F1: Novo chefe de equipa da Haas “realista em relação ao carro”  

Por a 21 Janeiro 2024 18:05

Com a saída do chefe de equipa da Haas Günther Steiner e do diretor técnico Simone Resta, Ayao Komatsu ficou na liderança da estrutura norte-americana, que está cautelosamente otimista em relação ao novo monolugar. 

O novo chefe de equipa da Haas acredita que a mudança tardia do conceito do monolugar em 2023 não foi benéfica para o trabalho durante o inverno, mas considera que houve progressos no projeto para a próxima temporada. Komatsu afirmou que “o carro representa um avanço significativo” para a equipa em 2024, mas assume que não foram resolvidas todas as questões do seu antecessor.

A equipa apresentou novidades no seu monolugar de 2023 no Grande Prémio dos EUA, não tendo os resultados em pista que desejavam. O chefe de equipa explicou que “ao introduzir a atualização de Austin, transferimos um pouco os nossos recursos. É por isso que sou realista em relação ao carro que vamos ter no Barém, mas não num sentido negativo”.

O desenvolvimento em 2023 não encontrou soluções e a equipa teve de caminhar num rumo diferente, o que leva tempo e dinheiro que não pode ser gasto como pretendem os engenheiros. A desvantagem técnica era enorme em 2023 e por isso, Komatsu admite que a sua equipa provavelmente “não compreendeu tudo” o que correu mal com o VF-23 no ano passado. Apesar de “uma grande parte” do problema ter sido resolvido, há muito ainda que fazer. O ideal seria “desenvolver um carro que pudesse lidar com o problema”, salientou Komatsu e admitindo que a sua equipa vai começar um pouco atrás de alguns adversários, mas reforça que têm “uma boa ideia daquilo em que temos de nos concentrar” no desenvolvimento durante a temporada. 

Sobre a forma de gerir a equipa e dialogar com os seus dois pilotos, Ayao Komatsu explicou que tanto Nico Hülkenberg como Kevin Magnussen, com quem tem mais experiência em trabalhar, “sabem que sou muito direto. Digo o que penso. Não sou agressivo nem nada, mas não digo asneiras, é que não temos tempo a perder”. O responsável considera ter uma relação”aberta e transparente” com os pilotos, ao mesmo tempo que afirma que “como uma equipa pequena” que é a Haas, não se pode “dar ao luxo de ter problemas internos. Todos temos que trabalhar juntos. Caso contrário, não teremos hipótese. A comunicação é crucial”.

Foto: Andy Hone / LAT Images

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado