F1: James Allison acredita que Mercedes resolveu grande parte dos problemas do seu carro

Por a 21 Janeiro 2024 16:41

Antes da apresentação do W15, o monolugar da Mercedes para a próxima temporada, James Allison está confiante que a sua equipa conseguiu encontrar soluções para os problemas que atormentaram Lewis Hamilton e George Russell durante as últimas duas temporadas e que resultaram na falta de triunfos em corridas no ano passado.

Toto Wolff salientou que o próximo monolugar da Mercedes poderá ser 2.5s mais competitivo do que o W14 e para alcançar o objetivo, a equipa de Brackley mudou “o conceito e completamente a forma como definimos o chassis, a distribuição do peso, o fluxo de ar. Quase todos os componentes estão a ser alterados, porque só fazendo isso é que acho que temos uma hipótese”, explicou o mesmo responsável no início de dezembro. No entanto, os promissores sinais retirados dos testes em simulador só serão comprovados em pista, tanto nos dois dias de testes no Barém, como nas primeiras corridas da nova temporada. 

A instabilidade em travagem na traseira do W14, foi uma caraterística que se revelou difícil de gerir por Lewis Hamilton e George Russell, custando tempo por volta. O diretor técnico James Allison, que renovou recentemente contrato com a Mercedes, espera que esse problema tenha sido resolvido no W15. 

Apesar de considerar que “nesta altura do ano, é impossível não estar apreensivo, entusiasmado e assustado”, além de salientar que os técnicos da Red Bull não estão a descansar durante pausa de inverno, também trabalhando para que o seu carro seja ainda mais eficaz do que o anterior, Allison afirmou que a equipa tem “alguma esperança de que algumas das características mais irritantes da traseira do nosso carro sejam um pouco mais favoráveis para nós e que o comportamento do carro seja melhor”. Ainda que não passem de dados retirados do trabalho de simulação, o diretor técnico ressalvou que há motivos “para acreditar que ganhámos alguma coisa com isso”.

Além de enfrentarem os desafios que herdaram do W13 e W14, os técnicos da Mercedes ainda trabalharam em tornar o monolugar “mais leve, com mais carga aerodinâmica e, esperemos, conseguir um pouco de melhoria da unidade motriz com os ajustes ao nível da calibração que ainda são possíveis de fazer com as regras atuais”, indicou James Allison, acrescentando que “só o tempo dirá” se isso foi o suficiente. O responsável técnico considera que “ser interessante descobrir até que ponto o diagnóstico foi correto”.

O Mercedes W15 será apresentado a 14 de fevereiro, com o habitual ‘shakedown’ no traçado britânico de Silverstone logo depois e antes de ir para a pista pela primeira vez durante os testes de pré-época no Barém, entre os dias 21 a 23 de fevereiro.

Foto: Philippe NANCHINO/MPSA

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