F1, Jan Monchaux sobre monolugar de 2022: “Acho que serão três segundos mais lentos”

Por a 23 Agosto 2021 10:45

O novo regulamento para o próximo ano vai originar uma das maiores mudanças na F1, mas é ao mesmo tempo um dos mais restritivos da história da competição, tentando manter sob controlo os custos associados ao desenvolvimento de um novo carro. 

O diretor técnico da Alfa Romeo, Jan Monchaux explicou à publicação alemã Auto Motor und Sport, como as equipas se adaptaram a uma nova realidade do regulamento para desenhar e construir o carro do próximo ano.

“Já não existe o começo clássico, com uma folha de papel em branco. Os novos regulamentos são extremamente restritivos, definidos com precisão e muito limitados em si mesmos. Depois, há regulamentações como testes de colisão, que são a base do chassis. Além disso, já temos as especificações da Ferrari no que diz respeito à unidade motriz e dos pneus novos, sobre os quais já temos informações suficientes. A F1 também desenvolveu um carro em paralelo, para verificar se seus objetivos, ou seja, facilitar a ultrapassagem, serão cumpridos. E isso é compartilhado com as equipas. Já existe uma estrutura básica claramente definida para um primeiro layout. Todos se baseiam nisso. A partir daí começa o jogo normal de otimização aerodinâmica. Os especialistas têm uma ideia específica depois de apenas algumas semanas, o que fará com que esses novos carros sejam diferentes. Um plano de desenvolvimento é então baseado nisso e as alterações aerodinâmicas começam.” 

Sobre a diferença entre os atuais carros e a próxima geração, Monchaux pensa que os monolugares de 2022 poderão ser 3 segundos mais lentos, do que agora.

“Com o primeiro layout, incluindo o peso adicional, (a diferença) foi de cinco a seis segundos mais lento. Há que compensar os 40 quilos primeiro. O novo combustível pode custar potência aos motores. Temos de esperar e ver o que os fabricantes de motores dizem acerca disso. É difícil estimar quanta diferença se pode recuperar com a aerodinâmica. Acho que serão três segundos mais lentos. Mas o campeão mundial, provavelmente, vai encurtar para um segundo e meio a dois. Essa é a minha avaliação. Limite orçamental ou não: as grandes equipas têm boas pessoas e métodos para atingir os seus objetivos mais rapidamente do que as pequenas.”

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Daniel Sousa
Daniel Sousa
2 anos atrás

Espero que não. Até dói ouvir estas notícias de que irá haver um tempo por volta tão mais baixo. Não gosto desta filosofia.

50F1
50F1
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

Caso não lembre, nas décadas anteriores também houve este movimento para baixar a velocidade e facilitar ultrapassagens. Mas sempre aparece uma equipe dominante e os tempos de volta, depois de algumas temporadas, passam a ser melhores que os anteriores. Uma coisa que duvido é que facilitarão as ultrapassagens. Quando baniram os carros asa a desculpa foi a de que eram rápidos demais e dificultavam as ultrapassagens, afora os problemas de segurança, pois dependendo da situação o carro podia decolar. Eu achava que eram os carros mais bonitos que surgiram na f1, limpos (sem penduricalhos aerodinâmicos), grudavam no chão e tinha… Ler mais »

joaolmoraisgmail-com
joaolmoraisgmail-com
Reply to  50F1
2 anos atrás

Concordo totalmente, mas faço aqui o meu voto de esperança, no que respeita às ultrapassagens, que realmente vão no bom caminho.

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