F1: E se a história se repetisse?

Por a 20 Fevereiro 2017 09:56

 

Há uma certa ironia no facto de que, com Ross Brawn no comando dos destinos da F1 no que ao desporto diz respeito, a disciplina máxima do automobilismo sofra a maior mudança técnica desde 2009.

Mas será que a F1 este ano pode proporcionar o mesmo tipo de surpresa este ano?

Há oito anos, por esta mesma altura, a Brawn GP não era mencionada como a grande favorita a vencer o campeonato, sobretudo porque a Honda lhe tinha retirado o apoio,

A marca japonesa decidira retirar-se inesperadamente da F1, desferindo um rude golpe nas expetativas da formação de Brackley e de também de um Jenson Button cheio de ambição.

Enquando Lewis Hamilton se sagrava campeão do mundo pela primeira vez Button e aquilo que sobrava da Honda pareciam deixados à mercê de um destino sombrio, mesmo depois de Ross Brawn comprar a equipa à última hora.

Os testes de pré-temporada decorriam e Ferrari e McLaren pareciam as grandes favoritas para ganhar o campeonato, com a BMW a espreitar servida por um talentoso Robert Kubica.

Parecia que, com sorte Brawn estaria no pelotão de trás juntamente com Toro Rosso e Force India.

Mas Ross não era do tipo de desistir e com a mudança de regulamentos para 2009 o ‘mago’ começou a explorar as ideias que Max Mosley – então presidente da FIA – fez vigorar na esperança de alguma inovação na F1. Brawn fez uma imaginativa interpretação das regras de uma forma que Mosley nunca sonhou.

A reputação de nunca desistir, vista quando o técnico britânico passou pela equipa Jaguar de Sport-protótipos, teve muito a ver com o que se seguiu, pois aproveitou alguma displicência dos grandes construtores, para quem os caminhos seguidos pareciam não ser os corretos.

Não deram importância à Brawn GP. Um grande erro, como depois se viu. Como se costuma dizer; o resto é história e Jenson Button e Rubens Barrichello provaram logo na Austrália que havia que contar com eles para vencer grandes prémios e ganhar o campeonato, como efetivamente veio a acontecer.

A diferença é que a repetir-se esta situação teria que ser com uma das pequenas equipas do pelotão, como a Force India, por exemplo.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
m42engine
m42engine
7 anos atrás

“Os testes de pré-temporada decorriam e Ferrari e McLaren pareciam as grandes favoritas para ganhar o campeonato, com a BMW a espreitar servida por um talentoso Robert Kubica.”???
Só para os mais distraídos mesmo! Logo nos testes de pré-temporada a Brawn mostrou que tinha um bom carro, e logo se percebeu porquê. A dúvida era se o que eles estavam a mostrar era assim tão bom, ou se o carro andava com pouco combustível…mas que todos perceberam que vinha dali perigo, ai isso perceberam…ao contrário do que diz o artigo!

kiotto9
kiotto9
Reply to  m42engine
7 anos atrás

Tens toda a razão, e mais, a McLaren e a Ferrari nesses treinos andaram às aranhas, como no ano de 2008 tiveram a lutar pelo campeonato até à ultima volta, focaram no carro de 2009 mais tarde e isso viu-se nos treinos.
Jornalismo no seu melhor

2fast4u
2fast4u
Reply to  kiotto9
7 anos atrás

Acrescento ainda que estas novas regras foram decididas e anunciadas antes de Brawn ter alguma influência. Não faz qualquer sentido a analogia. Enfim…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  2fast4u
7 anos atrás

A analogia é pelo facto de Brawn estar agora no comando da F1 quando esta sofre uma mudança de regras parecido ao que se viu em 2009. E este ter ganho o campeonato há 9 anos atrás, exactamente quando houve uma grande mudança de regras. Nada mais.

MVM
MVM
7 anos atrás

Tanto quanto me lembre, os testes de pré-temporada de 2009 foram dominados pelos Brawn e pelos Red Bull.

2fast4u
2fast4u
7 anos atrás

E porque é que teria de ser a Force India? Se a história se repetisse era o nono classificado no campeonato de construtores – Renault

noteam
noteam
7 anos atrás

A Brown foi altamente dominadora durante os testes, loge se percebeu que estavam claramente á frente de todos os outros, o que me parece e acho que essa é a ideia do artigo, é que a generalidade das pessoas achava que Mclaren e Ferrari 3 ou 4 corridas depois já estivesse em condições de lutar pelas vitórias, o que obviamente não aconteceu e foi de facto algo chocante. Não me parece que existam condições para que algo do género volte a acontecer, apesar de tudo as mudanças de hoje não são tão radicais como as de 2009, não acho que… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado