F1: O que justifica os ganhos da Red Bull em velocidade de ponta?

Por a 27 Junho 2021 10:45

Asa traseira ou mais potência no motor? Esta tem sido a grande dúvida entre comunicação social e adversários da Red Bull. Ficou provado nas retas de Paul Ricard, que os monolugares da estrutura de Milton Keynes tinham ganhos em velocidade de ponta, mais do que nas corridas realizadas até lá. 

A questão voltou a ser levantada ontem, com uma pergunta de um jornalista na conferência de imprensa pós qualificação. Isso tocou num ponto sensível de Max Verstappen, que ironicamente disse que iria trazer na próxima conferência de imprensa uma impressão da asa traseira para se perceber bem que era diferente e acabar com algumas sugestões que o motor da Honda tivesse mais potência.

No entanto, a publicação alemã, Auto Motor und Sport, avançou ontem que, “de acordo com o regulamento, alterações no motor para aumentar o desempenho são proibidas. Mas qualquer engenheiro sabe que, com maior fiabilidade, também pode ser ativado um melhor mapeamento, sem danificar a unidade. A concorrência calculou que os Red Bull deveriam ter ganho 10 kW, ou seja, quase 14 cv.”

Sendo assim, e aceitando o que escreve o jornalista Tobias Grüner da publicação germânica como verdadeiro, a Honda não deverá ter cometido nenhuma ilegalidade, mas encontrou uma forma legal de aumentar a potência da unidade motriz dos Red Bull. 

Não é a primeira, nem a última, vez que isso acontece. As equipas espreitam sempre uma oportunidade de ganhar alguma vantagem, já que o mundo da F1 é ultra competitivo, onde muitos milhões de euros são gastos. 

Também não deverão ser exclusivamente os 14 Cv de potência, caso esta informação avançada seja verdadeira, o que justifica o ganho nas retas. Possivelmente, um conjunto de fatores têm ajudado a Red Bull a encontrar uma margem para ganhar à concorrência. Aí entram as novas asas traseiras ou outras atualizações que as centenas de engenheiros a trabalhar diariamente, idealizam. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
hellrun
hellrun
2 anos atrás

Desde que seja dentro da legalidade, é assim mesmo, evoluir e bater a concorrencia. De resto, conhecendo a Honda, sabe-se que são gente competente. Levou tempo, porque a teccologia deste motores hoje é extremanente complexa, mas eles iam lá chegar: primeiro ao nivel da Mercedes e depois…o que se vê. E espero resposta da Mercedes, e luta taco a taco até ao fim do ano. Quanto aos restantes fabricantes de motores, nem por isso. Infelizmente.

Pity
Pity
Reply to  hellrun
2 anos atrás

Concordo em absoluto, mas acrescentaria: um trabalho melhor no que respeita ao fundo plano. Acho que a maior desvantagem da Mercedes não é o motor, mas o novo fundo plano, que não se adequa à filosofia do carro.

MurrayWalker
2 anos atrás

Parece-me asa traseira. Não é no entanto a asa traseira dos Redbull, mas sim a da Mercedes.
As dificuldades com a traseira solta desde os testes de pré-época, obrigaram a Mercedes a colocar mais asa para agarrar a traseira.

Consequência, mais arrasto e menos velocidade de ponta.

Se a velocidade de ponta medisse cavalos. Ontem a Redbull tinha um motor mais fraco que o motor Mercedes dos McLaren. O Ferrari de Giovinazzi. E fazia jogo igual com o Renault do Alonso.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado