F1, Pat Symonds: “Com o carro certo Fernando Alonso pode ganhar títulos”
Depois de ter estado perto de conquistar o título ao serviço da Ferrari, Fernando Alonso teve nos últimos dois anos duas épocas para esquecer. Porém Pat Symonds, que já trabalhou de perto com Alonso, acredita que o piloto espanhol pode regressar aos títulos.
“Quando o carro não estava a 100% por vezes o Fernando não dava tudo e distanciava-se da equipa. Contudo foi um piloto que adaptou-se muito bem à nova era das corridas em ‘sprint’, mas nunca podemos subestimar a sua capacidade de adaptação. Ao volante do carro certo ainda poderia ganhar títulos”, referiu Pat Symonds.
Dos tempos em que trabalhou com o bicampeão do mundo na Renault, Symonds lembra-se de um piloto com um “estilo de pilotagem muito distinto e que virava o volante de forma bastante veloz. Não o faz atualmente talvez devido às características do monolugar”.
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VarioR
20 Fevereiro, 2017 at 11:31
“Ao volante do carro certo ainda poderia ganhar títulos”
Boa, se eu tiver os números certos, posso ganhar o Euromilhões..
Pity
20 Fevereiro, 2017 at 13:22
M. de la Palisse não diria melhor.
francisco de paula magalhães minhava
20 Fevereiro, 2017 at 14:38
Com certeza , se ele estiver com o carro certo e os outros com o carro errado .
Iceman07
20 Fevereiro, 2017 at 17:34
Já agora podiam meter as declarações completas, que vi noutro site:
“Fernando era incrivelmente competitivo. Tinha a mesma autoestima de Ayrton e Michael. Eles sabem que são os melhores. Fernando é um grande piloto, talvez não tão rápido como o Michael, mas muito, muito rápido. Diria que o Michael foi o mais rápido, depois Fernando e, finalmente, Ayrton”
Alonso mais rápido que Senna?? Ó Pat o que andas a fumar??
Pity
21 Fevereiro, 2017 at 16:05
Pois… é que o Symonds lidou com o Senna, na Toleman, ou seja, no seu ano de estreia, enquanto Schumacher e Alonso foi encontrá-los numa fase bem mais adiantada das respectivas carreiras, o que faz toda a diferença.
Poseidon
20 Fevereiro, 2017 at 22:37
Pat Symonds trabalhou com três ícones de F1. http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/ex-engenheiro-de-senna-schumacher-e-alonso-elege-o-mais-rapido-entre-os-tres.ghtml
MVM
20 Fevereiro, 2017 at 23:36
Apesar de tudo, não posso deixar de apreciar o esforço comovedor do AS para que não nos esqueçamos da existência do Alonso – o que, atento o nível do seu desempenho nos últimos 3 anos e o que se prevê da McLaren para este ano, podia muito bem acontecer.
O que teria sido interessante seria saber um pouco mais do que este Symonds (que, recorde-se, foi suspenso da F1 por cinco anos na sequência do Crashgate) disse na entrevista para que os dois colegas acima linkaram. Quanto a mim, parece-me um bocado bizarro dizer que o Alonso é mais rápido que o Senna, mas trata-se da opinião de um homem que conhece bem a F1 e trabalhou com os pilotos, por isso tenho de respeitar a sua opinião. Sabe seguramente mais daquilo do que eu. (Por mim tudo bem: nunca endeusei o Ariston Senna, sempre achei o Alonso rápido e nunca teria hesitado em considerar o Schumacher melhor que os outros dois.)
Jabba
21 Fevereiro, 2017 at 11:42
Essa teoria de quem é mais rápido é muito relativo. Os estilos de condução e os carros evoluem. O estilo de condução do Senna era mais adaptado aos carros para homens de barba rija. Os carros actuais não “metem medo”, o próprio Alonso o confirma.
Se formos avaliar a rapidez de cada um face aos seus adversários da época, então Senna e Schumi destacam-se claramente em relação a Alonso (para mim o forte dele é a corrida e não uma volta lançada). E se analisarmos mais a fundo reparamos que o Senna fez muitas poles no Lotus que claramente era mais fraco, bem como no final na McLaren, e competia contra campeões do mundo, ao contrário de Schumi, que teve o azar de não ter alguém forte que “sustentasse” o seu talento.
Para mim Senna está indiscutívelmente acima dos outros. Ele, numa época em que a telemetria era arcaica e tinham de se esperar pelos resultados do computador, antecipava os mesmos aos engenheiros da Honda, que ficavam de boca aberta com a sensibilidade e capacidade de interpretação do comportamento do carro. O Hamilton quando deu uma volta no McLaren turbo do Senna “passou-se” e disse “estes gajos eram doidos, a andar nos limites desta máquinas”…
Miguel Costa
21 Fevereiro, 2017 at 12:57
Não sendo heresia o que diz o Symonds, coloco o Alonso na lista dos “meus” 10 melhores pilotos de F1. O Senna está no top 3 mas o Schumi está apenas também no top ten, porque nunca o considerei um sobre dotado como o Senna por exemplo, mas sim por aquilo que alcançou (a tal cena dos números). São épocas diferentes, carros diferentes, e a dificuldade é muito diferente também do que era há 20 anos. Para comparar, só vendo os 3 por exemplo no Lotus Renault JPS que o brasileiro fazia parecer um carro competitivo e verificar se o espanhol e o alemão também o faziam.