F1: mercado de pilotos pode entrar em ebulição

Por a 19 Janeiro 2022 15:41

A temporada deste ano ainda não começou e as incógnitas competitivas são muitas, fruto do nove regulamento técnico, mas também no mercado de pilotos as incertezas são muitas com onze pilotos em final de contrato, o que poderá criar algumas movimentações ao longo do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2022.

O defeso pelo qual passamos fica marcado por poucas alterações na composição das equipas, ainda que relevantes, uma vez que apenas a Alfa Romeo mudou completamente o seu “line-up”, substituindo Kimi Raikkonen e António Giovinazzi por Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, aproveitando a presença do finlandês no mercado, depois deste ter perdido o seu lugar para George Russell.

O inglês desocupou o seu Williams, o que permitiu a Alex Albon, depois de um ano sabático, regressar à Fórmula 1 através da formação de Grove.

Porém, daqui a um ano poderemos estar a dar conta de diversas alterações no xadrez das equipas, dado que apenas Lewis Hamilton, Russell, Charles Leclerc, Lando Norris, Esteban Ocon, Lance Stroll e Valtteri Bottas têm contrato para lá do final da presente temporada.

Isto significa que são treze os pilotos que poderão chegar ao final de 2022 sem trabalho para a época seguinte.

Podemos dividir estes nomes em quatro grupos – os desejados, os que têm de mostrar urgentemente trabalho em 2022, os que têm interesses ao seu redor, o que os deixam numa situação confortável, e os que poderão ingressar ou reingressar na Fórmula 1.

É claro que, um qualquer piloto tem de mostrar consistentemente boas prestações, mas Max Verstappen, Pierre Gasly e Carlos Sainz têm neste momento a cotação em alta.

O holandês só muito dificilmente deixará a Red Bull, estando numa situação de força no mercado e dificilmente este poderá se movimentar sem que o actual Campeão do Mundo tome uma decisão.

O único cenário que poderá levar a uma saída de Verstappen da equipa de Milton Keynes é a possibilidade de esta falhar completamente o novo regulamento, fornecendo-lhe um carro que o deixe longe de poder defender o título conquistado em 2021.

Este seria um cenário de grande surpresa e deixaria o mercado em polvorosa, mas o mais provável é que o Campeão do Mundo continue a sua relação com a Red Bull, porém, o lugar de seu colega de equipa pode ser um ponto de grande contenção entre diversos pilotos.

Sérgio Pérez, um dos pilotos que este ano tem de mostrar serviço, depois de uma primeira temporada positiva com a Red Bull, muito embora nem sempre tenha revelado a consistência que Helmut Marko e Christian Horner desejavam, deixando por vezes as costas de Verstappen a descoberto contra os dois Mercedes.

Caso o mexicano não dê um salto competitivo este ano, os responsáveis da formação de Milton Keynes poderão olhar para outras opções.

As mais evidentes são aquelas que estão dentro da “cantera” da Red Bull e estarão na grelha de partida na próxima temporada – Pierre Gasly, Yuki Tsunoda e Alex Albon.

O japonês, um dos pilotos que tem de mostrar este ano o que vale, dificilmente poderá aspirar ao lugar de Pérez, caso este não seja mantido, e o tailandês terá também melhorar a sua cotação no seu regresso com a Williams.

Já Gasly está integrado no grupo dos desejáveis, depois de duas excelentes temporadas e meia com a AlphaTauri/Toro Rosso, para onde foi despromovido pelos homens da Red Bull.

Dr. Marko mostra alguma relutância em voltar a chamar o francês à equipa de Milton Keynes, mas se Pérez sair e o gaulês não for promovido, dificilmente este continuará na esfera da companhia de bebidas energéticas, podendo encontrar bons volantes em outras zonas da grelha de partida.

Na McLaren, Daniel Ricciardo fica sem contrato no final do ano e, se não der um salto competitivo relativamente a 2021, o seu lugar poderá ficar em risco, o que deixa Gasly como opção.

Na Aston Martin, Sebastian Vettel está também no seu último ano do acordo original com a equipa e com a saída de Otmar Szafnauer a sua posição poderá ter ficado fragilizada, principalmente, se continuar a mostrar o nível de performance que evidenciou na temporada passada.

A contratação de Gasly pela equipa do construtor britânico poderia expor algumas debilidades de Lance Stroll, o filho de patrão e que tem um “contrato vitalício”, mas seria uma excelente mais-valia para uma estrutura que pretende lutar por títulos a médio prazo.

Tal como o francês, Sainz está este ano em final de contrato, mas tem alguns trunfos na sua manga, muito embora num espectro mais reduzido que o atual piloto da AlphaTauri.

Com uma temporada de estreia impressionante na Ferrari, fazendo jogo igual com Leclerc mostrando-se bastante adaptado à vida em Maranello, a sua cotação subiu em flecha.

A ‘Scuderia’ já deu a entender que está decidida em renovar com o espanhol, mas este poderá ter outras ideias se se abrir um lugar na Red Bull ao lado de Max Verstappen, principalmente, se a formação transalpina não acertar com o novo regulamento.

Dificilmente Sainz regressará à McLaren, ou trocará a Ferrari pela Aston Martin, mas voltar a ser colega de equipa do Campeão do Mundo, com quem fez jogo igual ao longo de mais de uma temporada na Toro Rosso, poderá ser um apelo demasiado atraente para recusar.

O único óbice poderá ser alguma resistência da parte de Dr. Marko, uma vez que foi o espanhol a querer sair do programa da Red Bull, ao perceber que não tinha como progredir para a equipa principal da companhia de bebidas energéticas.

Fernando Alonso, apesar de ser seguramente um desejo seu, muito dificilmente poderá aspirar a um lugar na Red Bull, e, com o seu contrato a terminar no final de 2022, poucas opções terá para além de continuar na Alpine, apesar de no seu ano de regresso à categoria máxima ter impressionado e um revelado um nível muito próximo daquilo que era normal antes de ter realizado uma pausa de dois anos.

A questão para o espanhol será se pretende prosseguir na Fórmula 1 para lá da próxima temporada, mesmo se continuar com um carro que não lhe permita lutar por vitórias ou, no mínimo, ter a esperança de poder alcançar o pódio com alguma regularidade.

O hipotético abandono de Alonso, e neste momento é apenas uma hipótese académica, poderá ser a sorte de Oscar Piastri. Com o título de Fórmula 2 no bolso, o australiano não pode este ano repetir a categoria e sem lugar na Alpine, está limitado a desempenhar apenas funções de terceiro piloto da formação cujas cores tem defendido.

Piastri, cuja carreira é gerida por Mark Webber (n.d.r.: amigo de Alonso), não tem possibilidades firmes noutra equipa, uma vez que a Renault, neste momento, fornece apenas unidades de potência à sua própria estrutura, não tendo a capacidade negocial da Ferrari ou da Mercedes.

Mick Schumacher, que faz parte do terceiro grupo, goza desse poder da “Scuderia” para encontrar um lugar, mas parece ainda demasiado verde para ingressar na equipa de Maranello, o que significará que deverá manter-se na Haas por mais uma temporada, para lá da próxima.

Já Nicholas Latifi e Nikita Mazepin estão na situação de terem o seu lugar enquanto as suas equipas precisarem de dinheiro para comporem o respectivo orçamento.

Ainda no quarto grupo estão ainda, e para além de Piastri, Théo Pourchaire, Pato O’Ward e Giovinazzi.

O francês, se confirmar em 2022 o potencial visto na temporada passada de Fórmula 2, poderá ser uma opção para a Alfa Romeo, uma vez que faz parte da academia da Sauber e Zhou, que tem de mostrar ser um verdadeiro piloto de Fórmula 1, poderá ter o seu lugar debaixo de fogo.

Já o mexicano fez um bom teste em Abu Dhabi com a McLaren, marca cujas cores defende na IndyCar, e poderá ser uma possibilidade, se Zak Brown e Andreas Seidl decidirem substituir Ricciardo no final do ano.

Giovinazzi, por seu turno, continua a fazer parte da Ferrari, será o terceiro piloto da ‘Scuderia’ em alguns Grandes Prémios, e aguarda que, com as danças de lugares esperadas este ano, a equipa italiana lhe possa assegurar um lugar, regressando assim à Fórmula 1 depois de ter perdido o volante na Alfa Romeo.

Percebe-se, portanto, que para além de muita luta em pista, esperam-se muitas movimentações no paddock e isto sem sequer colocar em cima da mesa a possibilidade de Lewis Hamilton decidir abruptamente terminar a sua carreira… Mas essa é uma outra história…

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