F1: Limites de pista vão ser monitorizados no Hungaroring
A FIA vai introduzir sistemas eletrónicos de motorização para controlar o cumprimento dos limites de pista por parte dos pilotos. Nos circuitos modernos, muitos deles com escapatórias de asfalto, é fácil para os pilotos evitarem colisões ou corrigirem erros de pilotagem alargando a trajetória sem terem que levantar o pé do pedal do acelerador.
Assim, Charlie Whiting, diretor de corrida dos Grandes Prémios de Fórmula 1, optou por montar sensores nas curvas 4 e 11 do Hungaroring. Estes sensores vão medir quando os carros saem dos limites de pista sem perderem tempo, o que vai permitir à direção de corrida emitir penalizações com mais facilidade. Este tipo de sensores é o mesmo que é usado para verificar falsas partidas.
O piloto Nico Hülkenberg afirmou que “preferia que instalassem barreiras nas saídas de curvas, mas há condicionantes de segurança”. Um exemplo é que as escapatórias de areia têm desaparecido progressivamente, pois carros que fiquem presos nesta necessitam obrigatoriamente de ser removidos e a presença de veículos estranhos à competição também necessita de um período de safety car.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Concordo com esse sistema. Pelo menos assim deixam de haver filhos e enteados (ou suspeitas de que há).
A propósito da presença de safety car quando há “veículos estranhos à competição”, segundo li há dias, numa prova de F3, voltou a entrar uma grua em pista e nem sequer houve VSC, quanto mais safety car físico, apenas bandeiras amarelas.
O sistema consiste naqueles sensores metálicos inseridos no asfalto que são usados para accionar alguns semáforos de controlo de velocidade na estrada, estão colocados a 1,6 m do limite da pista, e não se destina a verificar se os pilotos tiram ou não vantagem, apenas se ultrapassam os limites com as quatro rodas, a vantagem está implícita, por isso são colocados apenas nos locais onde essa vantagem pode ser obtida. De qualquer forma, creio que só dão o alerta, depois tem que ser feita confirmação visual. De qualquer forma, descarta as situações impunes, pelo que deixam de haver filhos da… Ler mais »
Foi um grande prego ou foi erro do Google Translate?
Como é para desporto motorizado, são sensores de motorização! xD
Boa Cariocecus! Pode até ter sido do Google Translate, mas neste caso não me parece pois no título o termo está bem escrito e aplicado. De qualquer modo já alguém devia ter emendado! “Terra chama Autosport” Está aí alguém? Ou estão a dormir? Num programa de TV ouvi alguém falar em inglês “bending machine”, tendo sido traduzido como “máquina de vendas”!!! E nas imagens era perfeitamente visível uma máquina de dobrar (quinar) chapa metálica…
Tirando o André Bettencourt Rodrigues que costuma ler os comentários nos artigos da sua autoria, acho que mais ninguém na redacção do AS se parece preocupar com o que se diz aqui nos comentários e muito menos corrigir erros em artigos. Herrar é umano, mas a frequência com que os erros ocorrem por aqui é bate recordes. Vejam este artigo (se é que se pode chamar isso): http://www.autosport.pt/todooterreno/fia-wcrcc/loeb-ganha-etapa-12a-etapa-do-silk-way-rally-mas-e-penalizado/ Tem título, tem uma imagem e nada mais, há comentários de ontem a avisar que não há texto e ainda assim ninguém fez nada para corrigir a situação, mesmo já tendo passado… Ler mais »
O JLA também costuma ler, visto que corrige os erros. E costumava também, depois de corrigidos, apagar os puxões de orelhas.
Oh Pity! Queria que o homem deixasse as orelhas esticarem até que tamanho?
Tamanho das do JRS, maybe 🙂
E prontos! Lixou-me! que raio quer dizer JRS? Por vezes sou tão ignorante, que fico zangado comigo próprio. Can you believe that?!
Existem uns quadrúpedes que hoje são muito queridos, mas antigamente só serviam para carregar, nem que fosse o fiel escudeiro de D. Quixote de la Mancha.
Estarei correcto? 😀
José Rodrigues dos Santos = JSR 🙂
Esse também serve. 😀
Bending Machine deve ter a ver com pronuncia do norte.
– Oh Manel! O que é uma bending machine?
– Manel (o Manel é do Norte): é uma máquina de “bender” coisas! Daquelas de meter moedas e sai uma sande! 😀
Melhor assim que se for “a olho”, que é conforme para onde o comissário está virado. Aqui ao menos se a máquina apita, é penalização, se não, não é, simples. Esperemos é que funcione correctamente.
O piloto só é penalizado se ganhar vantagem pela saída. Logo, em corrida, mesmo que “apite”, o tempo do parcial continuará a ser um dado decisivo para atribuir uma penalização.
É um bom sistema para resolver a interpretração dos comissários, nem sempre isenta. Só é pena que esteja instalado somente nas curvas 4 e 11, ou seja a entrar para a reta da meta é até ao muro 🙂
E na curva nove?
Nos velhos tempos os sensores chamavam-se terra, areia e relva.
Ilustres e dinâmicos senhores, Muito bom, eu confesso que já nem leio as noticias, venho logo ler os vossos excelentes comentários, por outras palavras que se f*** as noticias e viva aos comentários. Passo momentos de inigualável qualidade, e de pura galhofada, que ate fico com dores no externo e o com T1 e L12 da coluna vertebral a serem esmagadas, mas é um preço baixo, para a qualidade dos vossos sábios comentários. Diria mesmo que a sorte me bafejou de um modo que não consigo descrever, poder fazer parte de um forum de sábios é como conseguir ter todas… Ler mais »
Venho por este meio agradecer o seu comentário. É com prazer que partilho da minha enorme sabedoria com comentários de grande qualidade e isenção *coloca medalha em si próprio* Desde já passo a dar-lhe um voto positivo pelo seu comentário a enaltecer as minhas qualidades. Aliás denoto que o seu comentário não apresenta qualquer tipo de avaliação negativa, o que me deixa inundado de satisfação ao reparar que os comentadores deste nobre fórum aceitaram com positividade o seu comentário. Um bem haja. Também quero aqui deixar o meu respeito pelo feito que conseguiu em 96, ganhando um campeonato mundial de… Ler mais »
Digníssimo Sr. Frenando_afondo Estou bastante sensibilizado com as suas tão elogiosas palavras a sua pessoa, e com algumas referencias a minha, devo lhe dizer que não sou digno de tanta lisura. Gostaria também de lhe dizer que sempre que vir os seus comentários, irei colocar sempre um like positivo bem como ao Sr. Ernie e ao Sr. Cariocecus, de mim nunca levarão um like negativo. Bem relativamente ao Damon Hill, realmente gostei muito, vã era fã, mas com isto não estou a dizer que era o melhor é daquelas coisas, sabe também sou do Belenenses e só foi campeão uma… Ler mais »