F1, Pierre Gasly: “sabemos a direção que queremos seguir e o que melhorar, paciência será a chave”

Por a 6 Março 2024 09:23

E quase dramático ver pilotos como Pierre Gasly e Esteban Ocon no fundo da grelha, tendo em conta o seu estatuto como pilotos. Há menos de duas décadas esta mesma estrutura, na altura Renault era campeã duas vezes seguidas, em 2005 e 2006, mas o que se passa hoje é a antítese desse passado.

A Renault passou a pasta à Alpine como quinta classificada, a Alpine começou a nova era da F1 no quarto lugar, mas infelizmente para o Grupo Renault, as coisas pioraram muito nos últimos dois anos, ao ponto de neste momento ser a 10ª equipa do plantel em termos competitivos.

Agora, Pierre Gasly não espera “truques de magia” na Arábia Saudita depois do mau resultado da Alpine no Bahrain. O francês admite que o Alpine A524 não “dava mais” no Grande Prémio do Bahrein, ao terminar em 18º lugar, com o seu colega de equipa Esteban Ocon logo à frente, na 17ª posição.

O início da época de 2024 foi difícil para a equipa, com o seu novo conceito A524 a não conseguir marcar pontos na sua primeira corrida. A esse dececionante primeiro Grande Prémio seguiu-se a notícia de que o Diretor Técnico Matt Harman e o Chefe de Aerodinâmica Dirk de Beer tinham deixado a equipa, com a Alpine a anunciar uma remodelação técnica.

O jornal desportivo L’Equipe afirma que o chefe de equipa Bruno Famin não culpa a dupla pela crise competitiva da equipa de Fórmula 1, uma vez que assume a responsabilidade pelas escolhas técnicas do novo carro. O anúncio dá continuidade ao tema das mudanças de alto nível observadas na Alpine durante 2023, com a saída do Chefe de Equipa Otmar Szafnauer, do Diretor Desportivo Alan Permane, do Diretor Técnico Pat Fry e do Diretor Executivo Laurent Rossi – com Bruno Famin confirmado como Chefe de Equipa a tempo inteiro no início deste ano.

Na pista, havia a esperança de que a Alpine pudesse registar alguns progressos após o seu sexto lugar no Mundial de Construtores do ano passado, mas depois das fracas classificações no Bahrein, Gasly admitiu que nada lhes correu bem, pois ambos os pilotos foram prejudicados pelo caos na Curva 1 que se seguiu ao despiste de Lance Stroll, com Gasly a sofrer também uma paragem nas boxes lenta que lhe custou mais tempo: “Sabíamos que ia ser difícil lutar, e ainda por cima não era o nosso dia”, disse Gasly. “Tive um arranque fantástico, mas depois fiquei na confusão com o Lance [Stroll] a fazer pião, como se todos se tivessem agrupado na Curva 1, por isso não beneficiei do grande arranque.

“Depois disso, parecia que o carro tinha tirado o máximo partido de tudo. Estamos a ter dificuldades com as paragens nas boxes neste momento, sabemos que é uma área que temos de melhorar, custou-me cerca de dez segundos. Estamos a trabalhar nisso, os rapazes estão a trabalhar nisso, hoje não nos teria colocado nos pontos, mas sabemos que é uma área que temos de melhorar nas próximas semanas.”

Com a Arábia Saudita a chegar logo a seguir ao Bahrein, não há muito tempo para analisar os dados e Gasly confirmou que a equipa ainda não tem nenhuma atualização em curso, embora espere que a pista de Jeddah seja um pouco mais adequada ao carro do que a do Bahrain.

“Gostava de poder ler no futuro e ter as soluções”, acrescentou. “Neste momento, estamos todos a trabalhar na mesma direção, estamos conscientes das situações, das limitações que temos. Temos de encontrar soluções com as ferramentas que temos nas nossas mãos.

“Não esperamos nenhum truque de magia para a próxima semana, não vamos ter nenhuma atualização no carro, mas a médio e longo prazo sabemos a direção que queremos seguir e o que queremos melhorar, e a paciência será a chave.”

Quanto ao companheiro de equipa de Gasly, Ocon, pode ter terminado à frente do seu colega de equipa, mas foi tudo o que teve de mostrar numa corrida em que nenhum dos carros da Alpine parecia capaz de fazer melhor. Para uma equipa que, no ano passado, lutou por pódios em algumas ocasiões, poderia ser uma pílula amarga para engolir – mas, em vez disso, o francês está a aproveitar os aspectos positivos onde os pode encontrar: “O mais importante para mim é extrair o máximo do carro, esse é o meu objetivo para toda a época e é isso que quero alcançar.

“Estou ansioso por verificar os dados, é esse o exercício que temos de fazer hoje, verificar os dados em comparação com outros carros em diferentes compostos e ver qual é a diferença entre a corrida e a qualificação com os outros carros.

“Em suma, foi um fim de semana difícil, mas penso que Jeddah deve ser um pouco melhor para o nosso carro e espero que estejamos mais perto do pelotão do que estivemos este fim de semana.”

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