F1: Mercedes e Ferrari: Deu-se uma reviravolta em Silverstone?

Por a 19 Julho 2017 09:10

Ficou claro no GP da Grã-Bretanha que o ascendente da Ferrari este ano face à Mercedes terminou em Silverstone. Se até aqui já tinha ficado claro que a Mercedes estava a reagir bem ao bom início de ano da Scuderia e a reequilibrar ainda mais as coisas do que já estavam, agora já parece claro que a questão já deu a volta e é a Mercedes que está na mó de cima e a Ferrari a marcar passo.

Depois de ter sido fortemente criticado por ter faltado ao evento de Londres, Hamilton chegou à pista britânica determinado em colocar tudo nos eixos. Na sua primeira volta lançada da Q3 ainda deixou alguma margem para os seus adversários sonharem, mas na segunda desfez qualquer “castelo de areia” construído pelos homens da Ferrari e parou o cronómetro em 1m26,600s – novo recorde para a pista – deixando Raikkonen a mais de meio segundo, ao passo que Vettel voltava a ter uma má qualificação e não ia além de terceiro.

Se alguém ainda esperava que na corrida os Ferrari se poderiam ‘aguentar’, não foi nada disso que aconteceu, e mesmo descontando os azares do final com os furos, a verdade é que até Valtteri Bottas, que veio do nono lugar da grelha conseguiu chegar-se aos Ferrari. Foi tão claro este trunfo de Hamilton, que liderou como quis, alcançando a sua quarta vitória da temporada, que poderá ter sido determinante para o restante campeonato.

Por isso, não foi de estranhar que a imprensa italiana tenha feito ‘soar’ os alarmes em Itália. La Gazzetta dello Sport escreveu que “A Derrota da Ferrari é a pior desta época”. É lógico que o resultado final da corrida foi comprometido pela questão do pneus, ‘culpados’ por impedir Sebastian Vettel de ir ao pódio e quase comprometer que Kimi Raikkonen o conseguisse, os ‘media’ italianos não deixaram passar despercebido o que aconteceu à Ferrari no Grande Prémio da Grã-Bretanha: “A Ferrari não atravessa uma boa fase. A Mercedes ultrapassou os seus problemas enquanto a performance da Ferrari enfraqueceu progressivamente. Maranello tem de começar de novo”.

O ‘Corriere della Sera’ considerou mesmo que a controvérsia do ‘caso’ do óleo queimado, e mais recentemente as suspeitas de um fundo flexível no SF70H, acabaram por afetar a performance da Ferrari.

Agora, resta perceber o que nos reservam as próximas corridas sendo certo que até aqui foi bom, uma grande luta entre duas marcas, mas os sinais de fraqueza da Ferrari são claros, e para o provar nada mais é preciso para além dos números. Desde o GP do Mónaco, a Mercedes e os seus pilotos somaram 151 pontos face a 79 da Ferrari. Sintomático!

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
19 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
*RPMS*™
6 anos atrás

Já aconteceu noutros anos a evolução do Ferrari durante a época ser mais “lenta” que nos rivais, o que tem feito com que a Ferrari não passe de segundo. Neste fim de semana apenas Raikkonen pareceu conseguir reagir ao facto de estarem ligeiramente menos competitivos, visto que foi mais rápido que o seu companheiro de equipa durante todo o fim de semana, tendo-o batido na qualificação e sendo mais rápido na corrida, em que era o Ferrari mais bem classificado antes de acontecer os problemas a ambos. Já o alemão, parece não conseguir reagir quando não tem o melhor carro,… Ler mais »

kkk
kkk
Reply to  *RPMS*™
6 anos atrás

Um dos grandes problemas que a Ferrari tem tido (e tendo em conta em ter um carro competitivo e ganhador) é que ambos os pilotos não têm o mesmo andamento, ao contrário de todas as outras equipas, e isso penaliza bastante a equipa tanto na qualificação como em prova (existem diferenças do Vettel para o Kimi – Vettel é mais constante pela positiva, Kimi constante pela negativa – é pena e faz alguma diferença

Pity
Pity
Reply to  kkk
6 anos atrás

Pode fazer em termos do título de construtores, mas não no de pilotos.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Pity
6 anos atrás

Creio que o que o Ro quer dizer é que o Kimi não é um fiél escudeiro como foi Barrichello para Schumacher ou Massa para Alonso. Ao ser irregular não faz de tampão que é o trabalho dele (embora os ferraristas afirmem o contrário).

Em suma, sem escudeiros os pilotos da Ferrari não conseguem ganhar campeonatos.

*RPMS*™
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

O pior é que Kimi, quer queira quer não, já é escudeiro do alemão.
E para provar isso este ano até já tivemos um: “Kimi, Sebastian is faster than you…” Cumprimentos

kkk
kkk
Reply to  kkk
6 anos atrás

Ou não? Só quem não vê, tendo sempre em conta a experiência do finlandês!

asfalto
asfalto
Reply to  kkk
6 anos atrás

Querem que o Kimi seja constante a acontecer coisas que o desmotivam. Não sei se são ingénuos ou outra coisa qualquer. Nunca viram a corrida do Kimi acontecer em função do que melhor servia para o Vettel, viram o GP do Mónaco. Acham que devia conseguir fazer de conta que está a lutar pelo título para não perder motivação. Claro que ninguém consegue. Por isso sejam realistas para não serem injustos.

*RPMS*™
Reply to  asfalto
6 anos atrás

Muitíssimo bem escrito! Cumprimentos

RogerM
RogerM
Reply to  *RPMS*™
6 anos atrás

Olhem…olhem…os ressabiados anti Ferrari a darem uma de demagogos a analisar o porque de a Ferrari ter sido esmagada em ritmo de corrida pela Mercedes. Bastava a Ferrari dominar o próximo GP, vinha logo a choradeira…e os comentários acerca da FIA.

*RPMS*™
Reply to  RogerM
6 anos atrás

O que eu vejo aqui é muita azia…eh, eh, eh…
Calma que ainda há muito campeonato, não é preciso andares já a chorar com medo em todos os posts… Cumprimentos

kkk
kkk
6 anos atrás

Pergunto: Se á Ferrari não tivesse acontecido aquele “atentado” o titulo seria o mesmo?… as próximas provas o dirão, mas creio que ainda é prematuro dizermos que a Ferrari “adormeceu”… ou os outros “inventaram” algo para contornar os regulamentos (como alguins dizem para aí) – espero que nãotenham mesmo adormecido!

kkk
kkk
Reply to  kkk
6 anos atrás

É que quando a Ferrari anda, “há aldrabice”; quando os outros “dão de avanço” são os “talentos” dos “A.N.”…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  kkk
6 anos atrás

O que os outros fizeram para contornar os regulamentos não se sabe, mas já se sabe que a Ferrari queimava óleo e tinha um fundo fléxivel.

gambuzino
gambuzino
6 anos atrás

Talvez não estejamos a ver os mesmos GP, mas quanto a mim a Mercedes sempre foi mais forte! A Ferrari tem vindo a conseguir rivalizar porque realmente melhoraram MUITO a sua PU e, em determinadas pistas, consegue uma janela de otimização dos pneus melhor do q a Mercedes, o que faz com que entrem na luta pelas vitórias. Vejam-se os casos das vitorias da Mercedes em Espanha, China, Silverstone… Pistas que requerem muito motor mas que necessitam de uma grande carga aerodinâmica, em que facilmente se chega à temperatura ideal dos pneus. O Baku também foi uma corrida Mercedes, em… Ler mais »

RedDevil
RedDevil
6 anos atrás

A Ferrari tem tido sempre dificuldade face à Mercedes em circuitos com curvas rápidas e neste GP essa diferença foi maior ainda… A Mercedes entendeu-se com os pneus e agora mostram uma consistência que não dá abébias à Ferrari. Faltam algumas provas em circuitos com curvas de média/baixa velocidade e possa ser que a Ferrari faça frente à Mercedes, mas neste momento a ideia que tenho do desenvolvimento ao longo da época é que a Ferrari ficou “paradinha” e a Mercedes deu sempre “corda nos sapatos”… A Ferrari parece que ficou embevecida com aquela surpreendente competitividade no início da época,… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Acho que estão a exagerar um pouco o que aconteceu à Ferrari. O que os impediu de amealhar um 2º e um 4º lugar (ou um 3º e 4º lugar se o Bottas tivesse ultrapassado o Kimi, que até estava perto), foram aqueles furos. A Mercedes estava melhor neste circuito? Sem dúvida. O carro estava bem melhor que o Ferrari, viu-se isso desde o início. O Ferrari ao contrário do que aconteceu noutras pistas, não soube tratar dos pneus, porque em outras corridas acontecia o inverso, a Mercedes tinha um ascendente durante o início-meio da corrida e a Ferrari tinha… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Agora dás uma de demagogo a explicar a falta de competitividade da Ferrari face à Mercedes…bastava no próximo GP dominarem a corrida, já vinhas com a choradeira que eram levados ao colo.

can-am
can-am
6 anos atrás

Se a F1 fosse limpa e jogada apenas lá dentro, a Ferrari estava mais que batida. Até agora, e só nesta época, o rol já é longo: -começou logo pela ilegalização, porque sim, das suspensões dos Mercedes, que deram toda a vantagem aos Ferrari na gestão dos pneus… que por acaso até são italianos ! – a penalização rigorosissima do Hamilton no Barhein, que lhe terá tirado uma vitória, assegurando-a para o Vettell (Ferrari). -a mão leve ridícula aos actos perigosos e delinquentes do Vettell em Baku.etc. Isto do que me lembre. Portanto, com muletas destas, com certeza que vai… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  can-am
6 anos atrás

A grande jogada foi mesmo a dos pneus que “calçavam” à medida dos Ferrari logo no inicio da época, quando todos os outros ainda procuravam adaptar-se aos mesmos. No entanto, Hamilton fez um trabalho espectacular minimizando os estragos até a Mercedes funcionar melhor com os pneus e a própria equipa soube fazer o seu trabalho estando agora a um nível mais equiparado aos Ferrari no que respeita aos pneus. Claro que o escândalo da não desclassificação de Vettel em Baku ainda segura o alemão no primeiro lugar, mas neste momento as coisas estão mais equivalentes e Hamilton tem demonstrado ter… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado