F1: Niki Lauda e Christian Horner em desacordo sobre testes de 2017

Por a 8 Outubro 2016 11:59

A possível mudança dos testes de pré-temporada de 2017 está a criar tensões entre Niki Lauda e Christian Horner, com o primeiro a defender a mudança para o Bahrain e o segundo a continuidade em Barcelona. Há ainda uma terceira opção em cima da mesa, e que engloba testes paralelos que irão permitir às equipas escolher o sítio onde preferem comprovar em pista os novos carros e pneus.

Testar fora da Europa apenas é permitido caso a FIA e maioria das equipas estejam de acordo. Daí que Lauda procure influenciar as restantes estruturas a apoiarem a posição da Mercedes, nomeadamente Ferrari, McLaren, Force India, Renault, Haas e Manor, que, tudo indica, terão aceitado a posição da Mercedes. As que não assinaram esta carta de intenções são a Red Bull, Toro Rosso, Williams e Sauber, mas a maioria de sete, caso se mantenha (não queriam necessariamente ir ao Bahrain, mas não se importam caso essa seja a vontade dos outros, terão dito alguns responsáveis) abre essa possibilidade de se testar fora da Europa. Resta, no entanto, saber se os testes podem ter lugar em locais distintos.

Embora todos sempre tenham compreendido que as equipas devem testar juntas num mesmo local, o que está escrito no regulamento é ambíguo, referindo apenas aos “testes das equipas” e não “testes com todas as equipas presentes”. As que pretendem testar no Bahrain têm procurado demonstrar à FIA que as regras não especificam apenas um local em que estes possa ser realizados.

Christian Horner, por outro lado, está convencido que a Mercedes apenas quer ir para o Bahrain para testar o seu carro de 2017 e os seus sistemas de arrefecimento nas condições mais quentes da região. Mas Niki Lauda insiste estar a agir de forma neutra no sentido de ajudar a Pirelli, e não enquanto representante da Mercedes, referindo que foi o presidente da companhia italiana Marco Tronchetti Provera a fazer-lhe esse pedido pessoalmente:

“Disseram-me que eu parecia ser a única pessoa neutra e ponderada e que eles precisavam de um teste em condições de tempo e temperatura normais. E isso apenas sucede no Bahrain. Porque precisamos de lá ir? Porque duas semanas antes da primeira corrida irá decorrer o último teste de pneus a partir, penso, dos muletos que serão utilizados em novembro, no teste de Abu Dhabi (realizado pela Mercedes, depois de Ferrari e Red Bull), onde a partir daí os carros serão totalmente distintos, com mais 30% de carga aerodinâmica. Se não puderes testar no Bahrain não saberás o que irá acontecer na primeira corrida. Se não fizermos este teste como deve ser, com uma diferença de 10 graus ou mais na temperatura do circuito em Barcelona, então teremos um problema nas primeiras quatro corridas do ano. E isso é que não pode acontecer”.

Lauda continuou: “Temos esta oposição da Red Bull e do Sr. Horner, mas não entendo o motivo. Ele diz que não podemos testar no Bahrain porque o desenvolvimento do seu carro sucede até ao último minuto. E que se for ao Bahrain irá perder sete horas. Precisamos de seis assinaturas e eu tenho sete. E a única coisa que fiz foi perguntar onde as equipas queriam fazer o teste. Mas a melhor hipótese agora, com toda esta confusão política e de egos, é ter a possibilidade de ter dois testes. Temos Barcelona e ao mesmo tempo Bahrain. Quem quiser ir a Barcelona vai a Barcelona, mas porque é que os testes em Barcelona têm de impossibilitar os testes no Bahrain? Não compreendo isto”.

Já Horner assegura que nunca disse Lauda que a Red Bull iria perder sete horas de desenvolvimento, e que este nunca o procurou com a carta, talvez porque o austríaco já tinha a maioria que necessitava, e sabia que ia ter uma resposta negativa.

“Isso é ridículo. Para uma equipa como a nossa, qualquer testes não representa um grande problema. Mas no final do dia sou o tipo que assina as despesas e considero irresponsável estar a desperdiçar uma quantidade enorme de dinheiro extra para algo que poderia ter lugar na Europa. Não me parece lógico. O Niki fez um grande trabalho a correr para trás e para a frente. Infelizmente esqueceu-se de nos mostrar a carta, o que de ter sido apenas um descuido. Não sei o Niki tem uma casa de férias no Bahrain, mas ele parece desesperado em passar duas semanas lá! Quantas vezes o Niki tem sido neutro como presidente executivo da Mercedes GP e em particular o seu departamento de motores? Em 2014, eles estavam particularmente interessados em comprovar os seus sistemas de refrigeração. E agora isto tem pouco a ver com pneus. Temos sete equipas na grelha que estão perto da insolvência. É correto pesar as equipas com estes custos? E o que assinaram elas? Em privado, nenhuma delas quer ir ao Bahrain. Mas claro que têm contratos com as partes e pressões comerciais que sem dúvida estão a ser utilizadas para persuadi-las nesse sentido”, disse Horner, numa ‘boca’ às estruturas que utilizam motores Mercedes, adiantando ainda que o custo de ir ao Bahrain situa-se “entre 500 mil e um milhão de euros” e que a diferença de temperatura no Bahrain, em média, “é de apenas sete graus celsius nessa altura do ano”.

“Para mim, esta é uma estratégia que tem de ser tomada pelo Grupo Estratégico, sendo que há um mês decidimos que haveriam dois testes em Barcelona, todos estavam contentes com essa medida, e agora houve uma grande mudança de pensamento para irmos ao Bahrain. Talvez se possa fazer um teste em cada lado. Mas, novamente, os custos associados são terríveis”.

Niki Lauda respondeu dizendo que as acusações são ridículas: “Temos um carro que venceu os últimos dois campeonatos e meio de forma consecutiva e sem problemas de temperatura, por isso o Sr. Horner pode estar descansado que sabemos o que precisamos em cada corrida. É tudo conversa fiada. Ele quer ir a Barcelona porque é mais fácil e barato para todos. Mas temos que perguntar à Pirelli, já que eles é que precisam do teste Estamos a testar um pneu completamente novo e além disso temos carro totalmente novos”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
*RPMS*™
7 anos atrás

Talvez o mais justo fosse manterem os mesmos dias de testes mas cada um poder testar esses dias onde quisesse. Cumprimentos

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado