F1, Pirelli revelou conclusões dos rebentamentos em Baku: “nenhum defeito de produção ou de qualidade”

Por a 16 Junho 2021 09:52

A Pirelli já revelou os resultados de investigação sobre as falhas de pneus no GP do Azerbaijão, em Baku, sofridas por Lance Stroll e Max Verstappen, e concluiu que não houve “nenhum defeito de produção ou de qualidade” em nenhum dos pneus “nem houve qualquer sinal de fadiga ou delaminação”.

O Aston Martin de Stroll despistou-se perto da entrada das boxes, e o Red Bull de Verstappen sofreu algo semelhante ao descer para a reta principal, quando liderava a corrida. Ambos bateram violentamente na parede, e os dois pilotos saíram incólumes.

Inicialmente, Pirelli acreditava que a culpa pelos dois incidentes era de destroços em pista, mas ontem, terça-feira, à noite, o fabricante italiano divulgou os resultados da sua análise, que mostraram que não era esse o caso: “Esta análise também incluiu os pneus utilizados por outros carros na corrida, que tiveram o mesmo número de voltas, ou um número superior de voltas em relação aos que foram danificados. O processo estabeleceu que não havia produção, ou defeito de qualidade em nenhum dos pneus, nem houve qualquer sinal de fadiga ou delaminação.

“As causas das duas falhas dos pneus traseiros esquerdos nos Aston Martin e Red Bull foram claramente identificadas. Em cada caso, isto deveu-se a uma ruptura circunferencial na parede lateral interior, que pode estar relacionada com as condições de funcionamento do pneu, apesar de terem sido seguidos os parâmetros de arranque prescritos (pressão mínima e temperatura máxima do cobertor de aquecimento)”.

Na sequência da investigação, a Pirelli apresentou o seu relatório a todas as 10 equipas, bem como à FIA emitiu um novo conjunto de protocolos que entrarão em vigor na corrida deste fim-de-semana, em França: “A FIA e a Pirelli acordaram um novo conjunto de protocolos, incluindo uma diretiva técnica atualizada, já distribuída, para monitorizar as condições de funcionamento durante um fim-de-semana de corrida, e irão considerar quaisquer outras ações apropriadas”, acrescentou a Pirelli.

Logo após o fornecedor de pneus ter revelado os resultados, a Red Bull emitiu uma declaração: “Trabalhámos de perto com a Pirelli e a FIA durante a sua investigação sobre a falha de pneus do Max na volta 47 do Grande Prémio do Azerbaijão e podemos confirmar que não foi encontrada nenhuma falha no carro. Seguimos sempre os parâmetros dos pneus da Pirelli e continuaremos a seguir a sua orientação. Estamos gratos por, após os impactos de alta velocidade do fim-de-semana, nenhum piloto ter ficado ferido”.

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chicanalysis
2 anos atrás

Entretanto, também saiu a noticia de que o julgamento do José Sócrates terá como juiz…o próprio José Sócrates. O mesmo já declarou que será totalmente imparcial.

Pity
Pity
Reply to  chicanalysis
2 anos atrás

Essa criatura tem alguma coisa a ver com F1, ou com a Pirelli?

chicanalysis
Reply to  Pity
2 anos atrás

Ó Pity, costuma ser mais perspicaz.
É uma metáfora irónica.

Pity
Pity
Reply to  chicanalysis
2 anos atrás

Eu fui perspicaz, a sua metáfora é que não foi muito conseguida… ou então foi o meu asco pela criatura, que fez com que eu reagisse.

RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

“nenhum defeito de produção ou de qualidade”…
Pois, mas há mais uma variável da responsabilidade da Pirelli… o projecto… e o problema pode estar aí… se os 2 pneus rebentaram pela mesma causa, talvez exista um “elo mais fraco” nessa zona do pneu…
Este “rebentamento” de pneus é uma coisa recorrente na Pirelli… são muitos casos todos os anos…

Pity
Pity
2 anos atrás

Este relatório parece um daqueles limões que, por muito que se esprema, não deita sumo algum. começam por dizer que as falhas nos dois casos foram claramente identificados, mas depois dizem que “pode estar relacionada com…” Pode estar, ou está? a mim, parece-me que das duas uma, ou estão a esconder a realidade, ou não chegaram a conclusão nenhuma. Continuo a achar coincidência a mais ser o mesmo pneu a causar problemas nos dois casos, não esquecendo o corte, no mesmo pneus, no carro do Hamilton, só que este não teve tempo de rebentar.

can-am
can-am
2 anos atrás

Mas que outra conclusão podia ser senão essa ?
Isso é como aqueles inquéritos encomendados a “comissões independentes” que concluem sempre a quem lhes paga ! !

garantia4
garantia4
Reply to  can-am
2 anos atrás

É só ler nas entrelinhas, está lá tudo

garantia4
garantia4
2 anos atrás

Portanto, temos agora a Pilelli a crucificar as equipas Red Bull e Astroll Martin ( que coincidência, logo as que iam à frente…), rés de terem baixado a pressão dos pneus. Pressão mais baixa do que as indicadas; e obviamente que a FIA “não sabia nada” deste joguinho ( como o famoso teste dos 1000 kms) . “Enfim”, nada de surpreendente, sabe-se que o set com que alinham é controlado mas já não os sucessivos. Espantoso é por 1 vez na vida não terem fechado o olho à mercedes, neste (único) caso exactamente a fazer essa trafulhice. Em Monza, no… Ler mais »

gtman
gtman
2 anos atrás

O que não é aqui dito, mas pode ser lido em Motorsport.com, é o facto de existir uma regra que interdita serem tiradas as mantas térmicas mais de 30 seg antes do carro arrancar, pois isso faz baixar a pressão do pneu, a Red Bull (e pelo menos a AM) ultrapassaram esse tempo. A FIA nada disse e por isso a reacção da RB foi agora tão contida. Na transmissão do GP da Catalunha foi particularmente visível, tão visível que até ouvimos o Hamilton a questionar a equipa sobre o facto. Agora que as regras foram apertadas e estão sob… Ler mais »

zedasrodas
2 anos atrás

Algum comentador sabe como se faz um pneu?
99,99% dos problemas dos pneus deve-se a erros de utilização e ou objectos estranhos ao pneu provenientes da sua utilização.
O mais certo é que não rebente com «postas de pescada» que é que se vê mais por aqui.

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