F1, Mattia Binotto: culpado ou vítima na Ferrari?

Por a 3 Fevereiro 2021 10:30

A entrevista de Mattia Binotto ao Podcast F1 tem pano para mangas, com várias coisas interessantes que têm vindo a ser conhecidas nos últimos dias. A última, é que uma ‘saída’ de La Palisse: “Eu sei que o meu tempo não é infinito” disse o italiano, ciente que será uma das cabeças a rolar se não houver este ano uma recuperação forte da equipa. Mas será que tem mesmo de ser assim?

Depois de um ano de 2020 muito difícil, Chefe da Scuderia Ferrari, Mattia Binotto, assegura ter plena confiança e total apoio do presidente da Ferrari, John Elkann bem como do vice-presidente Piero Ferrari, mas pelo meio admite também que a sua ‘latitude’ é muito pequena e sabe que a Ferrari têm de melhorar muito rapidamente. Recorde-se que Mattia Binotto assumiu o lugar de Maurizio Arrivabene em 2019, num ano em que a Ferrari terminou em segundo lugar no campeonato de construtores, atrás da Mercedes.

Mas logo de seguida, nos testes de inverno para a temporada de 2020 se percebeu que a Ferrari estava com grandes problemas.

O ano de 2019 foi marcado por muita polémica a envolver a mecânica dos Ferrari com ‘educadas’ acusações dos adversários e a FIA a meter-se ao barulho para assegurar que tudo estava bem. Contudo, antes do campeonato de 2020 se iniciar, antes de Melbourne e da pandemia, um e-mail levantou fervura no paddock. A FIA anunciava que após profunda investigação técnica, concluiu a sua análise do funcionamento da unidade de potencia da Scuderia Ferrari e chegou a um acordo com a equipa. Ter revelado que os detalhes desse acordo se iriam manter entre as partes redundou numa enorme guerra, que não vale a pena recordar agora, mas que culminou com um ano de 2020 muito mau para a Ferrari

O que a todos parece, e que ninguém, ou muito poucos, sabem, é que sem o ‘truque’ que a Ferrari descobriu em 2019 no seu motor (e que perdeu no meio do acordo com a FIA) terminou com um sexto sexto lugar em 2020. Não é muito difícil que perceber que o acordo foi de ‘cavalheiros’, daqueles em que todos tentam limpar a face o mais possível…

Apesar do fraco desempenho, Binotto continua no comando da Ferrari, com a Scuderia a favorecer atualmente a estabilidade e a reorganização em vez de ’empunhar’ o machado: “Não há mudanças nos nossos planos, não há mudanças no que é o nosso futuro”, disse Binotto. “Sei que o meu tempo não é infinito, certamente”. Estou bastante consciente do facto de que, como equipa, precisamos de nos sair bem, e eu, bem como o responsável principal, de nos sairmos bem nas próximas épocas”, disse Binotto, a quem a maioria dos observadores culpa pelo momento da Ferrari, o que pode ser injusto, porque custa-nos muito a admitir que a Ferrari se tenha metido numa embrulhada daquelas sem o beneplácito de figuras acima de Binotto. É porque se Binotto tivesse agido sozinho, certamente já estaria na rua…

Portanto, o ano de 2020 foi passado na luta do meio pelotão, às vezes nem isso, e como se calcula isso foi muito duro de suportar na Ferrari:

“No geral, foi uma temporada muito intensa, densa, difícil em muitos aspetos, onde o nosso desempenho foi inadequado. Acabar em sexto nos construtores é muito mau, desde 1980 que não acontecia. Mas é uma época em que penso que investimos muito no futuro. Estamos a tentar criar as bases sólidas necessárias para nos tornarmos muito competitivos e, esperemos abrir um novo ciclo para o futuro”, disse Binotto, cuja equipa que lidera pode estar já a olhar muito mais para 2022 do que esta época que arranca dentro de cerca de um mês…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
831ABO
831ABO
3 anos atrás

Obrigado por voltarem a publicar esta fotografia impagável! Por uma vez estou completamente de acordo com JLA. Se o Biscoito fosse o único culpado, já teria levado um pontapé no sítio onde as costas mudam de nome. Há algo que vai muito mal na Scuderia desde a saída de Luca di Montezemolo, que era o predilecto do Commendatore. Com Marchionne as coisas pareciam levar o rumo certo, mas a sua morte deixou a Ferrari – a equipa de F1, quero eu dizer – num caos. Se a Ferrari está assim é por ser administrada, ao mais alto nível, por quem… Ler mais »

no-team
Reply to  831ABO
3 anos atrás

O que o néscio acha é que você não tem coluna vertebral. O néscio acha, aliás, tem a certeza, é que a sua predisposição para ser abertamente critico à Ferrari (e novamente contra o Autosport, algo que acontece inúmeras vezes sempre que o assunto não lhe agrada) começou após a confirmação de que o piloto alemão não ia renovar contracto. Porque o néscio, já anda por aqui há imenso tempo, e é do tempo em que a Ferrari, mesmo não ganhando títulos, e mesmo com o grande Sr. Marchionne a apontar em público o dedo aos pilotos por desempenhos fracos… Ler mais »

831ABO
831ABO
Reply to  no-team
3 anos atrás

Pensando bem, «néscio» é brando demais. «Estúpido» é mais adequado.

no-team
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Muito impressionante a densidade do seu vocabulário. Parabéns.

filano
filano
3 anos atrás

Metendo este assunto desta forma quase que nos obriga e ser juiz da condenação na qual sou contra julgamentos na ” Praça Pública” … A Ferrari é uma marca mítica que todos nós sermos obrigados a respeitar … Binotto par ser escolha é porque tem qualidade para lá estar , agora a posição dele é complicada porque é que tem que gerir uma equipa da qual depende de bons resultados… espero sinceramente que a Ferrari se erga e lute pelas vitórias para bem de todos que gostam de F1 mais competitiva… Lets go McLaren

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
3 anos atrás

Em primeiro lugar quero agradecer ao AS por publicar novamente esta fantástica fotografia! estamos todos (ou quase todos) em casa, meio (ou completamente) deprimidos com a pandemia em que entre muitas outras coisas, não podemos ir cortar o cabelo e assim ficamos com o consolo de que existem pessoas que estão muito pior que nós! Obrigado!
Em segundo lugar espero francamente que a Ferrari melhore substancialmente, com ou sem o Binotto e companhia porque bem faz falta a uma F1 que se quer mais competitiva.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
3 anos atrás

Binotto so conseguiu assumir na Ferrari porque havia la muita gente que não queria que a Philip Morris estivesse nas boxes a manda.

O trabalho do arrivabene até não era assim tão mau. Achei até bom sinceramente. Ao Binotto vai acontecer o mesmo que ao domenicalli.

Ferrari precisa alguém que venha de fora para mandar, os de dentro não teem mão suficiente.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Desde que entrou a equipa foi de mal a pior, por isso acho que está bastante óbvio que é culpado. É como Cyril na Renault. São o mesmo tipo de chefe de equipa mas com estilos diferentes. Querem mantê-lo porque querem estabilidade, por um lado percebe-se, mas por outro após 2019 e 2020 desastrosos a nível de performance, acho que está claro que Binotto onde está não serve. E não precisam de o despedir, basta que volte ao seu papel anterior onde fez um bom trabalho. Para o lugar onde está precisam de uma pessoa que saiba motivar a equipa,… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Frenando_Afondo™
garantia4
garantia4
3 anos atrás

Esta crise, este declínio que já vem de longe- começou após os 3 títulos do kimi e do massa- tem muitos pais, e o Bin8, o TD/TP/TR(Tudo o Resto) é um dos responsáveis. Essa acumulação de funções é o seu pecado original. Ele é um desastre na área de recursos humanos,nunca é sincero quando fala de pessoas, é asneira atrás de asneira . Ex: No dia da apresentação do sainz a propósito do Schumi Jr disse: “Será difícil, mas existem todos os pressupostos para o ver de “rosso” em 2023″. Ou seja, sabido que o “predestinado” leclerc tem contrato até… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by jo baue
Daniel Sousa
Daniel Sousa
3 anos atrás

o Binotto não tem culpa nenhuma. Está a fazer o seu trabalho o melhor que sabe e consegue. Culpa é de quem o pôs lá. Quem o pôs lá também não percebe o que devia.
ps: que saudades desta foto. Traz-me tempos em que víamos fórmula 1 quase todas as semanas!

filano
filano
3 anos atrás

Claro se o Binotto não tem qualidade quem o meteu lá é que é o responsável… Mas o que me parece a Ferrari é uma equipa desorganizada viu-se na gestão dos pilotos e da forma errada e ilegal que evoluíram, o verdadeiro culpado está aqui nestes pontos , foi ele??? não sabemos… Depois sinceramente o verdadeiro e principal “culpado” do insucesso de todos é a Mercedes que faz carros imbatíveis e joga sempre com margem , quando as outras equipas se chegam a Mercedes tira sempre mais uma carta da manga e responde…As outras equipas tem é que trabalhar mais… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado