F1: Problemas com o túnel de vento afetaram a Red Bull

Por a 17 Agosto 2017 09:01

Habituada a ganhar no passado, a Red Bull não tem conseguido acompanhar a Mercedes e a Ferrari em 2017. E Christian Horner não tem dúvidas que tal se deve a problemas na fábrica com o túnel de vento, que acabaram por afetar a performance da equipa. Só quando foi identificado o problema é que foi possível encurtar a diferença para as duas equipas da frente.

“A corrida em pista não mostrou aquilo que as nossas ‘ferramentas’ nos prometiam. E isso fez-nos atrasar dois meses, mas também nos  fez  trabalhar o dobro mais rápido que os outros, porque eles também não ficaram parados”, afirma Christian Horner. O diretor da Red Bull Racing sabe bem porque é que tal aconteceu: “Tudo se deveu ao facto do túnel de vento nos ter deixado ficar mal. Um carro maior e pneus maiores deram-nos resultados diferentes em pista face ao CFD e ao túnel de vento”.

Mas Horner não se limita a justificar o que aconteceu com os problemas na fábrica. Também ‘culpa’ o motor: “Pelas estimativas da Renault, eles estão atrás dos seus objetivos, mas eles estão a trabalhar para recuperar”. E o diretor da Red Bull Racing também sabe que tem igualmente que ter em conta a tecnologia de combustível e óleo supostamente usado pela Ferrari e o facto do sistema inteligente de suspensão usado pela sua equipa ter sido proibido. Referindo-se à questão do óleo o diretor da Red Bull Racing não tem dúvida que beneficia quem os tem, mas que agora as equipas estão todas em plano de igualdade, já em relação à suspensão, refere: “Testamos o sistema mas não nos deu um ganho que justificasse o peso adicional”.

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MVM
MVM
6 anos atrás

Seria interessante saber qual o “sistema” de suspensão que a Red Bull testou. Tanto quanto sei, trata-se de um sistema hidráulico que usa o óleo do motor: https://drivetribe.com/p/mercedes-loophole-discovered-fQ31umCpRUiwnKr4YA7WgA?iid=IddU3833S8asL20IzL_K5w

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  MVM
6 anos atrás

Leia o artigo. Não usa o “óleo do motor”, são suspensões hidráulicas, logo usam óleo, como qualquer suspensão. O que as equipas estão a fazer é colocar os tubos por onde passam esse óleo perto de componentes que aqueçam rapidamente, como por exemplo, a caixa de velocidades. Isto permite que o óleo aqueça mais rapidamente e logo chegam à altura ideal mais depressa. Ora isto não é ilegal. Tal como a própria FIA afirmou neste parágrafo: “An FIA steward confirmed to AMUS that such a practice would not be punishable: “We cannot prescribe anyone where he builds his suspension components… Ler mais »

MVM
MVM
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Fónix! Eu é que tenho de ler o artigo? Controle-se, porque eu não queria atacar o seu Hamiltonzinho nem a Mercedinhas.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  MVM
6 anos atrás

Ai é só a Mercedes que eu estou a defender? Há mais equipas que usam a mesma ideia. Mas pronto, cada um tenta desmerecer um comentário como bem entende. Já argumentos para responder com substância, zero.

Já leu o artigo ou continua a pensar que o sistema hidráulico de suspensão usa óleo do motor?

PS: E tenha calma que eu não estou a atacar a sua querida ferrarizinha e o seu amado vettelzinho. (vê, também eu sei acusá-lo de não ser isento chamando nomezinhos ridículos para desvalorizar o seu comentário). 😉

can-am
can-am
6 anos atrás

Sendo carros basicamente pouco visíveis, dada a decoração furtiva que apresentam ( como outros teams, diga-se de passagem), a Red Bull sempre realizou carros feios mas eficientes, e prova disso são os 4 mundiais de enfiada que ganharam com o Vettell. Eram carros vulgarissimos do ponto de vista exterior, mas que conseguiam ser bem eficientes. O modelo deste ano, e tendo como base um novo regulamento técnico, era uma oportunidade para a equipa vir para o topo. Mas falharam completamente, indo por soluções pouco reboscadas e quem não arrisca não petisca como é evidente. O motor Renault é inferior ao… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  can-am
6 anos atrás

A RB no passado tinha uma arma muito importante: the blown diffuser. Que lhe permitia ter muito mais aderência nas curvas que a concorrência. Daí poderem dar-se ao luxo de mesmo com o motor menos potente do plantel e menos velocidade em recta, darem bailes. Desde 2014 as regras mudaram completamente (e em 2017 ainda mais) e todas essas vantagens foram para o lixo. E se é verdade que o envolvimento de Adrian Newey não foi tão grande, já veremos como será o monolugar de 2018 e se conseguem estar ao nível da Mercedes e Ferrari. Este ano já só… Ler mais »

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