F1: McLaren pode ter resolvido problemas de Lando Norris com nova suspensão

Por a 27 Junho 2025 10:25

Embora Lando Norris tenha lutado para se sentir bem no McLaren 2025, a equipa pode ter agora encontrado a solução…

A McLaren terá desenvolvido uma solução para os problemas de sensibilidade no carro de Lando Norris, reportados desde o início da temporada. Pela primeira vez, pudemos observar a diferença visual entre a suspensão dianteira padrão da McLaren e a versão ‘otimizada para feedback’ preparada para Norris no Canadá.

Queixas de Norris e comparação com o ano anterior

Esta mudança surge em resposta às queixas de Norris de que não conseguia sentir a frente do carro da mesma forma que sentia no ano anterior. Durante o Grande Prémio do Bahrein, o piloto britânico afirmou: “Algo não está a encaixar entre mim e o carro. Não consigo fazer nenhuma volta como fazia na época passada.”

“Antes, conhecia cada curva, tudo o que ia acontecer com o carro – como ia acontecer. Sentia-me no controlo do carro. Este ano, não podia sentir-me mais diferente.”

Piastri mantém suspensão padrão

Contudo, Piastri não expressou tais reservas e, apesar de ter testado a nova especificação da suspensão nos treinos em Montreal, decidiu manter o que já tinha.

A McLaren tem trabalhado nesta revisão há quase três meses, mas à primeira vista não há diferenças óbvias entre as duas suspensões.

A suspensão dianteira de Norris apresenta uma secção transversal ligeiramente mais espessa para os braços superiores da suspensão, na ligação ao cubo da roda, em comparação com os do carro de Piastri, que utiliza o sistema padrão.

Os desenhos revelam uma pista crucial. Os braços superiores da versão de Norris fixam-se à roda com secções transversais ligeiramente mais espessas do que as de Piastri.

Esta alteração, por si só, não melhoraria o feedback da direção, mas está relacionada com uma mudança: o aumento da inclinação do pino mestre da suspensão.

BARCELONA, SPAIN – MAY 30: Lando Norris of Great Britain driving the (4) McLaren MCL39 Mercedes on track during practice ahead of the F1 Grand Prix of Spain at Circuit de Barcelona-Catalunya on May 30, 2025 in Barcelona, Spain. (Photo by Sam Bagnall/Sutton Images)

E o que significa a inclinação do Pino Mestre?

A articulação da roda ao ser virada é parcialmente definida pelo ângulo do cubo da roda em relação à vertical (visto de frente). A diferença entre a linha reta e o ângulo em que o cubo está a funcionar é a inclinação do pino mestre.

Os cubos das rodas são normalmente ligeiramente inclinados em relação à vertical quando vistos de frente. Alterar o seu ângulo impacta o raio através do qual as rodas irão virar. Mais ângulo aumentará a diferença de peso entre diferentes posições da direção.

A roda irá virar através de um raio maior (chamado raio de rolamento) quanto maior for esse ângulo. Isto dará uma maior diferença no feedback de peso através da direção à medida que é virada através de diferentes ângulos de bloqueio.

O que é fantástico no meio disto tudo, é que são alterações mínimas, mas fazem uma diferença incrível de piloto para piloto, pois cada um tem a sua sensibilidade, por mais pequeno que seja o detalhe.

É compreensível, a F1 é o pináculo da técnica no desporto motorizado, mas não deixa de ser interessante como uma afinação tão pequena em termos de sensibilidade, faz tanta diferente na mente do piloto.

Cargas na suspensão e braços superiores mais robustos

Se, como suspeitamos, a nova suspensão de Norris apresentar uma maior inclinação do pino mestre para melhorar o feedback da direção, isso colocaria maiores cargas no topo da montagem da suspensão, explicando por que os braços superiores parecem ligeiramente mais robustos.

Como sempre, o tempo dirá se isso pode ajudar Norris a recuperar o que sente que perdeu em 2025 em comparação com o ano passado, enquanto procura alcançar o seu colega de equipa, que lidera o campeonato.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado