1 mês atrás
Reply to  gearless02

A questão prende-se é com regulamentação técnica e desportiva, não com a regulamentação legal, essa não é chamada para aqui.. .

gearless02
gearless02
1 mês atrás
Reply to  RedDevil

Nenhuma acção, dentro ou fora da regulamentação técnica, está fora da alçada da lei geral. Isto é esquecido por bastas vezes…

RedDevil
RedDevil
1 mês atrás
Reply to  gearless02

Pois… mas o que a Mercedes e RP fizeram não é “corrupção” nem “roubo” do ponto de vista legal, só do ponto de vista técnico ou desportivo é que pode ser condenável.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
1 mês atrás

“há uma equipa culpada por ter recebido ficheiros, portanto há outra que também quebrou os regulamentos. É algo para a FIA ver”

Não quando foi dado num período que ainda era legal (2019), assim que isto é apenas a RB a atirar o barro à parede a ver se cola.

Ensaios
últimas F1
últimas Autosport