F1: Luca di Montezemolo: “É melhor não dizer nada sobre o momento da Ferrari”
A primeira fase da época não correu de feição à Ferrari. A insígnia de Maranello ainda não conseguiu vencer e para além disso tem sido superada pela Red Bull, formação que está mesmo à frente da Ferrari no Mundial de Construtores. Esta situação tem gerado incómodo junto dos pilotos e responsáveis, que esperam reverter o rumo dos acontecimentos após a habitual pausa de verão.
Questionado sobre o atual momento da marca italiana, o antigo presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo foi evasivo. “Quero o melhor para a Ferrari e o melhor neste momento é não dizer nada sobre o atual momento. Gosto apenas que o Sergio Marchionne diga que está rodeado de pessoas com muita capacidade porque fui eu que contratei muitas dessas pessoas”.
O antigo presidente prestou estas declarações no Rio de Janeiro, onde se encontra a promover a candidatura italiana aos Jogos Olímpicos de 2024.
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MVM
8 Agosto, 2016 at 10:28
Concordo com ele. É melhor que não diga nada sobre o actual momento da Ferrari, não vá alguém lembrar-lhe a miséria que foi a época de 2014. Ao menos este ano a Ferrari já andou perto da vitória e luta pelos pódios.
NOTEAM
8 Agosto, 2016 at 13:27
O momento actual da Ferrari não difere muito do que tem sido a sua forma ao longo dos últimos anos. A última época onde a Ferrari teve verdadeiramente carro para ganhar um título mundial foi em 2008, após essa temporada surgiu sempre como uma equipa demasiado longe dos lugares da frente, em épocas como 2011 ou 2012, iniciou as temporadas a qualificar-se entre a 5a e 10a posição na grelha, a mais de 1s do ritmo dos da frente, só não se lembra disso quem tem memória curta (não é Montezemolo?). Por muito que isto custe a muita gente e custa muito, se a Ferrari por vezes deu a ideia de poder lutar por títulos, isso deveu-se ao talento do Alonso e também aos problemas mecânicos que assolaram os rivais, principalmente a RB em 2010 e a Mclaren em 2012. A Ferrari está há anos a correr atrás de alguém, não tem capacidade inovadora alguma e vive em constante e desnecessário tumulto, se não tiver a capacidade para se reorganizar e isso leva tempo, em vez de 5 vai estar 15 anos sem ganhar nada!
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
8 Agosto, 2016 at 17:29
Muitíssimo bem escrito! Cumprimentos
GillesI
8 Agosto, 2016 at 15:58
Não queria dizer nada mas disse muito. O recado a Marchione tem implícita a forma como este deve gerir a equipa de F1, manter minimamente a estrutura, embora esta tenha necessidade de alguns ajustes. O departamento de motores necessita de um novo chefe e o da aerodinâmica perdeu o seu maior especialista. A area onde Allison é mais forte é a aerodinâmica. E esta é área onde a Ferrari tem maior necessidade de desenvolvimento. Apesar de toda a dedicação ao trabalho mesmo com a sua tragédia familiar, o facto é que as últimas actualizações falharam ao ponto de terem sido ultrapassados pela RB. Como esta é uma altura do ano em que ninguém tráz grandes actualizações, ou a Ferrari ainda tem algo preparado ou dificilmente passará do terceiro lugar este ano e para o próximo é uma incógnita. A maioria dos técnicos de qualidade está comprometida pelo que resta mesmo à equipa italiana encontrar a solução dentro de portas. Binotto resultou muito bem, quem sabe se há talento escondido em Maranello.
MVM
8 Agosto, 2016 at 16:13
Eu não concentraria todos os problemas dos Ferrari na aerodinâmica. Nem é isso que os pilotos fazem, queixando-se de problemas em todas as áreas. O principal problema dos Ferrari parece ser a falta de tracção à saída das curvas, o que denota um problema de concepção do chassis (em particular das suspensões). É certo que o carro também não é muito veloz em curvas rápidas, o que é atribuível à aerodinâmica, mas a falta de tracção impede-o de atingir boas velocidades em recta, não conseguindo tirar partido do DRS para ultrapassar carros com andamentos semelhantes. Ou seja, o SF-16H é o típico Ferrari da época pré-Rory Byrne: tem um bom motor e pouco mais.
E sim – o Allison vai fazer falta. Alguns poderão não saber, mas ele era o responsável pela aerodinâmica ao tempo dos cinco títulos consecutivos do Schumacher. Mas nesse tempo tinha o Byrne e o Ross Brawn.
O que não consigo explicar é como o SF-15T, um carro que era pouco mais que uma actualização do modelo do ano anterior, teve três vitórias e o deste ano ainda está a zero…
GillesI
8 Agosto, 2016 at 18:53
Problemas técnicos e más decisões tácticas que já prejudicaram ambos pilotos. Aquela discussão do Vettel aceca de entrar na box, vem na sequência exactamente desses erros.
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
8 Agosto, 2016 at 17:32
É melhor não dizer nada mesmo. Ao menos no tempo do Montezemolo, e com a equipa de pilotos anterior, ainda lutavam pelos campeonatos…agora nada! Cumprimentos
GillesI
8 Agosto, 2016 at 17:53
Sim, sim e com paridade entre os 3 motores V8 e com uma estrutura tecnica que, na sua grande maioria, ainda sabia o que era ganhar títulos, moldada para servir os desejos de apenas um piloto, lutavam por titulos mas ganhavam zero. Cumprimentos
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
8 Agosto, 2016 at 19:34
A verdade custa a alguma gente. E a verdade, quando não é a favor, deve custar ainda mais aqueles que são obcecados por serem anti este ou aquele piloto. Mas a verdade é o que é, indesmentível. E os factos dizem que Alonso lutou por campeonatos, foi vice-campeão, e Vettel…BOLA, ZERO. Cumprimentos
GillesI
8 Agosto, 2016 at 21:14
Realmente a verdade deve ser difícil de aceitar, porque pareces ter dificuldade em digerir aquilo que escrevi e por escrever a verdade. Faz-te bem ao ego comparar o que não tem comparação para “teres” razão, exceto talvez em 2011 e aí o Horner dizia dele o que hoje o Wolf diz do Hamilton. Aliás, esse tipo de atitude só te fica bem, assim se vê a(pouca) elevação de um indivíduo. Cumprimentos.
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
8 Agosto, 2016 at 21:49
Blá, blá, blá, sempre a mesma lenga, lenga… Por mais que tentes mandar areia para os olhos dos outros foristas, apenas com o intuito de gabar o teu heroizinho, não consegues dar a volta a isto: Alonso no ano de estreia com o 3º melhor carro = 5 vitórias. Vettel no ano de estreia com o carro vice-campeão = 3 vitórias. Vettel no segundo ano, por enquanto = ZERO, BOLA. Tenta lá outra vez dar a volta a isto que ainda não o conseguiste… Cumprimentos
GillesI
9 Agosto, 2016 at 14:30
Dar a volta a quê? A tua tese assenta em números, o problema das estatísticas é que elas são a representação numérica de uma determinada realidade que não explica nada só por si, necessita de um enquadramento estrutural e conjuntural e é aí que tu falhas redondamente. Nem vou falar na forma como tentas manipular os numeros, apenas da conjuntura que tu esqueces ostensivamente. E o facto indesmentível (inclusive pelos numeros) é que o “terceiro” carro de 2010 estava mais perto em competitividade do melhor de que o vice de 2015 estava do carro mais dominador da história da modalidade, além disso, não desmentiste nada do que eu escrevi acima, apenas voltaste a um discurso redundante, com alguém que nem a rato chega, a culpa é do Petrov. Cumprimentos.
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
9 Agosto, 2016 at 16:55
O nervosismo que para ai vai…quando se desmascara o herói, ainda por cima com a realidade dos números, o forista do i fica logo de cabeça perdida. A minha tese não é tese, é algo que está escrito nos registos da Formula 1. A manipulação de números não é manipulação nenhuma, é o que está escrito nos registos da Formula 1. O “carro mais dominador da história da modalidade” não foi o Mercedes de 2015, isso sim é uma (má) tese tua e uma manipulação dos números, foi tão dominador como alguns dos RedBull que o teu querido pilotou. Ficas descalço em termos de argumentação, não tens nada de real onde te agarrar… Agora a carapuça do rato é que ficou bem enfiada, estou curioso, nunca vi um rato com pálas! Diz-me uma coisa concreta: porque desapareceste em 2014? Cumpr(i)mentos
GillesI
9 Agosto, 2016 at 21:23
Nervosismo, não é? Eu é que me ponho histérico a gritar”os números”, “os numeros” e a não enfrentar a realidade, e a seguir e como é próprio de alguem rasteiro como tu partes para o insulto e para a pseudo-vantagem. Queres então saber onde estive de 30/4/2014 até 15/2/2015. Estive internado 8,5 meses, 6 cirurgias e 4 anestesias gerais. Disso é que tu necessitavas, para ver se ganhavas alguma urbanidade. E estava sem net, portanto não estive escondido como um rato, como pensa um rasteiro como tu. Cumprimentos.
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
9 Agosto, 2016 at 21:38
És cá uma personagem. Então eu que me baseio nos números é que não enfrento a realidade, tu baseias-te no vento e em histórias da carochinha, e tu é que vês a realidade…hilariante! Quanto ao resto mais valia nem teres dito nada, até parece mal usares esse tipo de argumento para não admitires que desapareceste porque o teu piloto preferido estava a ter uma época miserável. Estiveste internado e foi no Burkina Faso…e olha que mesmo ai já há internet! Cumpr(i)mentos
GillesI
10 Agosto, 2016 at 10:38
Uma pessoa com alguma coisa na cabeça pensava pelo menos um pouco e se tivesse 2 ou 3 neurónios, chegava à conclusão de ninguém dá como explicação levianamente um problema da gravidade do meu. O problema é a tua construção moral ou antes a falta dela que já tinhas demonstrado de diversas formas e agora voltas a demonstrar. Deves pensar que sou como tu em relação a encarar a verdade. Ja agora, tens tanta cagança, tirando 1ou2 comentários para me tentar f***r a cabeça, onde é que andaste em 2015? Foste para o Burkina Faso à minha procura ou estiveste entretido a ver quantas vezes o afinador foi dobrado? Cumprimentos
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
10 Agosto, 2016 at 16:46
Esse tipo de conversa é tão ridículo que até devias ter vergonha de vir com essas coisas para aqui, para ver se as pessoas tem pena…gaiatito! Em relação a 2015 estou a vontade porque andei aqui o ano todo a contar se o Vettel chegava as 5 vitórias…algo que não aconteceu apesar dele ter o segundo melhor carro do campeonato. Cumpr(i)mentos
Frenando_Afondo™
8 Agosto, 2016 at 17:55
Sim, de 2010 a 2014 foi uma chuva de vitórias e a ferrari esteve pertíssimo do título de construtores… (not).
Frenando_Afondo™
8 Agosto, 2016 at 17:54
Quando as coisas vão mal, em seguida estes a abrir a boca… Quando em 2015 a Ferrari ganhou corridas muito caladinhos ficaram.
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
8 Agosto, 2016 at 19:36
Muitíssimo bem escrito! Também acho que quando as coisas não correm bem, fica mal alguns desaparecerem que nem ratos. 2014… Cumprimentos
Frenando_Afondo™
8 Agosto, 2016 at 20:59
O que é que o rato fez em 2014?
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
8 Agosto, 2016 at 21:52
Ainda bem que pergunta. Andou fugido, calado, desaparecido, escondido…que nem um misero rato! Cumprimentos e olhe que dei-lhe 1 “like” pela sua pergunta pertinente. Cumprimentos
Frenando_Afondo™
9 Agosto, 2016 at 2:28
Fiquei na mesma.
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
9 Agosto, 2016 at 16:36
Mas o rato não!