F1: O motivo pelo qual Lewis Hamilton não foi penalizado
Muitas foram as vozes que no final do GP do México se levantaram contra o facto de Lewis Hamilton não ter sido penalizado pela sua manobra no início da corrida em que foi pela escapatória da Curva 1. Segundo o site Motorsport.com muitos pilotos questionaram esta atitude de Lewis Hamilton, pois algo semelhante aconteceu a Max Verstappen, tendo o piloto da Red Bull sido penalizado em cinco segundos.
Ao que o mesmo site Motorsport.com apurou Lewis Hamilton não foi penalizado porque o diretor de corridas, Charlie Whiting, e o Colégio de Comissários entenderam que Lewis Hamilton não ganhou vantagem com essa situação. A própria telemetria apontou nesse sentido.
Já no caso de Max Verstappen os comissários desportivos entenderam que o piloto holandês apenas manteve a sua posição ao ir à escapatória, pelo que no final foram averbados cinco segundos ao seu tempo final e que acabaram por custar um lugar no pódio. Quanto a Lewis Hamilton como é do conhecimento geral venceu a prova e manteve em aberto a luta pelo título.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






acpinto
31 Outubro, 2016 at 10:57
Bernie, Charlie, Paddy Lowe. Rosberg olho neles… Estou quase para garantir que o campeonato não é decidido antes da ultima prova… Falam-se de muitas conspirações na Mercedes em favor do Rosberg!
Querem ouvir uma pro-Hamilton?
acpinto
31 Outubro, 2016 at 11:01
Em português que ele não entende:
Charlie Whiting vai para o c****** !
A Telemetria indica isso. Que dissessem que o SC entrou em pista e anulou a vantagem, tudo bem! agora a telemetria! F***-** ! E os meu olhos que viram o Hamilton com 1,5 de vantagem a chegar à segunda travagem do circuito quando na 1ª tinha décimos!
Pity
31 Outubro, 2016 at 11:17
Fantástico! Que marca é o seu televisor? É que para conseguir medir a distância a olho, deve ter uma imagem fabulosa.
acpinto
31 Outubro, 2016 at 15:53
podia ter dito 2 segundos que foi o que me pareceu mas disse 1,5 para dar margem de segurança…
acpinto
31 Outubro, 2016 at 16:29
Já agora, ainda que ilibado, não deveria pelo menos ter existido uma notificação de que estavam a “investigar” o incidente do carro nº 44 na 1ª curva? Sou só eu que acho isso estranho?
Pity
31 Outubro, 2016 at 17:04
Quer a minha opinião sincera? Se não tivesse existido o caso Max x Vettel, ninguém se ia lembrar do que Hamilton fez na primeira curva, nem falar em penalização para o britânico.
acpinto
31 Outubro, 2016 at 17:58
De sempre a sua opinião sincera que eu dou a minha! Concordo que a maioria não iria falar. Eu falaria!
JS1970
31 Outubro, 2016 at 18:36
porque será?
Prego a Fundo
31 Outubro, 2016 at 20:51
Certíssimo
Bruno
31 Outubro, 2016 at 18:16
No meu caso,nao preciso de uma televisão fabulosa ,porque até vi no Tablet em Full HD,e tanto eu ,como uma criança de 5 anos,consegue a olho NU ,ver que Hamilton chega Á curva 3 com uma vantagem bem maior que aquela que tinha Á chegada da curva 1,…blá blá blá “mas isso não quer dizer nada,que o piloto Y ou Z podiam se ter atrasado “…….não não nãoooo,vê se claramente não imagens de helicóptero a vantagem com que o Hamilton fica depois de ter passado por a relva a velocidade que passou…….no Mónaco ele passava era por o meio das casas
JS1970
31 Outubro, 2016 at 18:35
Pity o homem (acpinto) brevemente fica internado no hospital de tanta azia que tem! 🙂
forcemoi
31 Outubro, 2016 at 20:28
As perguntas que ficam são estas :
se a curva tivesse um raio muito mais fechado para a direita, sem voltar a ir para esquerda, quantos lugares perdia ele ?
Porque deixaram de ser as escapatórias isso mesmo, escapatórias, com a penalização inerente em perca de tempo ou carrinho estragado, em vez de pista alternativa que é o que é agora.
Resumindo, o regulamento está a ser cumprido em função da equipa ou do piloto, tarde e más horas, e a beneficiar alguns, por acaso quase sempre os mesmos dois ou três. A Red Bull, esteve simplesmente deplorável do ponto de vista ético, um aviso que mal se ouviu, pois toda a situação a favorecia, desculpem, favoreceu.
assim a F1 não vai, de facto, longe, mas há gostos paras tudo.
Pity
31 Outubro, 2016 at 11:15
Exactamente aquilo que eu tenho estado a dizer.
NOTEAM
31 Outubro, 2016 at 11:18
O ponto na minha opinião não é este, a questão é que o piloto comete um erro de pilotagem evidente e nada lhe acontece. A telemetria diz que não tirou vantagem, tudo bem, será que o Max por ter ganho 1 décimo de segundo ao Vettel merece os 5s de penalização? A questão não é essa, os erros dos pilotos têm de ter consequências, e essas consequências devem ser iguais para todos, se vamos entrar por telemetrias e décimos ou milésimos de segundo ganhos ou perdidos, vamos falhar o ponto que realmente interessa que é o seguinte, dois pilotos cometeram o mesmo erro de pilotagem, um saiu incólume e outro perdeu um pódio.
Pity
31 Outubro, 2016 at 11:43
Responda-me só a isto: suponhamos que estamos no meio da corrida, o piloto x tem uma vantagem de 10 segundos para o piloto y, falha a travagem, vai pela escapatória, cometeu um erro. Também devia ser penalizado nesse caso?
ejpas
31 Outubro, 2016 at 12:06
Mas o que aconteceu é que o Hamilton estava a lutar pela primeira posição, tanto com o Rosberg, como com o Verstappen. A distância do Hamilton para o Rosberg era menor, do que do Verstappen para o Vettel. No entanto se houvesse uma escapatória do estilo de Monza, o Hamilton secalhar nem em terceiro sairia, tal como o Verstappen não mantinha a posição. Neste caso ou não se penalizava ninguém, ou penalizava-se os dois.
NOTEAM
31 Outubro, 2016 at 13:07
Respondendo á sua pergunta, acho que nenhum piloto nessa circunstância deve ser penalizado, a não ser que repita constantemente a manobra, no entanto e como diz o “ejpas”, não parece que estamos a falar do mesmo . O meu problema reside no facto dos comissários de pista, consistentemente terem dois pesos e duas medidas. Será que houve interesse em ver na telemetria do Alonso em Austin, se ganhou ou não vantagem sobre o Sainz após ter aproveitado a escapatória? Se calhar não houve, porque em causa estava o Sainz e a TR. Como disse num dos seus comentários e eu concordo, as leis têm de ser aplicadas a todos independemente do estatuto. Será que a manobra do Hamilton foi assim tão diferente da do Max? Eu acho que não, se penalizamos um temos de penalizar o outro, ou então não há nada para ninguém como em Austin, mas pelo menos que haja coerência!
Pity
31 Outubro, 2016 at 16:55
Parece que ninguém vai mudar a opinião que tem sobre o assunto, portanto, não adianta continuarmos a debatê-lo, apenas digo que acho os dois casos diferentes. Vettel estava efectivamente a atacar Verstappen. Rosberg não estava a atacar Hamilton, porque estava a defender-se de Verstappen, mas como digo, não adianta continuarmos a puxar a brasa à nossa sardinha, porque nunca a iremos assar 🙂
Num ponto estamos de acordo, os comissários têm dualidade de critérios.
NOTEAM
31 Outubro, 2016 at 21:43
Respeito a sua opinião totalmente, consigo entender seu ponto de vista mesmo que não concorde com ele. As coisas são assim mesmo!
[email protected]
31 Outubro, 2016 at 17:31
Se a escapatória fosse em gravilha, era penalizado pela gravidade atmosférica. Ficava lá enterrado e não tornava a saír ou perdia tanto tempo que regressaria no meio ou no final do pelotão.
Pity
31 Outubro, 2016 at 17:58
Pois, podia lá ficar enterrado, podia ir por aí fora e espetar-se em qualquer lado, podia conseguir continuar, mas como a escapatória é em relva, conseguimos terminar a corrida com 21 carros em pista.
[email protected]
31 Outubro, 2016 at 12:54
Na minha opinião o Hamilton devia ter sido penalizado pelo erro que cometeu na travagem para a 1ª curva, mas na minha opinião, e fiquei com essa impressão assim que vi a repetição, o Rosberg também ganhou vantagem sobre o Verstappen. Porque se ele não atalhasse na 2ª curva nunca teria ficado à frente do Verstappen naquela altura. É a minha opinião..
Prego a Fundo
31 Outubro, 2016 at 13:39
Sinceramente nem sei porque se perde tempo a analisar isto! Tudo o que se viu nas 2 primeiras curvas após o arranque são situações típicas do arranque da corrida. Acontece, com alguém. em quase todos os GPs. Umas vezes na frente, outras no meio e também no final do pelotão. São situações perfeitamente normais e nem sequer merecem segunda análise.
Quase que diria que andam a puxar isto para as primeiras páginas para se esquecer rapidamente o comportamento claramente anti-desportivo do Verstappen nos momentos e voltas que se seguiram à sua excursão pela relva.
Frenando_Afondo™
31 Outubro, 2016 at 15:50
Aquilo que já defendi. E ainda mais após a entrada do safety car (que acho que foi o que realmente evitou Hamilton de levar uma penalização).
acpinto
31 Outubro, 2016 at 16:02
Não, que eles dizem que ele não ganhou vantagem por causa da análise da telemetria.
Vai-se fazer tudo para levar o campeonato até abu dhabi.
O Max abusava em quase todos os GP, quando é que isso originou uma directiva ( ou lei )? Quando o fez ao Hamilton, ainda que tenha sido ridiculo comparar-se isso ao que ele fez ao Kimi em Hungaroring ( como o será comparar hungaroring com o que vettel fez ontem ).
Ontem não ouvi dizer nada sobre instrucções da box para o Hamilton para poupar o carro. Não tinham sido proibidas quaisquer comunicações referentes ao estado e como manusear o carro, desde que o Rosberg foi penalizado?
E assim vamos…
Frenando_Afondo™
31 Outubro, 2016 at 16:38
O Max levou com uma “lei” porque as suas manobras já tinham afectado vários pilotos. Até ao japão o principal “alvo” tinha sido o Raikkonen. Depois do japão já tinham sido Raikkonen e Hamilton. Daí a FIA actuar.
E se a FIA quisesse realmente ajudar Hamilton, não lhe parece que tinham logo penalizado Verstappen no final do GP do japão? Dando o segundo lugar ao Hamilton que precisava dos pontos? Segundo a sua teoria, não tem lógica eles decidirem isso no GP seguinte, porque então como ajudaram Hamilton? Ajudaram-no mantendo-o no terceiro lugar e fazendo com que perdesse mais pontos para Rosberg? Grande ajuda…
E lá porque na televisão não transmitiram rádio a dizer para poupar o carro, não significa que o não o tenham feito. Aliás, sabe que após algumas voltas de safety car, as equipas já não têm de poupar assim tanta gasolina.
E que eu saiba a proibição de como manusear o carro via rádio já foi levantada desde o GP da alemanha. A penalização de Rosberg foi antes desse GP. E antes que diga que levantaram a regra para ajudar hamilton, lembre-se que quem tinha ganho os 3 gp´s anteriores tinha sido o inglês.
Mas mesmo que houvesse penalização de 5 segundos (como todos pedem uma igual à do Max) ficaria tudo na mesma, Hamilton acabou a 7 segundos de Nico, assim que manteria a posição mesmo com a penalização. E sim, mesmo que essa penalização viesse durante a corrida, aconteceria o mesmo, porque seria avisado pela equipa e ele manteria a vantagem para evitar perder a posição.
Mas faz parte, afinal eu também achei a manobra do Rosberg ao Raikkonen merecedora de penalização. Não houve e Rosberg continua ali bem sólido no primeiro lugar. Podia já começar a aqui a dizer que Rosberg está a ser beneficiado pela FIA porque querem um campeão branco e louro, mas não digo, porque já houve episódios de dualidade de critérios para vários pilotos e não só para os pilotos na luta pelo campeonato.
acpinto
31 Outubro, 2016 at 17:08
1 -E se a FIA quisesse realmente ajudar Hamilton, não lhe parece que tinham logo penalizado Verstappen no final do GP do japão? Dando o segundo lugar ao Hamilton que precisava dos pontos?
Eles querem ajudar mas não são burros!!! É evidente que dava no olho, mas veja a coisa por este ponto:
Até então era tudo normal, muita gente dizia ( alguns continuam a dizer ) ah os outros é que não sabem, e pensavam para eles se fosse o Hamilton o miudo via. Depois numa manobra que nem foi muito exagerada, viu-se que nem o hamilton não resolvia bem a situação e, sai lei max.
2- Não sei se foi levantada, o que ouvi é que foi totalmente proibida qualquer comunicação a dar dicas sobre o carro.
3- a penalização a existir deveria ter sido no 1º pit stop. factor ainda mais estranho. Quando é que houve investigação? Eles dizem que a telemetria prova que não ganhou tempo ( lol mas grande lol mesmo ). ou seja, viram a telemetria – quando ( no final da corrida – passado 72 voltas e porque o max voltou a exagerar ) Não ouve qualquer investigação relacionada com o incidente na altura. Não achas estranho?
4- Concordo o Rosberg devia ter sido penalizado na malasia ! ah espera, e foi em 10 segundos. problema, devia para mim, ser obrigado a deixar passar o raikkonen
JS1970
31 Outubro, 2016 at 18:40
acpinto faz-me lembrar as pilhas duracell… a azia em relação ao Hamilton dura e dura e dura!
acpinto
31 Outubro, 2016 at 19:45
entretanto aguardo qual é a sua justificação para não haver investigação ao assunto que se passou na 1ª curva. e se acha que se não justificava o que dizer do motivo pelo qual o max foi investigado, que é bastante semelhante
E faça-me um favor… em vez de falar de azia… tente responder ao que se diz. ok?
Quando o Rosberg for campeão eu não vou dizer que ficou com azia, ok?
JS1970
31 Outubro, 2016 at 22:18
não pode nem nunca podia haver investigação uma vez que não estava em luta por qualquer posição! Qual é a duvida?
acpinto
1 Novembro, 2016 at 0:37
Então porque justificar com a telemetria?
Posso ser anti-hamilton mas você come tudo que lhe servem sem questionar. Ou seja não deveria haver investigação mas a FIA justifica-se com a telemetria do carro 44!!!!
Tem toda a logica, certo?
JS1970
1 Novembro, 2016 at 12:42
não você é que come de tudo e de todos desde que seja para deitar abaixo o carro 44!!!!
E volto a reafirmar o que disse em anteriormente você não quer enxergar a realidade como ela é. Mas eu compreendo o seu ponto eu sei que doi muito….
acpinto
1 Novembro, 2016 at 23:11
todavia não respondeu a questão da telemetria…
Foi a ultima vez que lhe respondi,essa do de todos, revela que você é uma excelente pessoa!!!!
aguia25
1 Novembro, 2016 at 12:59
A sua cegueira anti LH é tanta que quer penalizá-lo por uma regra que já não está em vigor (a das comunicações via rádio). Meu caro, veja as corridas tal como elas são e deixe o TRI CAMPEÃO em paz! E já agora leia as regras antes de vir para aqui dizer asneiras. Poupe-se a si mesmo!
acpinto
1 Novembro, 2016 at 23:16
Ok… a regra está anulada…não sabia agradeço sua clarividência.
Portanto agora a comunicação entre o piloto e as boxes é livre, certo?
podia estar aqui a discutir consigo a forma como vejo as corridas, e garanto-lhe é muito diferente de como você as vê!!!!
Acho piada como acha que por escrever TRICAMPEAO acha que me afecta. Fique lá com a sua!
Mas quando tiver tempo vou ver as regras da FIA, você e o JS parecem-me daqueles tipos que têm sempre uma estatistica ou lei que lhe dá jeito, e que na maior parte da vezes não é verdadeira
aguia25
2 Novembro, 2016 at 9:53
Diga-me uma estatística ou lei que eu mencionei que não seja verdadeira!!! Como diz o outro…diga uma Sr acpinto…diga uma!
acpinto
3 Novembro, 2016 at 11:11
Não tenho de dizer, não sou frequentador deste forum assim há tanto tempo,e peço desculpa, a si, é verdade que posso-me ter excedido nas palavras.
Bruno
31 Outubro, 2016 at 18:20
Para finalizar,Hamilton só não foi penalizado para o campeonato não ficar já arrumado….
Bruno
31 Outubro, 2016 at 18:31
Pois é,e o Hamilton nao ganhou vantagem….fará se tivesse ganho,e já agora,se fossem levar a letra a mudança de tragetoria no momento da travagem,move-se mais o Hamilton nesta travagem que o Vettel,já o Vettel tem o Max Á frente a fazer brake test
https://youtu.be/g27599QD3NU
Iceman07
31 Outubro, 2016 at 18:38
Penalizasse toda a gente e ganha o Alonso, pronto!
Bruno
31 Outubro, 2016 at 18:54
https://youtu.be/cp-NZrlqw-k
Bem diz o Ricciardo,se numa travagem bloqueias as rodas e vais em frente,é erro do piloto,logo nunca pode tirar vantagem disso….