F1, James Key: “Daniel Ricciardo pode ajudar a McLaren a voltar a ser uma equipa de topo”

Por a 27 Janeiro 2021 08:55

O que vimos da McLaren em 2020 foi uma equipa que soube aproveitar todos os seus pontos fortes, especialmente a consistência, para alcançar o terceiro lugar entre os Construtores, aproveitando um ano mau da Ferrari, mas para 2021, com a chegada de Daniel Ricciardo, os homens de Woking preparam-se para dar mais um salto qualitativo – todos sabemos que Daniel Ricciardo é muito mais piloto que Carlos Sainz – e com isso aproximar-se ainda mais da frente. Tendo trabalhado com o australiano anteriormente na Toro Rosso, o atual Director Técnico da McLaren, James Key, é de opinião que Daniel Ricciardo pode ser capaz de ajudar a McLaren a realizar o seu sonho de voltar a ser uma equipa de topo.

A mudança de Daniel Ricciardo da Renault para a McLaren em 2021 foi desencadeada pela decisão de Carlos Sainz deixar a equipa para se juntar à Ferrari, ao lado de Charles Leclerc. Em declarações ao Podcast da F1, Key admite que a saída de Sainz cria um vácuo na McLaren, mas

que esse vácuo será muito bem preenchido: “Deixa uma lacuna. Mas a sua substituição irá preencher [a lacuna] muito bem. É ótimo ter o Dan (Ricciardo) a bordo, e tendo trabalhado com ele no passado, sei que ele trará novas e diferentes opiniões, e formas novas de trabalhar à equipa, o que será muito bem-vindo. Portanto, há uma lacuna a preencher, mas temos um ótimo tipo para a preencher” começou por dizer Key, que quando foi questionado sobre as qualidades em particular que Ricciardo trará à McLaren, Key destacou a mentalidade do australiano, que como se sabe já venceu sete Grandes Prémios, e especialmente a sua enorme determinação ao volante: “Ele vai trazer uma grande experiência. Trará também um toque mais leve, uma espécie de jovialidade, em alguns casos. Ele é um grande personagem tanto fora como dentro do carro, mas não tenho dúvidas que nos dará uma grande experiência e uma enorme dose de determinação. O que sempre me impressionou com o Daniel é esta enorme determinação que ele tem, particularmente quando está a pilotar; pode-se realmente sentir e ver isso. Ouvimos as suas mensagens de rádio quando ele está a guiar, e percebe-se que ele é um personagem muito diferente de quando está fora do carro e descontraído.

“Ele é incrivelmente determinado quando está a correr, e penso que, com a sua experiência e confiança, e o que pode fazer, agora que é um genuíno vencedor bem estabelecido de corridas – penso que tudo isso trará boa confiança à equipa, e um tipo de aspeto ligeiramente diferente de como vemos certas coisas com o carro também, em termos técnicos. Ele vai trazer-nos bons conhecimentos nesse particular”.

McLaren garantiu o terceiro lugar no campeonato de construtores de 2020, o seu melhor resultado desde o final desde 2012. E Key sente que um piloto de qualidade de Ricciardo juntar-se à equipa ajudará a McLaren a cimentar o seu lugar no escalão superior da Fórmula 1: “Gostaríamos obviamente de ser nós próprios uma equipa de topo, e penso que com a sua ajuda, podemos dar mais passos nessa direção. Penso que ele pode competir no topo, já o vimos fazê-lo nos últimos anos. Acho que ele é um daqueles pilotos que poderá entrar em qualquer uma das equipas de topo e sair-se bem… Eu diria mesmo extremamente bem”.

Para lá do alinhamento de pilotos da sua equipa, Key vai agora concentrar-se em aperfeiçoar o desafiante ano de 2021 da McLaren, com o MCL35M, antes dos testes de pré-época, com McLaren a única equipa da grelha que teve de mudar de unidade de potência para 2021, enquanto se preparam para regressar à propulsão da Mercedes pela primeira vez desde 2014. Trocar de motor Renault para Mercedes pode ser um desafio, mas também um enorme benefício…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
3 anos atrás

Todos os grandes do passado deram grandes trambulhões :a Williams por má gestão e escolhas erradas repetidamente, a Mclaren porque foi perseguida sem piedade no tempo do sr. Mosley na FIA e nem a toda poderosa Ferrari se safou agora, por “habilidades” a mais. A Williams tem tido grandes dificuldades em recuperar e mesmo com pilotos de talento como é o Russell e com o motor Mercedes atrás, o que é ainda mais grave. A Mclaren tem conseguido e vai -se aproximando do topo, já está perto. A Ferrari penso que irá recuperar rápido, mas ainda é uma incógnita, sendo… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  can-am
3 anos atrás

“Perseguida sem piedade ” ……. Por um triz que o seu piloto não ganhou o mundial de 2007 depois dos crimes que praticaram e de que foi feita prova; e ainda aconteceu a vergonha de terem permitido a McLadren alinhar no mundial do ano seguinte (com uma cópia da Ferrari)com a consequente vitória fraudulenta do seu piloto no mundial, chegando ainda ao cúmulo de não terem anulado o GP de Singapura como o impunha o princípio da decência (basta ver como ficou prejudicado o Massa)e a exemplo do que já sucedeu em tantas modalidades desportivas, o que teria por consequencia… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  garantia4
3 anos atrás

A Mclaren fez isso um ano, enquanto que a Mafiarrari (vês, também dá para fazer trocadilhos idiotas com o nome da Ferrari), fez isso anos a fio e ainda faz. lol

garantia4
garantia4
3 anos atrás

Piers Thynne, sabem quem é? Pois é o “director de produção” da McLadren e deu agora uma entrevista em que explica que o o novo MCL35 M será praticamente um carro novo, pelo menos a 60%.isto é talvez o exemplo mais gritante da vergonhosa regulamentação dos “tokens”, que faliu completamente e pode, é de facto usada arbitrariamente para favorecer uns em prejuízo de outros.
Ainda bem que desta vez o Binoito e o Elkann bateram com os punhos na mesa. Espera. Será mesmo que o fizeram?
Vergonha !

necax007
necax007
3 anos atrás

Opiniões são opiniões….. A minha é que o Ricciardo não é muito mais piloto que o Sainz. Aliás, nem sei se a McLaren sai beneficiada pela troca.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado