F1, Lições do GP Singapura: Diretiva técnica da FIA não teve impacto no resultado da Red Bull

Por a 18 Setembro 2023 17:12

Christian Horner salientou durante o fim de semana passado, que as dificuldades sentidas pelos dois pilotos da Red Bull em relação ao RB19 no circuito de Marina Bay não se deviam à entrada em vigor da diretiva técnica 018, que foi implementada para controlar a flexibilidade de alguns componentes. 

Sendo um tema frequentemente referido em épocas anteriores,  com as equipas a tentarem ganhar vantagem graças à deflexão de alguns componentes aerodinâmicos, algo que não é permitido segundo as regras, já relativamente perto da pausa de verão especulava-se que a FIA andaria de forma discreta a falar com as equipas para minimizar a flexibilidade de alguns componentes. Algumas suspeitas referiam que a Aston Martin perdeu performance com o novo pacote de atualizações que implementou em Espanha por ter perdido alguma dessa flexibilidade nos componentes. 

Mas o que se passou em Singapura, pelo menos com a Red Bull,  não foi motivado pela nova diretiva técnica, garantiu Horner, mas afirmar o contrário é que seria completamente surpreendente. Seria o mesmo que confirmarem que tinham usado componentes que estariam contra o regulamento. 

Fica a dúvida, pelo menos até vermos o que acontece em Suzuka, na próxima ronda do campeonato. A Red Bull considera que os problemas que afetaram o carro no fim de semana passado não vão acontecer na pista japonesa e todos devem estar ansiosos que chegue a próxima prova para confirmar na prática que isso mesmo acontece.

Foto:  Philippe NANCHINO / MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
canam
canam
9 meses atrás

Independentemente de ser bom para a competição,de facto é estranho que um team que tinha exercido um dominio tão acentuado desde a primeira prova da época, tenha tido uma quebra tão repentina. Não é normal na Red Bull, como não era normal nos anos de dominio da Mercedes ou anteriormente nos da Ferrari/Schumacher.
Esperemos pela próxima corrida para clarificar isto.

Last edited 9 meses atrás by Canam
*RPMS*™
Reply to  canam
9 meses atrás

A equipa, RedBull, realmente tinha vencido todas as corridas até Singapura.
No entanto, este é um caso em que o domínio não é tanto da equipa, mas sim do conjunto RB/Verstappen.
Basta ver que se a equipa dependesse do Perez, já há muito que outras equipas teriam também vencido este ano.
O carro é bom sim, mas funciona melhor nas mãos de Verstappen…

Cumprimentos

mariojscosta
mariojscosta
Reply to  *RPMS*™
9 meses atrás

Eu peço desculpas, mas continuo a dizer que os carros não são idênticos, porque se focem idênticos o Perez não ficaria a calendários do Max, o Max é melhor que o Perez isso não há duvida, mas se os carros focem idênticos, não daria os calendários que dá, e ganharias algumas provas e no mínimo teria mais poles que tem. Basta ver o que se passou no GP do Monaco no ano passado, em que o pai do MAX veio falar que o que se tinha passado até então não poderia continuar, depois foi o que se viu.

Pity
Pity
Reply to  mariojscosta
9 meses atrás

Duas rectificações: o Max não é melhor do que o Perez, o Max é muito melhor do que o Perez, embora este seja bom piloto. E escreve-se “fossem”.

Pity
Pity
9 meses atrás

Que foi estranho, foi, até porque coincidiu com a entrada em vigor da nova directiva técnica, mas as coincidências acontecem. Como diz o texto, vamos esperar por Suzuka. Se voltar a acontecer, é porque a directiva teve impacto, se voltarem ao normal, foi só um acidente de percurso.
A questão é que alguém andou a fazer batota, caso contrário não havia necessidade da FIA vir com mais directivas.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado