F1: McLaren ‘pisca o olho’ à Mercedes…

Por a 16 Março 2017 12:39

Os problemas que a McLaren tem enfrentado devido à unidades de potência da Honda terão levado a equipa de Woking a contactar a Mercedes no sentido de vir a obter motores da marca alemã. Quem o avança é o canal britânico BBC, que diz que a Mclaren está avaliar opções para 2018 e depois, insinuando que um ‘divórcio’ da Honda pode estar iminente. As poucas voltas que o MCL32 conseguiu fazer nos testes de pré-época em Barcelona estão a dar ‘aso’ variados rumores, e este pode ser apenas isso, mas como se costuma dizer, muitas vezes não há ‘fumo sem fogo’. A McLaren utilizou motores Mercedes entre 1995 e 2014, um período no qual garantiu o título de construtores em 1998, juntamente com os de pilotos, com Mika Hakinen (1998 e 1999) e Lewis Hamilton (2008).

Qualquer mudança irá exigir que a McLaren consiga libertar-se do contrato multi-anual com a Honda. Recentemente Eric Boullier falou das dificuldades da associação com o construtor japonês numa entrevista ao jornal desportivo espanhol AS, admitindo que não estava à espera de tantos problemas e que esses fazem a equipa correr o risco de perder Fernando Alonso. “Temos tido mais problemas do que esperávamos. Sabíamos que iríamos encontrar algumas coisas (nos testes), mas não tantas como as que tivemos. Trabalhamos sempre para diminuir os problemas e ser capazes de sermos mais rápidos”, afirmou o diretor da McLaren ao periódico espanhol. No que a Alonso diz respeito, Boullier sublinhou o talento do espanhol e a necessidade da equipa ter um carro competitivo para o manter, sendo que a persistência dos problemas na Honda poderia levar à mudança de motorizador. O francês só não disse quando.

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Não me chateies
Não me chateies
7 anos atrás

Existe uma cláusula que permite terminar o contrato no final deste ano. De certeza que vão aproveitar, a Honda está a voltar a envergonhar a marca.

m42engine
m42engine
Reply to  Não me chateies
7 anos atrás

Está a fazer aquilo que já tinha feito anteriormente e que é o costume das equipas japonesas…

rodríguezbrm
rodríguezbrm
7 anos atrás

comment image

m42engine
m42engine
Reply to  rodríguezbrm
7 anos atrás

and reliability…

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  m42engine
7 anos atrás
Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  rodríguezbrm
7 anos atrás

Também ficava bem Power of Nightmares (pesadelos)… pelo menos para o Alonso deve ser um pesadelo enorme.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Parece que o Alonso vai reservar a cadeira de recosto em várias pistas em 2017.

Pity
Pity
7 anos atrás

Um regresso à Mercedes, só se compreende como solução de recurso e transitória, enquanto procuram uma solução que lhes permita voltar a vencer. Uma solução como o ano de 93, em que tiveram um motor Ford de segunda. O problema, é que não vejo outro construtor interessado em ingressar na F1.

jgleal1
jgleal1
7 anos atrás

O problema é que agora existe uma equipa Mercedes, o que implica que a Mclaren nunca “poderá” ganhar à equipa de fábrica. Penso também que foi por este motivo o Ron Dennis escolheu a única marca de UP que lhe poderia dar material de ponta. Acontece é que a vida está difícil para os lados da Honda, agora o caminho para o sucesso da Mclaren só pode ser este ou com outra UP exclusiva.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Formula Two Engine, Formula Two Engine! Aaarghh! Aaaarghhhh! Aaaarghhh!

mdcc220
mdcc220
7 anos atrás

Esta é uma daquelas típicas notícias baseadas num espirro. Alguém espirra, o vizinho percebe qualquer coisa e faz disso uma notícia! O pressuposto de que só será possível ser campeão mundial na F1 com um motor próprio, não se alterou nem penso que se vá alterar para as próximas épocas. Por isso, optar pela Mercedes (mesmo que aceitassem fornecer a Mclaren, coisa em que não acredito) significaria aceitar definitivamente um papel subalterno ao estilo da Williams. Seria de facto melhor que agora, porque daria para lutar por pódios de vez em quando e lutar pelos pontos em todas a corridas,… Ler mais »

m42engine
m42engine
Reply to  mdcc220
7 anos atrás

Por esse ponto de vista a RB está fora do campeonatos, agora que a Renault tem equipa própria…

mdcc220
mdcc220
Reply to  m42engine
7 anos atrás

Se não compensarem tão bem com a aerodinâmica como o têm feito noutros anos, não tenho dúvidas nenhumas que estarão fora do campeonato até haver nova regulamentação

m42engine
m42engine
Reply to  mdcc220
7 anos atrás

Compensação essa que pode também ser feita pela McLaren…ou só a RB é que consegue??

mdcc220
mdcc220
Reply to  m42engine
7 anos atrás

Se a Mclaren tivesse um Newey…

jgleal1
jgleal1
Reply to  m42engine
7 anos atrás

No caso da Renault o problema é diferente, a equipa de fábrica não é , por enquanto, ganhadora.
Não tem o poderio tecnológico nem o DINHEIRO da Mercedes.
Grande parte do financiamento da UP Renault deve vir da RB.
E…a UP da RB não tem o nome Renault.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  mdcc220
7 anos atrás

Com a Mercedes podem ganhar corridas. Com o Honda podem voltar aos pontos em 2018.

mdcc220
mdcc220
Reply to  Não me chateies
7 anos atrás

Quantas corridas venceu a Williams com os motores Mercedes? Ou a Force India?

m42engine
m42engine
Reply to  mdcc220
7 anos atrás

Quantas posições subiu a Williams desde que começou a usar motores Mercedes? As pessoas esquecem-se que a Williams com o motor Renault fazia a figura da Sauber…

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  m42engine
7 anos atrás

Mas com o motor Renault é preciso lembrar que ganhou uma corrida… com o Maldonado. É preciso lembrar! Apesar que aquilo foi um “caganço” que só foi possivel porque saiu na 1ª posição e provavelmente alguma coisa que ainda ninguém explicou.

mdcc220
mdcc220
Reply to  m42engine
7 anos atrás

Se ler o meu post inicial, verá que disse exactamente isso. Para lutar por pontos em todas as corridas e ganhar uma de vez em quando, o motor Mercedes-cliente é um passo em frente. Para quem quer ser campeã mundial, como a Mclaren alega, esse motor é manifestamente insuficiente. A Mercedes não vai cometer o erro de fornecer motores iguais aos seus aos rivais, arriscando ser ultrapassada por eles.

jgleal1
jgleal1
Reply to  mdcc220
7 anos atrás

Concordo perfeitamente.

flavio-1982
flavio-1982
7 anos atrás

A McLaren tem um problema gordo para resolver, este ano tem que se aguentar com a Honda, ai nada a fazer. Mas e o futuro? Se a Honda de alguma maneira melhorar, podemos ter parceria para durar, mas não acho que vá acontecer. Pena que os senhores da Honda não tenham continuado com o mesmo conceito de motores e tenham arriscado novamente em novo conceito de motores mas enfim… já se tem comentado muita coisa… o ideal para a McLaren para mim é 2 anos em fase de transição com motores Mercedes ou Renault, lutarem nas corridas por pontos e… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Ou a Honda resolver os problemas, ou então vão de vela e muito bem… Porque os comentário falam que o motor Mercedes seria uma solução transitória (verdade), mas vendo bem, é melhor ter um bom motor versão cliente que é capaz de andar na parte de cima do pelotão, que um motor feito de propósito que não é capaz sequer de completar metade dos testes previstos…

c_s_amaral
c_s_amaral
7 anos atrás

Só têm 3 opções e uma delas será impossível de concretizar, pois o “peso” das duas marcas é demasiado grande para que possa existir um Mclaren Ferrari. Só se os motores tivessem outro nome, mas mesmo assim não sei.
Pelo história da marca, já seria tempo de avançarem para um motor próprio para não estarem sempre dependentes de terceiros com muito pouco sentido de competição.
Já se sabe que os japoneses são muito bons a fazer e a melhorar, mas não sabem “inventar”. Se acertassem à primeira seriam capazes de evoluir, mas assim não chegam lá

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