F1, Jackie Stewart: “Os pilotos tomam mais liberdades do que antigamente”

Por a 9 Maio 2020 16:01

O antigo piloto da Fórmula 1, Jackie Stewart, afirmou que os pilotos de hoje conseguem ser mais imprudentes do que se conseguia ser na época em que o escocês corria. Uma das grandes razões, segundo Stewart, é a evolução da segurança, da qual Stewart foi um grande impulsionador a partir dos anos 70.

Stewart esteve presente no podcast F1 Nation, afirmando que: “Agora existem mais acidentes nas primeiras curvas do que na minha altura. Os pilotos agora tomam mais liberdades do que antes. Os riscos que tomam também são baseados na segurança de hoje em dia. Antigamente não se via isso, mas também os carros eram mais frágeis e os cockpits eram menos robustos”.

Para Stewart, um exemplo disto foi o incidente no Grande Prémio de Espanha de 2016, entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, quando batalhavam pela liderança – VEJA AQUI.

“Acho que o pior exemplo é a batalha entre o Lewis e o Nico Rosberg em Espanha, quando colidem um com o outro, e parte desse acidente acontece na relva e eles ainda estão a tentar lutar. Essa liberdade não existia antigamente. Se alguém se ‘portasse mal’, a GPDA (Grand Prix Drivers Association) dava um reprimenda, na frente de todos, na corrida seguinte.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RedDevil
RedDevil
3 anos atrás

Não me lembro desse tempo… acho que só existe na cabeça do Stewart…
Até acho que é o oposto… ele já não se lembra dos socos e empurrões que havia nas boxes antigamente…

starfish1977
starfish1977
Reply to  RedDevil
3 anos atrás

Claro que não te lembras porque não devias ser nascido ou então estavas a ver o Vasco Granja hahaha

RedDevil
RedDevil
Reply to  starfish1977
3 anos atrás

lol… não tenho culpa da tua falta de memória…
Quantas cenas de pancadaria houve nas boxes nos anos 80?

No site DriveTribe existe um ranking dos “F1’s Top Seven Punch-ups”…
Eis a lista (pelos nomes vê-se a que era reporta):

7. Hunt vs marshal
6. Irvine vs Senna
5. Schumacher vs Coulthard
4. Mansell vs Senna
3. Hunt vs marshals and Depailler
2. Serra vs Boesel
1. Piquet vs Salazar

E agora? Já te lembras?

PS – aparentemente deves ser de 77… eu sou de 72… tu andavas de fraldas quando eu via o Granja…

4RcNg
4RcNg
3 anos atrás

Eata boca do mlSir Jackie não é só para os pilotos. É muito mais para os Team Principal, que deixam os fast boys de hoje fazer tudo o que lhes apetece no primeiro ‘metro de prova’ ou em outros momentos decisivos da corrida,arruinando estratégias e objectivos das equipas. Depois levam os rapazinhos para um gabinete conversam muito… e no G.P. seguinte, com sorte, repetem-se as burrices e liberdades. É só isso. O problema é que os Directores de Equipa hoje em dia são medianos ou ‘nabos’, sem força para controlar as prima donnas. Ao menos no tempo dele os ‘artistas’… Ler mais »

asfalto
asfalto
Reply to  4RcNg
3 anos atrás

Aparentemente não gostas de competição, mas de ver estratégias.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado