F1: Max Verstappen diz que importância do trabalho de Newey na Red Bull é ‘exagerado’

Por a 3 Maio 2024 12:26

Em conversas com a imprensa inglesa, Max Verstappen veio a público sugerir que o papel de Adrian Newey no sucesso recente da Red Bull na Fórmula 1 tem vindo a ser exagerado, numa declaração que nunca aconteceria caso não se tivesse ficado a saber agora que o engenheiro/projetista vai sair da equipa no final deste ano, após quase duas décadas com a equipa.

A saída iminente de Newey tem sido recebida com choque por muitos no paddock da F1, mas agora vai-se ficando a saber-se por via de fontes da Red Bull que a influência de Newey tem vindo a ser diminuída ao longo do tempo.

Verstappen reconhece a evolução do papel de Newey na equipa, mas acredita na força do departamento técnico como um todo, destacando que Newey há já algum tempo assumiu uma posição de super consultor, liderando partes específicas do design e desenvolvimento dos carros, acrescentando ainda que a saída de Newey pode galvanizar alguns engenheiros/técnicos na equipa e oferecer novas oportunidades a outros.

Como se compreende, Max Verstappen não vê como a saída de Newey possa afetar o seu próprio futuro na equipa e destaca a importância de permanecer calmo e focado no trabalho, apesar das mudanças.

O que Max Verstappen, logicamente não diz, é que não é tanto o que Newey deixa de fazer na equipa que verdadeiramente importante, pelo menos a curto prazo, mas sim o que vai fazer para a equipa para onde escolher ir…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
2020
2020
1 mês atrás

Até este está “contra” o sujeito que lhe deu um carro para conquistar aquilo que conquistou!… Sinceramente, vê-se mesmo o teu carácter… Holandês e arrogância.

driver-on-track
driver-on-track
Reply to  2020
1 mês atrás

Discurso com laivos de xenofobia … julgar todo um povo por uma afirmação se calhar deturpada e ampliada pelos mass-media de um Holandês que por acaso nem lá nasceu , é um discurso racista , como sabe o racismo não tem lugar na sociedade actual…. como em todos os povos há gente boa ou má … acho que o seu problema é o Max estar a secar tudo e todos… passe bem.

Thor
Thor
Reply to  driver-on-track
1 mês atrás

Racismo??? Xenofobia??? Ele é com cada um…

Last edited 1 mês atrás by Thor
Thor
Thor
1 mês atrás

Se foram mesmo estas as declarações, só tenho a dizer que és um tipo muito “triste”.

strakarevo
1 mês atrás

Este continua com a mania que as vitorias da RB sao só porque ele está ao volante. Ideias.

Pity
Pity
1 mês atrás

Amigos, o Max só está a repetir o que é a versão oficial da equipa, não é, necessariamente, a opinião sincera dele.

Leandro Marques
Leandro Marques
1 mês atrás

Mas está confirmado que Newey vai continuar ligado à F1?
Ele fala em novos desafios e novos projetos. Não significa necessariamente que irá querer continuar ligado ao que já esteve várias décadas.
Pode sempre ir para a NASA desenhar foguetões. 😂

canam
canam
1 mês atrás

Ele sabe melhor do que ninguém do que fala. Uma coisa é certa, o Red Bull nas mãos do Perez é outro carro, para pior. Magos só nos mitos. Pois é.

Last edited 1 mês atrás by Canam
Vagueante
Vagueante
Reply to  canam
1 mês atrás

Se não existisse o Max, o Perez com a equipa só para ele poderia ser tricampeão mundial, e seria um grande piloto, dos melhores de sempre….
Com as novas regras o carro que o Newey desenhou fez a diferença, com um piloto fantastico como o Max a diferença ainda é maior, mas sem carro…..

Leandro Marques
Leandro Marques
1 mês atrás

“Claro que Adrian foi crucial para o sucesso da Red Bull desde que chegou”, disse Verstappen. “Com o tempo, seu papel mudou, e muita gente não entende o que ele realmente fazia. Mas a equipa cresceu muito tecnicamente nos últimos anos. Eu preferia que ele ficasse, com certeza. Mas confio imenso na equipa técnica que temos. Eles mostraram isso nos últimos anos com a competitividade do carro.”

Lendo o discurso seguido em vez de algo montado usando apenas frases soltas especialmente escolhidas penso que se percebe melhor o que Max quis dizer.

Brabham BT
Brabham BT
1 mês atrás

Plenamente de acordo, onde é que estava o Newey nos 8 anos de domínio da Mercedes?

Carlitos 01
1 mês atrás

Pensei em responder a alguns comentários, mas prefiro deixar uma opinião totalmente pessoal e apenas porque sou Engº Mecânico. Na F1 dos últimos 50 anos existiram vários engenheiros mágicos na F1, uns mais virados para o chassis e aerodinâmica e outros mais virados para o motor. Para o lado dos motores cito por exmplo a dupla original da Cosworth (Costin e Duckworth), Mauro Forghieri (sempre na Ferrari), Mario Illien (sempre privado), Bernard Dudot (pai dos motores turbo na F1), e mais uns quantos. Pelo lado dos chassis e aerodinâmica, tivemos Colin Chapman, Gordon Murray, Patrick Head, ‎Ross Brawn, vários outros,… Ler mais »

Last edited 1 mês atrás by carlos-asus-cruzgmail-com
garantia4
garantia4
Reply to  Carlitos 01
1 mês atrás

Não é um ‘bocadinho’ redutor ligar o Eng. Mauro Forghieri apenas aos motores ? Quem trouxe para a F1 o aileron/ alettone/ ou como quiserem chamar, e é só 1 exemplo?

Carlitos 01
Reply to  garantia4
1 mês atrás

Eu pretendia dar relevo apenas a Adrian Newey. Muito se pode dizer também sobre Mauro Forghieri tanto pelos motores como pelos chassis. Foi um engenheiro extraordinário e polivalente, versando sobre diferentes tipos de especialidades e diferentes tipos de carros. Forghieri introduziu as primeiras asas traseiras concebidas para a Fórmula 1 no Grande Prémio da Bélgica de 1968. Foi também responsável pela criação dos Sport/Protótipos 250 GTO e da magnífica série P, da série de motores Ferrari flat-12, do primeiro motor turbo da Ferrari no carro de F1 126 C e de um protótipo de transmissão semi-automática em 1979. Como engenheiro… Ler mais »

Thor
Thor
Reply to  Carlitos 01
1 mês atrás

Desculpe, mas você, Engenheiro Mecânico, não percebe nada disto. Quem perceber são os “treinadores de bancada” cá do “sítio”. 😅

dannyricfanclub
dannyricfanclub
1 mês atrás

Pelo que entendo, muitos leitores reagiram a esta notícia como se o Max tivesse desdenhado o papel do Adrian Newey. Não foi isso que ele quis. Pelo contrário, até elogiou bastante o Newey. Mas as traduções do Google são o que se sabe, e “overstated” redunda em “exagerado”. E, com um “jornalista” que gosta de parangonas bombásticas – mesmo que mentirosas – e frases retiradas do contexto, o resultado só podia ser um título enganador. Acho que se chama a isto clickbait.

Leandro Marques
Leandro Marques
Reply to  dannyricfanclub
1 mês atrás

A culpa não foi dos leitores. Toda a notícia (chamemos assim pra sermos simpáticos, a forma como as declarações foram trabalhadas sem apresentar as verdadeiras citações) leva a que se entenda algumas reações. Não foi apenas o título que foi enganador. Todo o enredo inquinado e desviante das reais declarações que se segue também o foi.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado