F1: Mercedes não consegue encontrar respostas…”no computador portátil”.

Por a 11 Março 2024 16:18

Um destes dias, um amigo nosso perguntou-nos “porquê os anos passam e ‘gigantes’ como a Mercedes, Ferrari e McLaren não conseguem ‘responder’ e bater a Red Bull? A resposta a isso é muito fácil.

Ainda agora, Toto Wolff admitiu que a Mercedes está a enfrentar um problema “fundamental” com o seu Mercedes W15. Wolff diz que: “As nossas simulações apontam-nos para uma direção, para uma gama de afinações que podemos escolher, (…) é uma coisa mais fundamental (…) mas não conseguimos encontrá-la no computador portátil”.

Exatamente! Esta frase espelha bem tudo o que se passa. O problema não é o portátil, que deve ser bom, mas sim os ‘cérebros’ que para lá olham e tiram conclusões. É como uma equipa de um qualquer desporto.

Não contam só os ‘jogadores’ de campo se estivermos a falar de um desporto coletivo, por exemplo o futebol.

Uma equipa de alta competição nos dias de hoje é composta por uma rede complexa de profissionais que trabalham juntos para otimizar o desempenho dos jogadores, começando pelos jogadores, treinadores, analistas de desempenho, médicos e fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, fisiologistas, preparadores físicos, massagistas, etc., podem todos fornecer suporte adicional à equipa e tudo isso se reflete em conta em maior ou menor grau.

Uma equipa de F1 é exatamente a mesma coisa, pois é também composta por uma grande variedade de profissionais que trabalham juntos para projetar, construir, operar e manter os carros de corrida, e para dar suporte aos pilotos durante as corridas. Claro, tudo começa nos pilotos, mas estende-se com grande importância à engenharia, engenheiros de design, responsáveis ​​por projetar e desenvolver o carro, incluindo aerodinâmica, chassis, motor e sistemas eletrónicos, engenheiros de pista, engenheiros de dados, mecânicos, estrategistas de corrida, departamento médico, até o Marketing e comunicação é importante.

Há graus de importância para isto tudo, mas pelos vistos neste momento a Red Bull tem o melhor carro, o melhor piloto, o melhor aerodinamicista, Adrian Newey, que provavelmente resolve sozinho problemas que as outras equipas precisam de vários cérebros a trabalhar juntos e mesmo assim não chega.

A liderança, a equipa de mecânicos, a equipa de boxes para as trocas de pneus. Até o ‘meteo-man’, o homem da meteorologia é importante. E desde o início de 2022 que a Red Bull ganhou uma vantagem do estilo da que a Mercedes teve de 2014 para a frente, até 2020, que se foi diluindo com o tempo.

Neste momento é quase impossível bater, não a Red Bull, mas essencialmente Max Verstappen.

Se o neerlandês não estivesse e o outro piloto da Red Bull fosse do nível de Sergio Pérez as corridas teriam sido bem mais equilibradas…

Toto Wolff prossegue: “Há dois anos que há qualquer coisa que precisamos de detetar e será isso que nos vai ajudar a desbloquear a performance do carro…”

Aí está, falta alguém para dar o clique… a Red Bull, tem-nos.

“O grande fator é que nos faltam as curvas de alta velocidade e somos muito fracos. Estamos a perder downforce para além dos passos que teríamos com uma asa traseira maior. Há algo que não compreendemos, porque somos rápidos em todos os outros lugares e, quando temos uma asa traseira mais pequena, compensamos o que estamos a perder nas curvas, mas é apenas na alta velocidade que estamos a perder todo o tempo por volta.”

Et voilá…!

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Pity
Pity
1 mês atrás

Outra vez a correlação com o simulador? Será?

leandro.marques
Reply to  Pity
1 mês atrás

O mal é que eles não confiam nas pessoas, apenas nos dados fornecidos pelas máquinas. Quando estes falham ficam perdidos.
A prova que não confiam nas pessoas e apenas nos dados foi dada pelo seu antigo estrategista que agora tenta dirigir uma equipa, ele próprio o afirmou.

Pity
Pity
Reply to  leandro.marques
1 mês atrás

Pois… só que as máquinas são feitas e programadas por pessoas. Se estas falham, as máquinas não têm culpa.

#99
#99
1 mês atrás

Nitidamente o problema é a aerodinâmica e quando um dos componentes não funciona, como se afirma na peça, nada funciona, outros já viveram esse drama a nível de motores por exemplo.

Patucho10
Patucho10
1 mês atrás

Estas novas regras com os túneis de Venturi estão a ser um problema para todas as equipas menos a Red Bull porque tem o Adrian Newey. Agora com duas provas disputadas analisando a performance da Mercedes dá a sensação que o problema não estava no W14, e provavelmente eles até tinham uma base de trabalho muito boa, ou no mínimo uma ideia muito boa, o que dá a entender pelo inicio de época é que nenhum engenheiro da Mercedes consegue arranjar solução para melhorar a performance. E se os engenheiros não encontrarem solução, então a Mercedes tem que ir buscar… Ler mais »

4RcNg
4RcNg
1 mês atrás

O Colin Chapman tinha algum portátil !?

Pity
Pity
Reply to  4RcNg
1 mês atrás

Não, mas tinha oportunidade de fazer quantos testes quisesse.

driver-on-track
driver-on-track
Reply to  4RcNg
1 mês atrás

excelente comentário , parabéns por ter trazido a coação o nome de um génio … a grande maioria dos pseudo- experts sabem lá o que é um Lotus 72 até a versão D e que trouxeram em termos de inovação …. tudo feito a antiga… ou seja tudo analógico …. cálculos matemáticos… aerodinâmica … inteligência natural…. os comentadores de pacotilha nem deviam invocar o seu nome ….

Last edited 1 mês atrás by Manuel Araujo
NOTEAM2.0
NOTEAM2.0
1 mês atrás

O que o Newey representa para este desporto é absolutamente fascinante. Muitos vão gravitando à sua volta, tentam a sorte noutras equipas, mas ninguém consegue sequer aproximar-se do seu nível. Os primeiros anos da era híbrida não se traduziram em títulos, mas as vitórias conseguidas com o fraco motor da Renault, sempre deixaram bem claro que o potencial do chassis estava acima de qualquer suspeita. Um dia um tal de Fernando Alonso disse que não competia somente contra o Vettel, competia também contra o Adrien Newey, estas declarações remontam a 2012 e têm tanto de aziado como de verdadeiro. Em… Ler mais »

galileufigarogmail-com
galileufigarogmail-com
1 mês atrás

Acabámos por passar por uma década de domínio da Mercedes e ninguém falava nestas coisas. Agora que a Red Bull domina esta geração de carros, está a destruir o desporto. Não sou fan de Verstappen ou da Red Bull, mas temos de ser realistas. Sempre que uma equipa inglesa ou com piloto inglês não domina o desporto, está a destrui-lo. Quando a Renault com Alonso dominou, mudaram as regras, a Ferrari e Schumacher, mudaram as regras depois de um avassalador F2002, F2003 e F2004. Quando foi a Red Bull com o Vettel, mudem as regras. Eu passei longos anos a… Ler mais »

iluminaty_luz2022_gmail_com
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Reply to  galileufigarogmail-com
1 mês atrás

Tem muito mais piada quando tem mais competitividade e emoção no 1º troféu do Vers que até foi injusto … Mas viu-se muita luta entre Vers e Hamilton.

Thor
Thor
Reply to  iluminaty_luz2022_gmail_com
1 mês atrás

O 1° título foi dado pelo Masi. Até aí os carros ainda era idênticos em performance. Depois não.
Não sou fã do Hamilton, mas entendo o mínimo.

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