F1: Lewis Hamilton bateu recorde de Michael Schumacher

Por a 14 Novembro 2016 13:09

Ao vencer pela primeira vez o GP do Brasil, em Interlagos, Lewis Hamilton desempatou no número de vitórias com Alain Prost, 52 contra 51, e bateu um recorde antigo de Michael Schumacher. O tricampeão do Mundo de Fórmula 1 já venceu em 24 circuitos diferentes. Uma estatística impressionante e que demonstra bem a influência do piloto da Mercedes na última década, onde tem sido um dos principais pilotos do plantel.

Dos atuais 21 Grandes Prémios que fazem parte do calendário Lewis Hamilton só não venceu no GP de Azerbaijão, prova que este ano se estreou no Mundial e que foi ganha pelo seu rival e companheiro de equipa, Nico Rosberg. Aos 31 anos Hamilton tem ainda pela frente mais alguns anos na Fórmula 1 pelo que não será surpresa que este recorde cresça não só em caso de vitória nas ruas de Baku como em outros palcos que venham a receber um Grande Prémio.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
22 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
7 anos atrás

No próximo ano pode, também, bater outro recorde de M. Schumacher: o de poles, pois está apenas a oito.

ernie
ernie
Reply to  Pity
7 anos atrás

Olá Pity! Veja o meu comentário acima e diga qualquer coisa.

maxiumattack
maxiumattack
7 anos atrás

Com tantos circuitos novos a entrar lá para os lados do medio oriente é normal que venha a “alargar” esse record. O de poles seguramente que será batido quase de certeza no próximo ano, quanto ao números de vitorias na totalidade, esse é que dificilmente lá chegará. Ele ou qualquer um! O record de M. Schumacher será quase inigualável!

ernie
ernie
Reply to  maxiumattack
7 anos atrás

Dê uma vista de olhos ao meu comentário acima, e diga qualquer coisa.

ernie
ernie
7 anos atrás

O problema dos recordes, é que são estatística! Passo a explicar: – Mais jovem vencedor: Cada vez os pilotos chegam à F1 mais jovens. – Mais jovem campeão: Ver acima. – Mais vezes campeão: Ver acima, mas ter em conta o nível da concorrência e outras “circunstâncias muito especificas”(Sim refiro-me a Schumacher). – Mais GP á partida: Ver acima, e juntar o aumento do número de corridas por época. – Maior número de poles: Ver acima. – Maior número de vitórias: Ver acima. – Maior número de vitórias em circuitos diferentes: Ver acima. – Maior número de pontos obtidos: Ver… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  ernie
7 anos atrás

Respondendo ao seu pedido: alguém disse um dia, que os recordes servem para serem batidos.
Para mim, os recordes realmente importantes, são as poles, vitórias e voltas mais rápidas, porque são as que realmente se podem comparar.(E os títulos de campeão). O número de pontos, não se podem comparar, logo, não interessam. São números absolutos, que, no entanto, podemos sempre relativizar recorrendo à eficácia, mas, para os pilotos, estes números são importantes.
PS: na altura em que o comentário fica visível, ele está em cima, mas logo cai para baixo, pelo que “acima” não havia nenhum comentário seu 🙂

ernie
ernie
Reply to  Pity
7 anos atrás

Tem razão em relação ao acima e abaixo. E agradeço por ter procurado. Quanto ao resto, eu acho que os recordes deviam ser calculados em termos de percentagem de vitórias por total de GP corridos, e PP também ou títulos por anos de competição… Por exemplo: Jim Clark ganhou 25 corridas e foi campeão 2 vezes com menos de 100 corridas e uma concorrência feroz… Poles não me recordo, apesar de o considerar um dos 5 melhores de todos os tempos, e que se “reformou” demasiado cedo, como tantas dezenas de fantásticos pilotos de F1. Chris Amon foi segundo para… Ler mais »

acpinto
acpinto
Reply to  ernie
7 anos atrás

Para mim pouco importa, mas dos poucos que dou relevo é a percentagem de vitórias, nos recordes absolutos é muito dificil valorizar mais as vitorias do Prost ou do Schumacher que as do Jim Clark, Jackie stewart ou Jochen Rindt pelo simples facto de o Prost fazer mais corridas e ter passado 3 anos em equipas absolutamente dominadoras e o Schumacher ter passado 5 anos numa ferrari muito forte e em que pelo menos em dois dos anos foi absolutamente dominadora.

ernie
ernie
Reply to  acpinto
7 anos atrás

Em relação a Schumacher, seria bom não esquecer os anos Benetton… E toda a protecção de que beneficiou em todas as manobras anti-desportivas ao longo da sua dupla carreira (claro que estou a incluir a Mercedes), em que ai tem sem dúvida um recorde indiscutível e que deverá perdurar por mais cem anos…
Mas gosto que alguém esteja de acordo comigo, quanto a percentagens de vitórias ou poles, ou voltas rápidas em relação ao número de partidas efectuadas.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  ernie
7 anos atrás

Mais vezes campeão duvido que alguém apanhe o Michael Schumacher. O Vettel estava a caminho disso mas foi “interrompido” pela Mercedes que roubou o domínio à Red Bull. Agora, ele ainda têm 29 anos, deve fazer mais uns 5 ou 6 e duvido que nesses anos ganhe pelo menos 3, a não ser que a Ferrari volte a ter o domínio ou ele se mude para uma equipa que encontre o dominio. O Hamilton, se ganhar este ano e a Mercedes mantiver o domínio (o que duvido que mantenha por muito mais tempo) é o mais capaz no momento de… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Schumacher é a estatistica mais falsa do desporto em geral.

RedDevil
RedDevil
Reply to  ernie
7 anos atrás

Realmente é só falsidade naquela estatistica, quem entra na F1 com um Jordan e consegue sobressair quando no pelotão estão : Senna, Berger, Mansell, Patrese, Brundell, Alboreto, Tarquini, Wendlinger, Piquet, Lehto, Boutsen, Prost, Alesi, Zanardi, Larini, de Cesaris, etc…
PS: é uma coisa estranha que, em quase 70 anos de F1, haja um periodo de 5 anos sem nenhum piloto decente na F1, e, foi logo nos anos em que o Schummacher foi campeão…

ernie
ernie
Reply to  RedDevil
7 anos atrás

Não sei se quer dizer Brundle ou Blundell. Berger nunca foi genial, nem Alboreto. Wendlinger, Zanardi, Lehto, Larini, De Cesaris, Boutsen, Tarquini… Sim senhor, grande concorrência. Esqueceu-se do Lamy e do Tiago. Porque não falou no Hakkinen e no Villeneuve? Permita-me recordar-lhe, que quando Schumacher foi campeão, nem os melhores dos que mencionou ainda estavam sequer activos… Sim, Schumacher teve muito pouca concorrência, e alguma da que teve, mesmo fraca como Hill, ele teve que atirar para fora da pista… Villeneuve foi diferente, além de o ter passado por fora na parabólica do Estoril, ainda por cima aguentou o embate,… Ler mais »

RedDevil
RedDevil
Reply to  ernie
7 anos atrás

Os pilotos que referi eram da época de 1991, ano de estreia de Schumacher, por isso não apareceu Hakkinen, Raikkonen, Alonso, Coulthard, etc. Não disse que aqueles pilotos todos eram geniais, alguns eram pilotos rápidos, e no meio deles tinha 4 ou 5 de topo, talvez mais do que existe actualmente. O português que estava na F1 em 1991 era o Pedro Matos Chaves. O que Schumacher fez em 94 com o Benetton… seria o equivalente a hoje em dia um piloto da RedBull chegar à ultima corrida do ano a liderar o mundial… não há nenhum piloto no actual… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  RedDevil
7 anos atrás

O que Schumacher fez em 94 com o Benetton (ilegal como todos sabemos)não foi equivalente a nada hoje em dia, nem ao que Prost fez a Senna em Suzuka, nem ao que Senna fez a Prost no ano seguinte. Schumacher bateu no muro com a traseira direita, partiu a suspensão ficou com a roda a abanar, alargou na curva seguinte como que para deixar espaço para o Hill passar, mas afinal foi só para se poder atirar para cima dele. No fim, acabou “castigado” com o seu primeiro titulo. Tem razão, toda a razão, quando diz que não há nenhum… Ler mais »

RedDevil
RedDevil
Reply to  ernie
7 anos atrás

Já vi que o importante do campeonato de 94 foi aquela maldade que o Schumacher fez ao Hill, o resto não interessa… chegar a Melbourne à frente no campeonato com o “torra favas” do Ford V8 não é nada… não é? A tal ilegalidade do Benneton em 94 era o controlo de tracção, não era? sim… num F1 que tinha menos 100cv que os outros, o controlo de tracção dava uma vantagem do caraças… PS – de todos os pilotos que já vi (desde 84), só Senna e Schumacher eram capazes de lutar pela vitória (de forma consistente) com carros… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  RedDevil
7 anos atrás

Claro que o controlo de tracção, é uma ilegalidade insignificante, porque só funciona à saída das curvas, que são só mais de uma dezena por volta, em muitas dezenas de voltas por GP, dos quais também só havia pouco mais de dezena e meia no campeonato. Se alguém se der ao trabalho de fazer a estatística (mais uma)de quantas curvas foram efectuadas na totalidade dos GP de 1984, chegamos a mais uma insignificância acerca da vantagem do Controlo de Tracção. Obviamente que também podemos esquecer o Launch Control que é insignificante na partida. E o “pobre” V8 COSWORTH (há que… Ler mais »

RedDevil
RedDevil
Reply to  ernie
7 anos atrás

Sim… a sequência é mais ou menos essa… e tudo começou por ter visto um super pec do ralie de Portugal em 84 (coisa rara na altura ser transmitida na tv) onde brilhou um tal de Marku Allen, a seguir ver um GP onde fui cair na simpatia pela McLaren (devido à semelhança do nome ?!?) e o Prost veio por encosto, depois ele mudou-se para a Ferrari (na altura detestava essa marca) e pronto… nunca mais mudei… Essa conversa de o Prost, o Schumacher e a Ferrari serem uns “bandidos” é uma conversa de “looser”… faz-me lembrar uma certa… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  RedDevil
7 anos atrás

Não me recordo de nenhuma Super PEC no Rally de Portugal 84 (mas há muita coisa de que já não me lembro), de qualquer maneira eu na altura via ralis mas não na tv, mas ouvia na Renascença quando saltava de PEC em PEC, porque eles davam as noticias da prova de hora a hora, e era assim que sabíamos os tempos e evolução na classificação, se não me engano era qualquer coisa assim: – Rally de Portugal é na Renascença com Luís Celínio, alô Luís! O Lúis Celínio também tinha um programa na Rádio Altitude da Guarda… 1984, foi… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  ernie
7 anos atrás

Concordo em parte. Creio que o Senna, Prost e outros grandes pilotos com o Ferrari de 2000 até 2004 eram campeões, a Ferrari nesse período deu uma “coça” em toda a gente, não havia nenhum carro que bate-se o pé ao Ferrari, excepto em 2003, quando um tal de Kimi Raikkonen, que estava na sua 2ª época na F1 e 1ª na McLaren quase ganhava o campeonato.
É como o Vettel, a estatística dele também se pode dizer que é em partes “falsa”, ganhou 4 títulos porque esteve na equipa certa na época certa, tal como o Schumacher.

ernie
ernie
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Apesar da Ferrari andar um bocado por baixo, a verdade é que Vettel tem mostrado pouca capacidade para fazer a diferença, e creio que Schumacher nesse aspecto seria superior. Hoje sou obrigado a concordar consigo, em relação a Vettel, que não tem dado conta de um Raikkonen já a ir para idoso, casado, com um filho, que já está distante do jovem “cometa” que conhecemos na Mclaren. Se formos a ver, Ricciardo deu-lhe uma coça, no último ano em que esteve na RB, o que também não abona em favor de Webber. Schumacher só me começou a irritar em 1994,… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Acho engraçado que algumas pessoas usam o argumento que “as estatísticas valem o que valem, não são assim tão importantes por isto e por aquilo e pelo outro e por este factor e etcs”.
Quando falam sobre o seu piloto favorito, então já é “as estatísiticas não mentem, era o melhor etc etc”…

Ok.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado