F1: Pirelli quer acabar com polémica da pressão dos pneus

Por a 12 Dezembro 2016 10:55

A Pirelli quer acabar de uma vez por todas com o uso indevido dos seus pneus durante os Grandes Prémios da Fórmula 1. O fabricante italiano foi criticado ao longo de 2016 por obrigar as equipas a utilizarem pressões muito altas com base num critério de segurança e durabilidade, embora muitas destas estruturas tenham acabado por contornar essa situação, queixando-se ao mesmo tempo do efeito nocivo que tinham no comportamento dos seus monolugares, além de poderem hipotecar a segurança dos seus pilotos.

No próximo ano, a marca irá introduzir pneus mais largos, e quer agora poder monitorizar em tempo real a pressão dos pneus e o seu desgaste ao longo das corridas. Tudo para acabar de uma vez por todas com a polémica.

“Precisamos de uma outra forma para garantir que as equipas seguem as nossas prescrições”, disse o diretor técnico Mario Isola ao UOL brasileiro.

“Até agora, conseguimos indicar as pressões iniciais, mas não o que acontece depois”, referiu, especulando que as equipas conseguem reduzir essas pressões dos pneus a partir do momento em que o carro se encontra na pista durante as corridas.

“Claro que estamos interessados na pressão dos pneus durante as provas, portanto se encontrarmos uma forma para segui-los em tempo real, será mais fidedigno e melhor para todos”, concluiu.

Leia também:

Pirelli desconfia das ‘pressões’ dos pneus…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
anotheruser
7 anos atrás

Nunca vai acabar com a polémica. Controlar mais variáveis apenas vai mostrar que há mais variáveis que saem desse controlo. Todo esse controlo retira incerteza ao desporto. E essa incerteza é importante para o espectáculo. Creio que Pirelli está a exagerar, pois bastaria que assumisse que: – este é o produto criado com esta durabilidade comprovada para estas condições de pressão, temperatura, abrasividade, etc; – temos estes pontos de controlo durante um GP; – tudo o resto que decorra de uso fora das especificações é com as equipas (quer haja benefício, quer haja prejuízo). Faz parte do risco e da… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  anotheruser
7 anos atrás

Nem mais. Mas o que a Pirelli quer é controlar o que as equipas extraem dos pneus para lá do que foi estipulado entre a FIA e a Pirelli.

Porque se uma equipa consegue extrair mais voltas de um pneu (pelo bom trabalho que fizeram) a FIA não gosta nada disso (e é chato não poderem distribuir mais penalizações a gosto, alegando a tal incorreção na pressão dos pneus). Em suma é a história da monitorização da quantidade de gasolina no depósito toda outra vez, basta haver uma leitura errada e lá vai penalização automática.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado