F1: Lando Norris prevê que a Red Bull continue na frente até 2026

Por a 1 Abril 2024 18:26

Lando Norris está convicto que o cenário atual da Fórmula 1 não sofrerá mudanças significativas até à introdução dos regulamentos de 2026, salientando que a Red Bull está preparada para manter a sua vantagem durante este período e que a McLaren precisa de mais tempo para continuar a sua trajetória ascendente na classificação. 

Indo ao encontro das palavras de Norris, o chefe de equipa da McLaren, Andrea Stella, fez eco de sentimentos semelhantes relativamente à trajetória de desenvolvimento da equipa. Stella prevê que a McLaren necessitará de mais 12 meses de desenvolvimento focados na resolução dos pontos fracos do seu monolugar. 

A McLaren foi a equipa que mais progrediu em 2023, até porque a base do monolugar da temporada passada era muito fraca. Impulsionados pelo agressivo pacote de desenvolvimento, melhores resultados começaram a aparecer e a McLaren alcançou o quarto lugar entre os construtores. Apesar do progresso da McLaren, no início da temporada de 2024, retomaram a sua batalha com a Mercedes pelo terceiro lugar. No entanto, os ganhos notáveis da Ferrari no ritmo de corrida representaram um desafio formidável, mantendo a Scuderia fora do alcance da McLaren.

“Penso que, para que as coisas mudem realmente, é preciso esperar até 2026″, disse Lando Norris. “Penso que isso poderá ser um grande abanão para todas as equipas, sendo as unidades motrizes provavelmente uma das maiores causas. Agora não há realmente nada entre as unidades das equipas, mas muito mais entre os carros. Espero que a Red Bull, sendo a equipa que é, tenha sempre uma vantagem porque está na frente”. 

Stella advertiu que para retificar totalmente as vulnerabilidades da McLaren, que incluem deficiências no desempenho em curvas longas e na utilização do DRS com impacto na velocidade máxima, será provavelmente necessário mais um ano de esforços de desenvolvimento dedicados. “Estamos extremamente satisfeitos com o ritmo de desenvolvimento dos últimos 12 meses, mas há, diria eu, mais 12 meses de desenvolvimento que precisamos de fazer para oferecer um carro que seja forte no DRS e nas curvas longas”, explicou o responsável da McLaren. “Por volta da sexta ou sétima corrida deveremos ter um pacote decente de atualizações, e esperamos que haja potencialmente, mais algumas ao longo da época. Será necessária toda a época para conseguirmos ter desempenho suficiente e dizer que já não vemos estas fraquezas porque estas áreas melhoraram”. 

Tanto Lando Norris como Andrea Stella estão satisfeitos com o trabalho realizado pela equipa nos últimos meses, esclarecendo o chefe de equipa que os pontos fracos que identificou, podem ser resolvidos com o desenvolvimento normal do monolugar, não existindo profundo que precise de ser abordado. “Isto é efetivamente uma consequência do desenvolvimento. Se me perguntarem como é que o carro se está a comportar, eu digo que está muito bem, que corre como esperado. Faz exatamente o que esperamos do túnel de vento”, disse Stella.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado