F1, Jaime Alguersuari sobre Horner: “realmente não era amigável”

Por a 14 Junho 2021 12:09

Jaime Alguersuari deu uma entrevista aos italianos da  La Gazzetta dello Sport, onde deixou escapar que ainda se interroga do porquê de ter sido afastado do programa da Red Bull. Confidenciou ainda o que achava de Christian Horner e de Helmut Marko.

O piloto espanhol, agora com 31 anos, estreou-se na F1 no GP da Hungria de 2009, aos comandos do monolugar da Scuderia Toro Rosso. À custa de outro piloto do mesmo programa, Sebastien Bourdais que a meio da época foi retirado da equipa por Helmut Marko, Alguersuari apenas concluiu 3 das 8 corridas que cumpriu nesse ano. No entanto, nos 46 GP que competiu, marcou 31 pontos, tendo terminado em 7º nos GP’s da Coreia do Sul de 2011 e de Itália no mesmo ano, os seus melhores registos na F1.

“Ainda não compreendo como é que isso aconteceu. Terminei à frente do meu colega de equipa, e até tinha recusado um contrato da Lotus para ser colega de equipa do Kimi Raikkonen. Houve feedback positivo na Toro Rosso, mas depois de um evento em Madrid, fui chamado por Marko que me disse que não havia hipótese de ficar. Fiquei magoado pela forma como fui tratado”.

Questionado se Marko é uma pessoa dificil, o piloto diz que sim, mas que teve uma boa relação com o austríaco.

“Sim, mas quero dizer que tive uma boa relação com ele. Ser-lhe-ei sempre grato, também ao dono da Red Bull Dietrich Mateschitz. Deram-me a oportunidade na Fórmula 1, onde pude amadurecer como ser humano. Sinto-me privilegiado com essa oportunidade, mesmo que também já tenha sofrido o suficiente com ela.

Já sobre Christian Horner, as palavras são diferente.

“A ligação não existia, nem mesmo com Adrian Newey. Também não estava na pista. Christian realmente, não era amigável. Isso também porque desde 2010 estávamos a construir os nossos próprios carros em Faenza, onde eu também vivi. Tínhamos um chassis completamente fabricado em Itália. Só fomos a Milton Keynes para treinar no simulador’, concluiu Alguersuari.

O outrora piloto da Toro Rosso, teve uma carreira de DJ, depois de ter passado brevemente pela Fórmula E, mas devido à pandemia, voltou a competir no Karting.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

Mais uma “prova” que a “escola RedBull” não passa de um “coliseu romano” para onde se atiram jovens talentos e que são deixados à sua sorte… se conseguirem ganhar são “louvados”, e se não… são atirados ao lixo…
O topo da hierarquia da RB (Horner, Marko e Mateschitz) é composto por uma espécie de “assassinos profissionais” …
Quantos “cadáveres” é que a RB produz até aparecer uma “estrela” ?
É verdade que a equipa RB tem tido sucesso (algum) mas as práticas deixam grandes dúvidas sobre as qualidades humanas dos seus “xeriffs”…

Pity
Pity
2 anos atrás

Está visto que a minha memória já não é o que era. Tenho do Alguersuari a ideia de um piloto muito fraco, que competiu época e meia, sem resultados. Afinal fez duas épocas e meia e um punhado de pontos razoável, para a qualidade da equipa na época.
Quanto aos chefões, é a primeira vez que leio algo desfavorável ao Horner, enquanto ao Marko… desde matador a fritadeira ambulante, já ouvi de tudo…

831ABO
831ABO
2 anos atrás

DJ Squire, um piloto que gostava de ter conhecido pessoalmente só por causa dos seus sets. (Na altura ainda ia a discotecas e comprava discos de tech-house…) Foi o único piloto da F1 que, em Julho de 2009, se lembrou de homenagear o Henry Surtees, com uma inscrição no capacete onde se lia «Ciao Henry».
Realço a sua opinião sobre Helmut Marko, que deve ser confrontada com a dos comentaristas que nunca estiveram sequer perto do homem, mas opinam sobre ele como se tivessem feito a tropa juntos.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Com Horner entende-se, não estavam na mesma equipa, logo não iria haver algum tipo de relação “como deve ser”. Se ele não é amigável para quem não lhe interessa (pessoal fora da RB) está no seu direito.

Sobre Helmut Marko nada a dizer, apenas mais uma prova que é um asco de pessoa. Poderia ter ido para a Lotus, mas graças a má gestão (ou melhor, a gestão do “estou-me a marimbar para o teu futuro) acabou por ficar sem hipóteses de continuar na F1 pela decisão tardia da RB em dispensá-lo.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado