F1: Pilotos contra alterações do formato de qualificação

Por a 5 Março 2023 11:49

Entre as alterações aos regulamentos da FIA para a temporada de 2023 da Fórmula 1, está planeado o teste a um novo formato de qualificação com os pilotos a serem obrigados a usar um tipo de pneus em cada parte da qualificação. Assim, na Q1 os pilotos usarão os pneus duros, na Q2 os pneus médios e na Q3 os pneus macios. Isto servirá para fazer baixar o número de conjuntos pneus fornecidos, sendo este formato testado em duas corridas, em princípio. Relatado pela publicação Motorsport.com, mas ainda sem confirmação oficial, o Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari deverá ser o palco da primeira experiência deste género.

No entanto, os três pilotos mais rápidos na sessão de qualificação não consideram necessárias alterações ao atual formato. “Espero que não esteja frio em Imola, senão vai ser bastante complicado, mas sim, é o mesmo para todos, mas penso que não precisamos de fazer realmente este tipo de coisas na qualificação. Não vejo realmente o benefício disso. É melhor certificarmo-nos de que todos os carros estão próximos uns dos outros e mais competitivos em vez de apimentarmos as coisas dessa forma, o que penso ser provavelmente para o espetáculo”, afirmou Max Verstappen durante a conferência de imprensa após a sessão do GP do Bahrein.

A opinião do bicampeão de Fórmula 1 é partilhada pelo seu companheiro de equipa, Sergio Pérez. “Penso que é apenas para o espetáculo. Penso que não precisamos disso quando se vê a qualificação que tivemos hoje, o quão perto estavam todos. Não precisamos realmente mudar nada, mas veremos quando o tentarmos, mas não creio que haja necessidade de mudar algo que está a funcionar bem”,.

O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, reforçou que “não acho que houvesse necessidade de mudar” o atual formato.

A maior dúvida é o que acontecerá na Q1 com pneus duros e com 20 pilotos em pista a tentarem reservar um lugar entre os 15 que passam para a Q2. O espetáculo é sempre bem vindo, mas não colocando em causa a segurança dos protagonistas da Fórmula 1.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
1 ano atrás

Tenho dito e repetido, duros no Q1 = desastre, espero que não aconteça algum acidente que ponha alguém em risco. Pneus duros que demoram muito tempo a aquecer à temperatura de trabalho, pouco tempo, muita gente desesperada por fazer um tempo, todos os ingredientes para correr tudo mal. Fazia mais Sentido fazerem Q1 com Médios e Q2 com os mesmos médios, se é por causa da “imagem” de sustentabilidade. Sustentabilidade só se consegue com calendários concentrados na Europa e evitar o saltitar entre continentes, banir as motorhomes e as pitwalls.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  F1 FOR FUN
1 ano atrás

Essa do calendario concetrado na Europa é para rir. É mesmo de velhos do restelo.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  Lagaffe
1 ano atrás

O futuro é reclamar nas escolas pelo fim dos combustíveis fósseis e depois ir para a escola de carro com os papás, apanhar o avião para passar as férias fora do país. Manter a F1 na Europa é única da F1 ser ecologicamente sustentável, para viajar para fora da Europa, são necessários fretar navios que são tudo menos amigos do ambiente e poluem muito mais que todos os carros da grelha, sem contar com as viagens de avião (ainda não inventaram aviões amigos do ambiente).

Lagaffe
Lagaffe
1 ano atrás

No passadoo já tivemos a qualificação decidida numa única volta.
podemos tentar outras formas. Daria ais previsibilidade às corridas porque todos demonstram o poder de cada tipo de pneu.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado