F1: Red Bull duvida que possa manter domínio, mas a opinião era a mesma em 2022

Por a 12 Dezembro 2023 13:31

Foi um domínio em toda a linha, tanto no campeonato do mundo de pilotos como no mundial dedicado aos construtores. Max Verstappen e a Red Bull não deram hipótese à concorrência, fechando a equipa de Milton Keynes o ano ainda com o vice-campeonato alcançado por Sergio Pérez. Os responsáveis da equipa e os pilotos afirmam que será difícil manter a distância para os adversários, porque estes trabalham afincadamente para voltar a disputar o campeonato. No entanto, são afirmações semelhantes às feitas no final da temporada passada, quando Max Verstappen considerou que 2022 não teve “um verdadeiro domínio”. 

São algumas as equipas que podem afirmar ter dominado a disciplina durante certo tempo na sua vasta história. A Red Bull venceu quatro campeonatos do mundo consecutivamente (entre as épocas de 2010 a 2013), indo num caminho semelhante desde o início do ciclo regulamentar atual em 2022. A estrutura de Milton Keynes quase alcançou o título de construtores no primeiro triunfo mundial de Max Verstappen em 2021, mas foi preciso terminar o primeiro ano das novas regras, que trouxeram novos carros para as pistas, para somar mais um troféu da FIA. 

No final do ano passado, depois de vencer o campeonato de equipas por uma diferença de 205 pontos e com 17 triunfos em 22 corridas realizadas, Christian Horner afirmava que “adoraria manter o domínio, mas é algo irrealista neste ramo, porque as outras equipas são simplesmente demasiado fortes”. Sobre o que fez a concorrência da Red Bull durante a temporada, o responsável máximo da Red Bull questionou: “Quem teria imaginado que a Mercedes só ganharia uma corrida este ano, depois de todo o sucesso que alcançou nos oito anos anteriores?”.

A temporada de 2023 deu-nos uma Red Bull com um ritmo ainda mais alto e uma diferença enorme para Mercedes e Ferrari, enquanto a Aston Martin foi a equipa que mais perto andou na fase inicial do ano. Isto apesar da sanção da FIA pela infração cometida pelos austríacos ao regulamento financeiro. 

A Red Bull terminou a temporada deste ano com 21 vitórias em corrida num calendário com 22 provas realizadas, e uma diferença de 451 pontos para a Mercedes, a segunda classificada no mundial de construtores. Além disso, vários recordes foram batidos por Max Verstappen de março a novembro.

Perante esta situação, antes da Gala da FIA, Verstappen admitiu que a concorrência da Red Bull “teve altos e baixos” e que espera que no próximo ano, com um maior conhecimento do regulamento técnico “seja naturalmente muito renhido”. Enquanto Horner, sublinhou a dificuldade de imitar em 2024 os feitos realizados este ano. “Foi um desempenho de equipa muito gratificante e duvido que o consigamos repetir, estatisticamente, como fizemos este ano”. 

É verdade que, perante os números avassaladores de 2023, seja difícil para a Red Bull emular em 2024 o que foi alcançado este ano. E também é verdade, que há mais equipas otimistas quanto ao desenvolvimento dos seus monolugares. Por exemplo, a Aston Martin provou ser possível evoluir bastante o carro durante o inverno, passando de lugares modestos numa época para conquistar pódios nas primeiras corridas da temporada seguinte. E a McLaren fez o mesmo com o desenvolvimento com a temporada a decorrer. Ambas as estruturas deram um salto competitivo enorme em diferentes fases da época, mas percebe-se que parte desta foi sacrificada. A equipa de Silverstone não conseguiu acompanhar o progresso realizado pelas equipas adversárias e o início de temporada da equipa de Woking foi francamente mau. Ao contrário, a Red Bull teve desempenhos constantes, falhando apenas no traçado de Marina Bay, durante o Grande Prémio de Singapura. 

É de esperar que equipas como Mercedes, Ferrari, McLaren e Aston Martin possam evoluir até ao início da próxima temporada, mas a diferença para a Red Bull foi tão grande e os desafios de cada uma destas estruturas – todas elas com problemas próprios para tentar solucionar – durante o inverno são complicados de resolver, que a Red Bull partirá como a grande favorita para os testes de pré-temporada, pelo menos. Apesar de manterem um registo de afirmações mais modestas quanto ao que podem fazer na próxima temporada, a Red Bull apresenta melhores argumentos do que a concorrência, podendo passar mais tempo em desenvolvimento do monolugar, uma vez que a sanção da FIA já terminou no passado mês de outubro.

Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool

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